Quer dor de cabeça? Complete o nível do radiador do carro com água

A água do radiador do carro fica em um depósito transparente dentro do cofre do motor. E atenção: ela só deve ser completada em certos casos

Por Boris Feldman09/01/20 às 08h30

Você para no posto para abastecer e o frentista, todo solícito, se oferece para examinar o nível dos líquidos: de água, óleo e fluidos. Você concorda, destrava o capô e ele vai checando um por um, até que te chama para mostrar que o nível da água do radiador do carro, que fica num depósito transparente, está abaixo do mínimo.

E ele sugere, então, completá-lo com água e diz que tem uma puríssima, destilada, no posto. Mas você deve negar, pois o líquido de refrigeração não é mais só água.

É metade água, metade um aditivo chamado etilenoglicol, e já existe à venda os frascos com essa mistura pronta. E é com ele que se deve completar, porque se toda vez que parar no posto completar com água pura, não demora muito e a proporção do aditivo cai a zero.

aditivo radiador motor shutterstock 485422288 carro
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    CLAUDIVAN OLIVEIRA DE REZENDE 17 de março de 2020

    Isso é bom não tenho carro tenho moto mas sempre tive curiosidade

  • Avatar
    Danilo de Freitas Fernandes 14 de janeiro de 2020

    O grande problema nisso tudo, é que o Brasileiro não quer ler o manual do veículo. E isto é importantíssimo para o veículo e para um todo. Evitando panes desnecessárias.

  • Avatar
    Carlos Minkap 9 de janeiro de 2020

    Faltou citar os maleficios que esta pratica acarreta ao sistema de arrefecimento.

Avatar
Deixe um comentário