Recall no documento do veículo serve de alerta ao motorista

Há oito anos, o Denatran e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor exigiram que a falta do recall constasse no documento do veículo

Por Boris Feldman13/11/18 às 19h30

A comprovação da realização do recall no documento do veículo serve de alerta aos motoristas desligados com a segurança. Mas a implantação desse registro ainda passa por alguns empecilhos. Confira:

[TRANSCRIÇÃO]

O Denatran e DPDC – Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – exigiram em conjunto, há oito anos, para que se conste no documento de venda do automóvel que ele não foi submetido a um recall. Porque poucos brasileiros se preocupam em levar o carro para o reparo gratuito na concessionária. Isso, mesmo sabendo ser um defeito que coloque em risco a segurança de seus passageiros.

Então, o registro no documento pelo menos alerta o comprador do carro que ele pode estar levando uma bomba-relógio para a garagem. O Denatran, consultado pelo AutoPapo, disse que entraves burocráticos provocaram todo esse atraso, mas que medida será implantada no segundo semestre de 2019. É assim que o DPDC protege e defende o consumidor brasileiro?

Recall no documento do veículo
Arte André Almeida | AutoPapo
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • neto miranda 13 de novembro de 2018

    golpe bancobrasil banco brasil foi comprando carro 208 golpe banco brasil de arroio grander

  • jailson 22 de dezembro de 2018

    A gente sabe que tudo que é escrito no documento do carro é pago e não é barato, constar recall ou não no documento do veículo, vai correr por conta do proprietário ou da montadora? Acho que a segunda opção seria viável, já que se por algum motivo algo está errado no carro a culpa recai sobre a montadora não sobre o cliente que comprou o veículo. Pagamos todos os custos da burocracia, placa mercosul, cliente paga caríssima, chip na placa cliente paga caríssimo, trocar tarja paga, mudar de municipio paga, trocar de dono paga, aff!! Daqui pouco tempo vão exigir manutenção registrada no documento do veículo.

Deixe um comentário