A tecla de recirculação do ar-condicionado pode ser perigosa!

Acionar a recirculação do ar-condicionado em estradas de terra, por exemplo, é um alívio para os ocupantes do carro. Mas, o seu mau uso pode ser perigoso

Por BORIS FELDMAN30/06/18 às 07h30

Algumas funções do ar-condicionado, como a opção de recirculação, devem ser usadas da maneira correta para se aproveitar o conforto que ele trás.

[TRANSCRIÇÃO]

Tem muito motorista que não lê o manual do automóvel. Também pudera, tá virando um verdadeiro calhamaço. Mas além disso, muitos deles não sabem sequer a função de certas teclas de comando no painel. E, uma delas, que pode ser perigosa se acionada indevidamente, é a recirculação do ar-condicionado. Uma dessas teclas que regulam o sistema de ar, que tem uma setinha fazendo uma curva, cuja a finalidade é evitar a troca do ar de dentro do carro com ar do ambiente externo.

Ela pode ser utilizada, principalmente, em dois casos: primeiro o carro está muito quente, então com essa tecla se acelera a refrigeração. E, a outra possibilidade é: ao circular numa região com muita poeira, ou com o ar contaminado, evitar que ele venha para o interior do carro.

Mas, acionar essa tecla pode ser um perigo, pois ela não pode ficar acionada durante horas. Pois,quando se corta a troca de ar com o ambiente externo, os passageiros vão respirando oxigênio do interior do carro e expelindo gases nocivos ao organismo que, entre outros problemas de saúde, podem provocar fadiga ou sono. Muitos motoristas nem imaginam que já dormiram ao volante por esta tecla acionada durante horas.

recirculação

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário