Rodas de liga leve podem ser recuperadas ou reparadas?
Depende muito do tipo de problema que o componente enfrentou; se há amassados ou alguma parte empenada, é melhor substituir
Depende muito do tipo de problema que o componente enfrentou; se há amassados ou alguma parte empenada, é melhor substituir
As rodas de liga leve dão um charme a mais aos automóveis. Por isso elas fazem tanto sucesso. Só que o alto preço leva algumas pessoas a consertá-las quando elas sofrem algum impacto mais forte ou depois de a rasparem. É bom ficar atento a essa prática!
[TRANSCRIÇÃO]
É possível consertar as rodas de liga leve? Depende do tamanho do estrago. Se ela esbarrou ligeiramente no meio fio, na guia, numa pedra ou no concreto, e acabou arranhada, raspada e exige um reparo de pouca profundidade, uma lixada, uma pequena usinagem ou aplicação de apenas uma pequena camada de solda com finalidade puramente estética, sem problema.
Mas é uma decisão que depende muito do critério técnico dessa oficina de reparação.
Porque se o impacto de proporções amassou, ou empenou um pedaço da roda de liga leve ou se uma parte dela se quebrou, ou apareceu uma trinca, aí é impossível e não se recomenda em hipótese alguma o reparo. Pois, ele vai exigir uma reconstituição da peça que pode ficar perfeito a olho nu, com a aparência perfeita.
Porém, pode ter ficado uma porosidade, uma trinca interna que só se percebe utilizando aparelhos sofisticados e muito caros do tipo ultrassom, o que só existem nas fábricas de rodas e dificilmente em uma oficina de reparação.
E são exatamente essas porosidades ou trincas internas que podem não resistir quando submetidas a um esforço severo, provocando o rompimento das rodas de liga leve e consequências graves.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |