Pneu frisado? Em hipótese alguma, pois ele é perigoso!

Aprofundar os sulcos dos pneus coloca a vida dos ocupantes do veículo em risco, pois ele pode apresentar defeitos ocultos além de deixá-lo mais fraco

Por Boris Feldman06/05/18 às 08h32

Pneu frisado (também chamados de pneus riscados), vendidos por alguns borracheiros, costuma ser bem mais baratos do que pneus novos. Você desconfia, pede para dar uma olhada e os pneus aparentemente estão em bom estado, com os sulcos de boa profundidade na banda de rodagem. Mas não vale a pena comprar pneu frisado!

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Em princípio, não se compra pneus frisados ou usados, pois são vários os problemas “invisíveis” que podem aparecer a curto prazo.

Para começo de conversa, um acidente pode ter danificado a carcaça e o borracheiro o submeteu a um conserto pouco recomendável aplicando um “manchão” interno que não será facilmente percebido.

Pneu frisado é perigoso: saiba os motivos

Tão perigoso quanto este conserto é uma outra condenável operação que aprofunda os sulcos do pneu que já estava quase completamente “careca”. Para se conseguir uma sobrevida, o borracheiro entra em ação com um ferro especial aquecido e aprofunda os sulcos (risca o pneu) que já estavam quase sumindo.

Numa olhada rápida, não se percebe o malfeito e tem-se a impressão de que o pneu ainda rodaria mais alguns milhares de quilômetros. É o que se chama de frisagem (ou riscagem), um perigo que pode não durar mais que alguns quilômetros e colocar sua vida em risco.

Além disso, como parte da borracha é retirada do pneu frisado (ou pneu riscado), a estrutura dele fica exposta e, portanto, mais fraca. Assim, qualquer pequeno impacto – como pedra ou buraco – pode fazer o pneu riscado estourar provocando perda de controle do carro.

Outro perigo do pneu frisado é em piso molhado, já que os frisos feitos pelos borracheiros são irregulares e não escoam a água corretamente.

Ele é diferente de ressulcado

Borracheiro malandro costuma argumentar que o pneu frisado (ou pneu riscado) não é perigos, pois até existe oficialmente para pneus de muito maior responsabilidade, de veículos pesados. Qual o problema de se fazer o mesmo nos automóveis?

Aí é que está a malandragem: pneus para ônibus e caminhões são projetados e fabricados para serem refrisados. Tanto que vem gravado regroovable na banda lateral, que em inglês significa ressulcável. Entretanto, é uma operação que jamais deve ser feita em pneus para automóveis.

pneu frisado é perigoso
Pneu frisado | Reprodução
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
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    Roberto 7 de maio de 2018

    O texto traz 03 assuntos que são polêmicos:
    * Consertar pneu;
    * Frisar, ressulcar, riscar pneus de moto, automóveis;
    * Frisar, ressulcar, riscar pneus de caminhão e ônibus.
    A portaria 554 de 2015 do INMETRO permite o conserto de pneus de automóveis, caminhões e ônibus , nas empresas especializadas e que possuem o registro do INMETRO – na revista PNEWS tem a relação das empresas que tem o registro e no site do INMETRO também.
    A resolução do DENATRAN 558 de 1980 no artigo 4º, diz que os pneus tem que ter a marca do TWI (indicador mínimo de desgaste), como o ato de frisar, ressulcar e riscar é manual, não existe a possibilidade de refazer o TWI. Passível de multo e apreensão do veículo até a troca dos pneus, independente se for automóvel ou caminhão ou ônibus.
    O fato dos pneus de caminhão e ônibus serem fabricados para este ato, a resolução do DENATRAN 558/80 não permite.

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    Osmar Vonvossen 7 de maio de 2018

    Se o serviço for feito respeitando a integridade da carcaça não vai ter perigo algum…Mais tem certos profissionais que fazem a ressulcagem muito funda chegando até atingir a malha de aço…para que quem é leigo veja um pneu bonito…isso sim é picaretagem.

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