Start/Stop: seu uso contínuo pode danificar o motor de arranque?
O sistema Start/Stop é amado por alguns, mas deixa outros com dúvida sobre o seu funcionamento. Principalmente, sobre o esforço do motor de arranque
O sistema Start/Stop é amado por alguns, mas deixa outros com dúvida sobre o seu funcionamento. Principalmente, sobre o esforço do motor de arranque
Alguns leitores sempre questionam sobre o esforço que o sistema Start/Stop gera no motor de arranque. Mas, ele não foi projetado para isso?
[TRANSCRIÇÃO]
Várias inovações tecnológicas foram introduzidas nos automóveis mais modernos pela necessidade de redução de consumo e emissões. E uma delas é o sistema Start/Stop que desliga e liga automaticamente o motor quando o carro para por alguns segundos.
Daí uma dúvida de um leitor nosso que se preocupou em desligar esse sistema. Porque, para ele isso evitaria a redução na vida útil do motor de arranque que, evidentemente, é acionado numa frequência muito maior por esse sistema Start/Stop.
Porém, não há motivo para essa preocupação pois, quando a fábrica projeta o automóvel pra ter o sistema Start/Stop, ela reforça o alternador, a bateria e o motor de arranque. Pois, ela sabe que esses componentes serão super solicitados nesse liga e desliga provocado pelos quilométricos congestionamentos do trânsito urbano.
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Esqueceriam de falar sobre o motor, que é o mais caro de tudo, ao desligar o motor a lubrificação será cortada, imagine toda hora cortando a lubrificação e de repente dá partida e instantaneamente arranca com o carro sem o óleo ter circulado por completo, para economizar de 5 a 10% no consumo não vale a pena o risco, eu deixo desativado esse sistema permanentemente.
Explicação horrível. A fabrica pensou nisso, confia. explicou nada
Boa Noite,
tenho uma Hilux 2001 e resolvi instalar um botão start stop no Mercado livre , para me livrar do problema de desgaste mecânico do tambor das chaves de ignição. Mas depois de instalar percebi que havia ofuscamento através do LED azul do botão. Tentei buscar Normas para saber o nível de intensidade luminosa através de luximêtro. Afim de buscar a informação para uma solução ,pois sou Engenheiro. gostaria de saber com vocês especialistas no seguimento automotivo quais os valores máximos por Norma que uma luz de indicação no painel pode ter em Lumens. E se possível ocorra uma matéria para investigar os prejuízos na visão do motorista com uso destes dispositivos no painel.
Simples. Uma peça se desgasta por dois motivos: ou pela falta de uso ou pelo excesso. Aqui haverá excesso de partidas, portanto todos os componentes do sistema se desgastarão mais e mais rápido.
Simples. Uma peça se desgasta por dois motivos: ou pela falta de uso, ou pelo excesso. Aqui haverá excesso de partidas, portanto todos os componentes do sistema se desgastarão mais rápido.
Para regiões quentes como norte e nordeste do Brasil e mesmo sul e sudeste no verão, esse tal do start-stop e teto solar é a coisa mais inútil que eu já vi em um automóvel nos meus 70 anos de idade e 50 anos que possuo carro.
Não é só o desgaste da parte elétrica , o consumo irá aumentar , a temperatura irá subir imagino nos dias de hoje calor infernal e vc com esse tal de startstop ligando desligando o calor dentro do veículo será pior que uma sauna . Aí vc abre os vidros elétricos abre e fecha abre e fecha havendo desgaste do sobe e desce dos vidros elétricos . O cara que inventou essa caca informe aqui pra que serve essa porra de liga desliga . A liga o A C . Por favor ??
Vamos falar “”na lata ? Há sim, um desgaste excessivos desses componentes, devido a sobrecarga provocada pelo sistema “start/stop” e isso é elementar e inegável, por mais que esse conjunto tenha sido “bem projetado” e dimensionado para tal. E a durabilidade deles, uma vez desativado a função “start/stop”, em tese, terá sua vida útil potencialmente ampliada, sem dúvida. Eu mesmo mantenho esse sistema desativado.
Vocês falam como se o motor a ser dado partida fossem aquele motor pesado do Opala, Maverick, Santana quadrado (falo dos de 4 cilindros), hoje a tecnologia é outra, e totalmente eletrônica, não requer baterias de muito amperes e o motor estando já quente, não chega a nem dar a meia volta na cremalheira com o motor de arranque acionado, pois a central, sabe qual é o próximo pistão a comprimir e dar explosão, facilitando a partida…
Verdade, por conta do start stop minha Toro 2.4, com menos de um ano de uso e segundo a concessionária, foi o motor de arranque que deu problema e vai ser trocado. Perdi a confiança nesse sistema.
Pois bem, mas as partes envolvidas reforçadas , qdo. trocadas, tem um custo bem maior, certo??
Qto a durabilidade, mesmo reforçadas, chega ao mesmo tempo mais ou menos que as sem start-stop??