Sulco mínimo do pneu diverge do piso molhado para o seco?
Há uma velha discussão de que o sulco mínimo do pneu, marcado pelo TWI, varia do piso seco para o molhado. Será mesmo?
Há uma velha discussão de que o sulco mínimo do pneu, marcado pelo TWI, varia do piso seco para o molhado. Será mesmo?
O sulco mínimo do pneu, indicado pelo TWI, é um ótimo indicativo para que o motorista saiba a hora exata de trocá-lo.
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Tem aí uma discussão de qual seria o sulco mínimo de um pneu para que ele ainda ofereça condições de segurança ao automóvel. O que diz a legislação é que o pneu deve ter um sulco de no mínimo 1,6 milímetro. Esse mínimo é o que indica o TWI, o Tread Wear Indicator, um tijolinho de borracha que fica lá no fundo do sulco. Quando a banda de rodagem vai se desgastando e atinge aquele tijolinho, o TWI, é sinal de que o sulco do pneu chegou ao seu mínimo, 1,6 milímetro.
E qual é a discussão? Há quem diga que no piso molhado o sulco mínimo do pneu deveria ser de 3 milímetros. O mínimo de 1,6, definido por lei, vale apenas para o piso seco. Ora mas o seu automóvel não é igual ao de Fórmula 1 que se chove, para no boxe e troca o pneu. Então, por via das dúvidas, quem exige segurança troca o pneu quando ele atinge o sulco mínimo de três milímetros.
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