Posso confiar em pneu de supermercado?

Sim, mas algumas precauções devem ser tomadas, assim como ao comprar pneus mais largos

Por BORIS FELDMAN20/05/18 às 17h00

Chegou a hora de trocar os pneus do seu possante e você descobriu num supermercado, uma seção de acessórios, ferramentas e equipamentos para automóveis. Que tem inclusive um bom estoque de pneus. E vem a dúvida: algum problema em comprar pneu de supermercado e não de uma loja especializada?

prateleiras com pneus a venda comprar pneu de supermercado carro

Dá para comprar pneu de supermercado desde que se tome algumas precauções. A mais importante é descobrir no manual do proprietário (ou na banda lateral do pneu) todas as suas características. E levá-las anotadas para conferir com o pneu na prateleira do supermercado. Pois, às vezes, vem anotada ser um pneu para Fiat Palio, mas a medida pode não estar correta. Simplesmente porque existem alguns modelos de Fiat Palio e os pneus têm medidas diferentes. Outra coisa: o pneu pode estar um pouco mais barato que na loja, mas não se esqueça do custo de pagar alguém para desmontar os velhos e montar os novos. Faça as contas para ver se realmente vale a pena.

Outra dúvida em relação ao pneu é sobre a possibilidade de colocar pneus mais largos nas rodas, para que o carro fique mais bonito e estável. Substituir os pneus por outros mais largos é possível, mas um especialista no assunto tem que verificar se eles são compatíveis com as dimensões do carro: se não vão esbarrar, por exemplo, nos para-lamas e se as rodas originais comportam os pneus mais largos. Ou não teriam que ser também substituídas.

Além disso, vale a pena observar alguns problemas que os pneus mais largos podem provocar. O mais grave é que, quanto mais largo o pneu, maior a probabilidade de, ao passar por um trecho alagado, o carro sair esquiando, deslizando sobre a lâmina de água. É o famoso fenômeno da aquaplanagem, que vive provocando acidentes, por deixar o motorista sem nenhum controle sobre o carro, pois os pneus perdem o contato com o asfalto. Não adianta virar o volante, acelerar ou frear que nada acontece pela falta de atrito do carro com o piso.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

20 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Einar 25 de setembro de 2018

    O fenômeno aquaplanagem ocorre com todo tipo de Pneu, porém se você andar a 100km/h em uma pista com muita água o pneu mais largo vai aquaplanar antes que um pneu estreito, é claro que se pneu for careca é pior ainda.

  • ronaldo 21 de maio de 2018

    Quanta bobagem
    o cara escreve

  • Altamiro p. Munhoz 21 de maio de 2018

    Há algumas besteira nos comentários e julgo que só um técnico automotivo poderia dar uma ficha técnica adequada, mas no meu conhecimento e é só ler o manual do proprietário que você vai encontrar o que pode ou não, mas é óbvio que o problema está nos exagero, não condição técnica de você colocar num carro que tem original pneus 185/65/14 você por aro17e pneus 205/45 pois você pode ser multado e aumentar o consumo de combustível, . obrigado.,

  • Maickon Jean Steffen 21 de maio de 2018

    Posso confiar em pneu de supermercado?
    R: Desde que ele não esteja armado!!! Kkk

  • Rosemeire Fernandes 21 de maio de 2018

    Li os comentários e em nenhum momento foi falado que o Carrefour fábrica pneus, mas não é porque eu não fabrico algo, que não sou responsável pelo que vendo. Se quando meu carro perdeu o controle , tivesse acontecido um acidente grave, não estaríamos preocupados em quem fabricou os pneus .
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm

    É bom saber dos nossos direitos e deveres para não julgar os outros ou defender sem propriedade para isso.

  • Luciano Freire chaves 21 de maio de 2018

    É importante lembrar que o Carrefour não fabrica pneus,
    Eles só revendem.

  • Rosemeire Fernandes 21 de maio de 2018

    Comprei no Carrefour, foram montados em loja indicada ir eles, colocaram os pneus com defeito, não fui informada, meu carro perdi o controle do carro, pois tinham ondulações nos pneus dianteiros, constatado por um borracheiro,que me mostrou os defeitos, voltei ao Carrefour e disseram que não era com eles,tive que comprar outros pneus e fiquei no prejuízo,pois o carro já estava à venda.Nunca mais compro em supermercados

  • CAROLINE 21 de maio de 2018

    O autor deste artigo deveria estudar mais sobre o assunto , pois o fenômeno “aquaplanagem” não ocorre por causa de pneus mais largos ou mais estreitos !!
    Esse fenômeno geralmente acontece por falta de sulcos de expulsão de água , popularmente falando “pneus carecas”

    • Einar 25 de setembro de 2018

      O fenômeno aquaplanagem ocorre com todo tipo de Pneu, porém se você andar a 100km/h em uma pista com muita água o pneu mais largo vai aquaplanar antes que um pneu estreito, é claro que se pneu for careca é pior ainda.

  • ADEMARIO SILVA DE OLIVEIRA 21 de maio de 2018

    Comprei pneus no Carrefour 40 mil km ficou careca

  • Davi 21 de maio de 2018

    Que porcaria de matéria. Desde quando não se paga para montar os pneus em loja especializada? Nao é correto alterar as medidas originais do veículo, mas quem disse que pneu mais largo causa aquaplanagem só por ser mais largo? O jornalista poderia ter escrito à respeito da data de fabricação do pneu, já que é muito mais importante de se observar.

  • Anderson Castro 21 de maio de 2018

    Boas dicas. Muito bom o artigo. Mas faltou dizer pra ficar de olho na data de fabricação dos pneus, já que eles tem validade de cinco anos. Então quanto menos tempo de fabricado tiverem, melhor. Normalmente esse é um ponto negativo no supermercado, já que os estoques costumam ser mais antigos. O mesmo já não acontece nas lojas especializadas, que tem uma grande circulação no estoque. Pra verificar a fabricação do pneu é só procurar pela sigla DOT seguida por uma sequência de 12 letras e números que identificam marca e tamanho, os quatro últimos dígitos dizem respeito a data de fabricação que diz respeito a semana e ano, exemplo: 3417, o pneu foi feito na trigésima quarta semana de 2017.
    Abraços.

  • Alexandre Araújo 21 de maio de 2018

    O título da notícia não responde as perguntas mais comuns de quem desconfia dos pneus de supermercado. Trata-se de pneus de segunda linha? São pneus com defeitos? São velhos e foram ali para “desovar”?

  • Pedro Netto 21 de maio de 2018

    É só consultar o manual do carro e ver qual é o pneu adequado; se isso for feito, não há problema nenhum em comprar os pneus em Supermercado;eles não vendem mercadorias piratas.

  • Ricardo 21 de maio de 2018

    Materia tendenciosa sera que alguma autocenter ajudou com patrocínio ou quem fez a materia e leigo mesmo ?

  • ADRIANO NUNES DE MEDEIROS 21 de maio de 2018

    Bom dia boas dicas obrigado ,,,ese negócio de aquaplanagem é real tive isso com meu Agile LTZ qualquer aguinha ele patinava legal isso pq estava com 195/60 agora estou com medidas original que é 185/60 o carro agora é outro que diferença enorme muit mais seguro embora na estética é feiinho

  • Felipe 21 de maio de 2018

    Que matéria de quinta categoria! Começa falando de pneu de supermercado e termina vendo se vale a pena botar pneu mais largo e raspar no paralama. Já que a matéria não menciona, vale aos incautos o cuidado de verificar o ano de fabricação e a validade do pneu. Sim, pneu vence, justamente pois a borracha perde suas propriedades após alguns anos. Esse seria o maior risco, comprar pneu de um estoque já bastante defasado. Tirando isso, confira sempre as medidas e procure manter a medida original, muita gente estudou e projetou o carro pra depois a gente tentar encaixar pneus que não são próprios pra ele só “pra ficar bonito” e ver “se não raspa no paralama”.

  • Edson 21 de maio de 2018

    Pneus de supermercado e um bom pneus até porque várias marcas de pneus nacional revende segunda linha

  • Alex França Santos 21 de maio de 2018

    Gostei das dicas sobre comprar pneus em supermercados

  • Marcos 21 de maio de 2018

    Nada disso . o pneu de mercado tem durabilidade de 20.000 km. E sua carcaça e de 2 linha por isso e mais barato.

Deixe um comentário