Pneu de supermercado é confiável? Confira dicas para compra

Sim, mas algumas precauções devem ser tomadas, assim como ao comprar pneus mais largos ou em lojas especializadas

iStock 60267058 LARGE
Por Boris Feldman
Publicado em 20/05/2018 às 17h00
Atualizado em 11/02/2020 às 16h39

Chegou a hora de trocar os pneus do seu possante e você descobriu, num supermercado, uma seção de acessórios, ferramentas e equipamentos para automóveis. E vem a dúvida: há algum problema em comprar pneu de supermercado ao invés de fazê-lo em uma loja especializada?

Dá para comprar pneu de supermercado desde que se tome algumas precauções. A mais importante é descobrir, no manual do proprietário (ou na banda lateral do pneu), todas as características do componente do seu carro – e levá-las anotadas para conferir com o pneu na prateleira do supermercado.

Isso porque, às vezes, vem anotado ser um pneu para Fiat Palio, mas a medida não está correta. Simplesmente porque existem alguns modelos de Palio com pneus com medidas diferentes.

Outra coisa: o pneu pode estar um pouco mais barato que na loja, mas não se esqueça do custo de pagar alguém para desmontar os velhos e montar os novos. Faça as contas para ver se realmente vale a pena.

prateleiras com pneus a venda comprar pneu de supermercado carro

Outra dúvida em relação ao pneu é sobre a possibilidade de colocar pneus mais largos nas rodas, para que o carro fique mais bonito e estável. Substituir os pneus por outros mais largos é possível, mas um especialista no assunto tem que verificar se eles são compatíveis com as dimensões do carro: se não vão esbarrar, por exemplo, nos para-lamas e se as rodas originais comportam os pneus mais largos. Ou não teriam que ser também substituídas.

Além disso, vale a pena observar alguns problemas que os pneus mais largos podem provocar. O mais grave é que, quanto mais largo o pneu de supermercado ou de loja especializada, maior a probabilidade de, ao passar por um trecho alagado, o carro sair esquiando, deslizando sobre a lâmina de água.

É o famoso fenômeno da aquaplanagem, que vive provocando acidentes, por deixar o motorista sem nenhum controle sobre o carro, pois os pneus perdem o contato com o asfalto. Não adianta virar o volante, acelerar ou frear que nada acontece pela falta de atrito do carro com o piso.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
20 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Einar 25 de setembro de 2018

O fenômeno aquaplanagem ocorre com todo tipo de Pneu, porém se você andar a 100km/h em uma pista com muita água o pneu mais largo vai aquaplanar antes que um pneu estreito, é claro que se pneu for careca é pior ainda.

Avatar
ronaldo 21 de maio de 2018

Quanta bobagem
o cara escreve

Avatar
Altamiro p. Munhoz 21 de maio de 2018

Há algumas besteira nos comentários e julgo que só um técnico automotivo poderia dar uma ficha técnica adequada, mas no meu conhecimento e é só ler o manual do proprietário que você vai encontrar o que pode ou não, mas é óbvio que o problema está nos exagero, não condição técnica de você colocar num carro que tem original pneus 185/65/14 você por aro17e pneus 205/45 pois você pode ser multado e aumentar o consumo de combustível, . obrigado.,

Avatar
Maickon Jean Steffen 21 de maio de 2018

Posso confiar em pneu de supermercado?
R: Desde que ele não esteja armado!!! Kkk

Avatar
Rosemeire Fernandes 21 de maio de 2018

Li os comentários e em nenhum momento foi falado que o Carrefour fábrica pneus, mas não é porque eu não fabrico algo, que não sou responsável pelo que vendo. Se quando meu carro perdeu o controle , tivesse acontecido um acidente grave, não estaríamos preocupados em quem fabricou os pneus .
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm

É bom saber dos nossos direitos e deveres para não julgar os outros ou defender sem propriedade para isso.

Avatar
Luciano Freire chaves 21 de maio de 2018

É importante lembrar que o Carrefour não fabrica pneus,
Eles só revendem.

Avatar
Rosemeire Fernandes 21 de maio de 2018

Comprei no Carrefour, foram montados em loja indicada ir eles, colocaram os pneus com defeito, não fui informada, meu carro perdi o controle do carro, pois tinham ondulações nos pneus dianteiros, constatado por um borracheiro,que me mostrou os defeitos, voltei ao Carrefour e disseram que não era com eles,tive que comprar outros pneus e fiquei no prejuízo,pois o carro já estava à venda.Nunca mais compro em supermercados

Avatar
CAROLINE 21 de maio de 2018

O autor deste artigo deveria estudar mais sobre o assunto , pois o fenômeno “aquaplanagem” não ocorre por causa de pneus mais largos ou mais estreitos !!
Esse fenômeno geralmente acontece por falta de sulcos de expulsão de água , popularmente falando “pneus carecas”

Avatar
Einar 25 de setembro de 2018

O fenômeno aquaplanagem ocorre com todo tipo de Pneu, porém se você andar a 100km/h em uma pista com muita água o pneu mais largo vai aquaplanar antes que um pneu estreito, é claro que se pneu for careca é pior ainda.

Avatar
ADEMARIO SILVA DE OLIVEIRA 21 de maio de 2018

Comprei pneus no Carrefour 40 mil km ficou careca

Avatar
Davi 21 de maio de 2018

Que porcaria de matéria. Desde quando não se paga para montar os pneus em loja especializada? Nao é correto alterar as medidas originais do veículo, mas quem disse que pneu mais largo causa aquaplanagem só por ser mais largo? O jornalista poderia ter escrito à respeito da data de fabricação do pneu, já que é muito mais importante de se observar.

Avatar
Anderson Castro 21 de maio de 2018

Boas dicas. Muito bom o artigo. Mas faltou dizer pra ficar de olho na data de fabricação dos pneus, já que eles tem validade de cinco anos. Então quanto menos tempo de fabricado tiverem, melhor. Normalmente esse é um ponto negativo no supermercado, já que os estoques costumam ser mais antigos. O mesmo já não acontece nas lojas especializadas, que tem uma grande circulação no estoque. Pra verificar a fabricação do pneu é só procurar pela sigla DOT seguida por uma sequência de 12 letras e números que identificam marca e tamanho, os quatro últimos dígitos dizem respeito a data de fabricação que diz respeito a semana e ano, exemplo: 3417, o pneu foi feito na trigésima quarta semana de 2017.
Abraços.

Avatar
Alexandre Araújo 21 de maio de 2018

O título da notícia não responde as perguntas mais comuns de quem desconfia dos pneus de supermercado. Trata-se de pneus de segunda linha? São pneus com defeitos? São velhos e foram ali para “desovar”?

Avatar
Pedro Netto 21 de maio de 2018

É só consultar o manual do carro e ver qual é o pneu adequado; se isso for feito, não há problema nenhum em comprar os pneus em Supermercado;eles não vendem mercadorias piratas.

Avatar
Ricardo 21 de maio de 2018

Materia tendenciosa sera que alguma autocenter ajudou com patrocínio ou quem fez a materia e leigo mesmo ?

Avatar
ADRIANO NUNES DE MEDEIROS 21 de maio de 2018

Bom dia boas dicas obrigado ,,,ese negócio de aquaplanagem é real tive isso com meu Agile LTZ qualquer aguinha ele patinava legal isso pq estava com 195/60 agora estou com medidas original que é 185/60 o carro agora é outro que diferença enorme muit mais seguro embora na estética é feiinho

Avatar
Felipe 21 de maio de 2018

Que matéria de quinta categoria! Começa falando de pneu de supermercado e termina vendo se vale a pena botar pneu mais largo e raspar no paralama. Já que a matéria não menciona, vale aos incautos o cuidado de verificar o ano de fabricação e a validade do pneu. Sim, pneu vence, justamente pois a borracha perde suas propriedades após alguns anos. Esse seria o maior risco, comprar pneu de um estoque já bastante defasado. Tirando isso, confira sempre as medidas e procure manter a medida original, muita gente estudou e projetou o carro pra depois a gente tentar encaixar pneus que não são próprios pra ele só “pra ficar bonito” e ver “se não raspa no paralama”.

Avatar
Edson 21 de maio de 2018

Pneus de supermercado e um bom pneus até porque várias marcas de pneus nacional revende segunda linha

Avatar
Alex França Santos 21 de maio de 2018

Gostei das dicas sobre comprar pneus em supermercados

Avatar
Marcos 21 de maio de 2018

Nada disso . o pneu de mercado tem durabilidade de 20.000 km. E sua carcaça e de 2 linha por isso e mais barato.

Avatar
Deixe um comentário