Troca do óleo do câmbio automático: uso normal e uso severo
Para os carros que o manual indica a troca do óleo do câmbio, é preciso saber quando o uso do carro é em condições normais ou severas
Para os carros que o manual indica a troca do óleo do câmbio, é preciso saber quando o uso do carro é em condições normais ou severas
Você está preocupado com a troca do óleo do câmbio automático e, ao ler o manual, vê as indicações de uso normal e severo. O que vem a ser isso?
[TRANSCRIÇÃO]
A troca do óleo do câmbio, no caso do manual, o óleo dura a vida inteira. Então, só se deve verificar o nível, porque pode estar havendo algum vazamento e a caixa fica sem óleo. No caso do câmbio automático, algumas fábricas já não recomendam a troca, assim como no câmbio manual, apenas verificar o nível periodicamente. Outras indicam a sua troca em elevadas quilometragens, 80 mil, 100 mil km. Mais algumas fazem duas indicações de quilometragem: para uso severo e para uso normal, por exemplo, 80 mil quilômetros ou 160 mil quilômetros. Mas qual é a diferença?
Uso severo é aquele que o carro anda muito no trânsito urbano e passa marcha toda hora: primeira, segunda, terceira, vai para a quarta, volta para a terceira, segunda. Já o uso normal não exige tanto da caixa. Por exemplo, na estrada o carro roda longos períodos sem cambiar, mantendo quase sempre a mesma marcha.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Olá, recentemente realizei a revisão de dois anos em meu carro, Civic EXL G10, com 12.500km e para minha surpresa e obrigatório trocar o óleo de câmbio. Pergunto não é um exagero total?
Abraço