Troca do óleo do câmbio automático: uso normal e uso severo

Para os carros que o manual indica a troca do óleo do câmbio, é preciso saber quando o uso do carro é em condições normais ou severas

Por BORIS FELDMAN04/07/18 às 06h30

Você está preocupado com a troca do óleo do câmbio automático e, ao ler o manual, vê as indicações de uso normal e severo. O que vem a ser isso?

[TRANSCRIÇÃO]

A troca do óleo do câmbio, no caso do manual, o óleo dura a vida inteira. Então, só se deve verificar o nível, porque pode estar havendo algum vazamento e a caixa fica sem óleo. No caso do câmbio automático, algumas fábricas já não recomendam a troca, assim como no câmbio manual, apenas verificar o nível periodicamente. Outras indicam a sua troca em elevadas quilometragens, 80 mil, 100 mil km. Mais algumas fazem duas indicações de quilometragem: para uso severo e para uso normal, por exemplo, 80 mil quilômetros ou 160 mil quilômetros. Mas qual é a diferença?

Uso severo é aquele que o carro anda muito no trânsito urbano e passa marcha toda hora: primeira, segunda, terceira, vai para a quarta, volta para a terceira, segunda. Já o uso normal não exige tanto da caixa. Por exemplo, na estrada o carro roda longos períodos sem cambiar, mantendo quase sempre a mesma marcha.

troca do óleo do câmbio automático

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário