Motor turbo de fábrica consome mais combustível?

Motores que já vem turbinados de fábrica chegaram com a proposta de serem econômicos. Mas, se ele irá gastar mais ou menos combustível depende do motorista

Por Boris Feldman30/09/18 às 07h30

O motor turbo nos carros mais modernos já vem sendo adotado por algumas fábricas há algum tempo. Agora se essa turbinada irá influenciar o consumo do automóvel, vai depender do pé do motorista.

[TRANSCRIÇÃO]

As fábricas estão cada vez mais lançando automóveis com motor turbinado. O que deixa o motorista em dúvida: a turbina não é para aumentar o desempenho e também o consumo do motor? Sim e não. Com esse fenômeno do downsizing, a redução da cilindrada dos motores, a turbina é colocada pra aumentar a eficiência do motor. Isso a partir de uma energia que era desperdiçada no escapamento do carro.

Então, os motores 1 litro, que chegavam até cerca de 100 cavalos, já chegam hoje ao 130 cavalos ou mais, e com redução de consumo e emissões. Mas pode-se também instalar uma turbina no motor com a exclusiva finalidade de se ganhar desempenho. Mas, aí é para o motorista, ou melhor o piloto, pisar fundo o tempo todo com uma performance muito superior a do motor aspirado. Entretanto, neste caso, adeus redução de consumo.

motor turbo
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Cláudio Ribeiro 18 de junho de 2019

    Meu nome é Claudio Ribeiro e estou adquirindo uma
    BMW X1 SRIVE 18i motor 2.0.
    Ano e modelo 13/14.
    Minha pergunta é:
    Estou comprando um bom carro?
    Esse carro é turbinado?
    Se não é turbinado ele consome mais?
    O que me chamou a atenção na compra é que
    o carro está apenas com 30000 rodado.

Avatar
Deixe um comentário