Velas de ignição também servem para descobrir problemas no motor

As velas de ignição do carro podem te mostrar problemas futuros. Saiba quais são os sinais de alerta que elas mostram

Por Boris Feldman19/03/20 às 17h00

As velas de ignição do carro têm que ser verificadas periodicamente, de acordo com o manual, para verificar se elas ainda estão em boas condições de funcionamento. Além disso, a vela é um excelente termômetro que pode indicar eventuais problemas do motor.

Por exemplo, se ele estiver queimando óleo: a vela vai acusar direitinho nos eletrodos a presença de óleo. E ela vai indicar também se está entrando água no motor por uma trinca ou por uma junta de cabeçote queimada. E até o combustível adulterado pode eventualmente ser flagrado pelo estado da vela.

E outra, alguns aditivos de gasolina que andam empurrando por aí para melhorar a performance e para dar mais eficiência do motor, não só não funcionam como podem provocar problemas. Inclusive na vela, que acaba adquirindo uma estranha coloração meio esverdeada.

As velas do carro são um ótimo meio de descobrir possíveis problemas no motor do automóvel
Velas de ignição do motor do carro (foto: André Almeida | AutoPapo)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário