Volante com airbag: posição errada do motorista agrava o acidente

Qual é a posição correta das mãos no volante? Durante muito tempo a dica era uma. Agora, já é um pouco diferente

Por Boris Feldman20/09/19 às 17h00

Qual é a posição correta das mãos no volante? Durante muito tempo a dica era colocar as mãos na posição 01:50, um pouco acima da horizontal, que passa no centro do volante. Entretanto, mais recentemente a posição correta mudou de horário, em vez de 01:50, passou para 02:45. Ou seja, as mãos diametralmente opostas no volante.

E por que essa mudança? Em função do airbag, as bolsas infláveis que protegem o motorista no momento de um impacto frontal. Porque se as mãos estiverem um pouco pra cima no volante, no momento em que a bolsa se infla ela o faz com uma força violenta, e muito rapidamente, e pode ferir os braços do motorista. Então, quanto mais distantes um do outro e do roteiro do airbag, da bolsa inflável, tanto melhor.

Outra recomendação para o automóvel que tem airbag no volante é o motorista se manter a, pelo menos, 25 centímetros de distância. E outra observação, nada de carregar canetas ou outros objetos metálicos na camisa, para evitar de ferir o motorista quando a bolsa se infla.

volante
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (8 votos, média: 4,25 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário