Volkswagen up! não terá mais o câmbio automatizado i-Motion

Na linha Fiat, três modelos da marca ainda são equipados com o câmbio automatizado GSR, mas em breve vão contar com o automático convencional

VW up! 2020
Por Boris Feldman
Publicado em 17/05/2019 às 19h30

Na história do automóvel, tem algumas novidades que vieram para ficar, e outras, que viram um estranho no ninho. O estepe dependurado na tampa traseira dos utilitários esportivos teve vida curta; também pudera, atrapalhava em tudo!

Outra é o câmbio automatizado, que várias fábricas adotaram no Brasil. A GM, a Renault e a Fiat, a Volkswagen e deram com os burros n’água. Pois ele não tem pedal de embreagem nem alavanca de câmbio, mas não parava de soluçar ao passar as marchas. Ele está sumindo do mapa e sendo substituído pelo automático convencional.

A Volkswagen acaba de eliminá-lo do up!, o último modelo a ter o tal i-Motion. E na linha Fiat, onde ele era chamado de Dualogic e, agora, de GSR, Argo e Cronos serão os próximos a abandoná-lo. E o último dos moicanos será o Fiat Mobi.

Volkswagen up!
Câmbio GSR do Fiat Cronos (Foto | Fiat)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gilvandro Costa 10 de novembro de 2023

O meu Up da com dificuldades de passar da primeira para segunda marca… o que devo fazer comprei a trez dias

Avatar
Tantan 19 de junho de 2019

Tenho um VW Up automaizado, e ele atende muito bem a proposta de baixa manutencao, robustez. O soluço , trancos é maior qdo alimentado com alcool, na gasolina é bem suave. Um descontentamento é a saida em rampa, minha mulher odeia, mas eu aceito bem pois diriji muita kombi e fusca.

Avatar
Jose 18 de maio de 2019

Poderia reeditar a postagem explicando os cambios. Ate hj nao entendo nada. So see dirigi Uma Mercedes c180 e see pudesse nao teria outta vida. Qual o yipo de cambio Dela???

Avatar
Carlos Cantidio 18 de maio de 2019

Boris, eu acho que o câmbio automatizado cumpriu seu papel em popularizar os carros sem o pela da embreagem numa época (final dos anos 2000) em que para se ter esse conforto era necessário optar, no mínimo, ou entre os beberrões sedans ou hatches médios ou os franceses da PSA com baixa confiabilidade. Eu mesmo tenho um I-motion da VW já há 3 anos e estou muito contente. Apesar de sim, ele soluçar um pouco, compensa no conforto de não precisar trocar as marchas e pela economia – sabedo pisar ele e tão econômico quanto sua versão manual. Reconheço que seria questão de tempo até os automáticos “puros” se popularizarem e os substituírem mas isso se deve, em alguma parte, aos soluços dos automatizados – para o bem e para o mal…

Avatar
Deixe um comentário