Volta do extintor nos carros: a quem interessa?

Foi aprovada em comissão no Senado a possibilidade do retorno desse equipamento que já teve seu uso dispensado em 2015

Mão de homem branco segura extintor de incêndio veicular vermelho ao fundo um carro branco com a porta do motorista aberta
Anfavea e AEA se posicionaram contra a proposta (Foto: ShutterStock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 10/12/2024 às 07h00

Pode parecer inacreditável, mas o senador Eduardo Braga do Amazonas aprovou como relator de uma comissão do Senado a volta do extintor de incêndio veicular obrigatório nos automóveis. Essa exigência era prevista por uma lei que foi eliminada em 2015, pois os carros modernos já mandaram para o “Museu Carburador e Distribuidor” as principais fontes de incêndio nos carros.

VEJA TAMBÉM:

Essa obrigatoriedade só permaneceu para veículos pesados e ônibus, sendo eliminada em todos os países do primeiro mundo. Aqui no Brasil, as principais entidades do setor são também contra a volta do extintor, como a Anfavea das montadoras ou a AEA dos engenheiros automotivos.

E quem defende essa proposta? Apenas a comissão do Senado, que aprovou o projeto. Agora, ele será levado a plenário e, naturalmente, as fábricas de extintores de incêndio veicular estão de olho nos bilhões que vão faturar.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Doni 11 de dezembro de 2024

E bom o estintor voltar,pois e a única arma que motorista tem para porrifar a cara dos outros ou meter na cabeça de provocar a gente ne

Avatar
Ronaldo pereira dos Santos 11 de dezembro de 2024

Palhaçada, alguém tem brecar esse insano, com certeza ele esse senador vai ganhar o dele, máfia dos inferno.

Avatar
Renilton Moura 11 de dezembro de 2024

Essa Câmara e Senado é formado por facções, Ex: facção da bala, facção do Agro, facção dos Transportes, facção do comércio, facção da saúde e etc, NENHUM, REPITO, NENHUM Projeto para HUMANIZAR O TRABALHADOR, MUITO PELO CONTRÁRIO, TODAS ESSAS FACÇÕES METENDO A MÃO NO BOLSO DO TRABALHADOR.

Avatar
Joao carvalho 11 de dezembro de 2024

Palhaçada acham p da apoucocham pouco as despesas dos po brasileiros agora querem encher os bolsos dos empresarios falta o que fazer ora bolas. Obg

Avatar
Costa 10 de dezembro de 2024

Extintor kkkkkk. Pior que primeiros socorros?kkkkkk, SP Senado Piada./..isso inclui carros elétricos? Porque nem vai adiantar, quando pega fogo arregaça com tudo em volta rsrsrskkkkk

Avatar
Luis Carlos 10 de dezembro de 2024

Pais do retrocesso.

Avatar
Ricardo Antônio Pastori 10 de dezembro de 2024

Esse senador de e ter ligação com os fabricantes de extintores e vai ganhar uma bolada se for aprovado. Brasil regredindo cada vez mais. Na verdade esse senador com essa proposta absurda deveria pegar e testar num carro em chamas qual a relevância do extintor?

Avatar
Waslon 10 de dezembro de 2024

Este mesmo cidadão está querendo aumentar impostos em outra relatoria.

Avatar
Agnaldo 10 de dezembro de 2024

Será quem e dono ou sócio da fábrica de extintores sou a favor se governo e governadores e prefeitos extiguise toda cadeia de impostos de tal iten considerando de alta segurança social para que seja baratissimo a arrochado motorista com IPVA exorbitante segurança e seus itens eu sempre eu carrego no meu carro

Avatar
Marcilon Santos Seabra 10 de dezembro de 2024

Este rapaz cara de pau vai pagar as despesas? Aí tem coisa atrás disto, ,querem favorecer algum empresário do ramo, patifaria a vista.

Avatar
Antonio Pereira 10 de dezembro de 2024

Quer saber a verdadeiro motivo de qualquer coisa? Siga o dinheiro, presumo que até as pedras entenderam.

Avatar
Deixe um comentário