Volta do extintor nos carros: a quem interessa?

Foi aprovada em comissão no Senado a possibilidade do retorno desse equipamento que já teve seu uso dispensado em 2015

Mão de homem branco segura extintor de incêndio veicular vermelho ao fundo um carro branco com a porta do motorista aberta
Anfavea e AEA se posicionaram contra a proposta (Foto: ShutterStock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 10/12/2024 às 07h00

Pode parecer inacreditável, mas o senador Eduardo Braga do Amazonas aprovou como relator de uma comissão do Senado a volta do extintor de incêndio veicular obrigatório nos automóveis. Essa exigência era prevista por uma lei que foi eliminada em 2015, pois os carros modernos já mandaram para o “Museu Carburador e Distribuidor” as principais fontes de incêndio nos carros.

VEJA TAMBÉM:

Essa obrigatoriedade só permaneceu para veículos pesados e ônibus, sendo eliminada em todos os países do primeiro mundo. Aqui no Brasil, as principais entidades do setor são também contra a volta do extintor, como a Anfavea das montadoras ou a AEA dos engenheiros automotivos.

E quem defende essa proposta? Apenas a comissão do Senado, que aprovou o projeto. Agora, ele será levado a plenário e, naturalmente, as fábricas de extintores de incêndio veicular estão de olho nos bilhões que vão faturar.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
22 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andre 19 de janeiro de 2025

Afinal estão ou não preocupados com o a nossa segurança? Eu acho que não por que primeiro dizem que o extintor é item de segurança e que funciona depois vem um e suspende o uso por que diz que não funciona decidem aí funciona ou não!!!!!

Avatar
jackson cabral rios 18 de janeiro de 2025

Ao deparar com um auto incendiando-se, cheio de “panca” peguei o extintor do meu carro recém carregado e partir para a “BRIGA”. Apertei o gatilho e: blu, blu, blu; parecia cachorro marcando território, mijando aos poucos…kkkk VERGONHA DO C….LHO!

Avatar
ANSELMO CORDEIRO 17 de dezembro de 2024

Todos comentam, mas ninguém divulga o nome do relator que aprovou essa indecência. Grave o nome: senador Eduardo Braga do Amazonas.

Avatar
Reinaldo 12 de dezembro de 2024

O extintor de incêndio no automóvel não adianta nada, sou testemunha disso. Há alguns anos meu carro, parado num semáforo, começou a pegar fogo. Nem o meu extintor e nem os de vários carros que pararam para ajudar deram conta. O fogo só acabou com a chegada do Corpo de Bombeiros. Ilusão pensar que aquela bisnaguinha vermelha debaixo do banco vai extinguir incêndio. Só o Seguro salva…

Avatar
Cristiano marques da silva 12 de dezembro de 2024

Eu continuei tendo mesmo depois do fim a obrigatoriedade,e quando eu lembro daquele acidente aqui no Paraná,em que o filho gritava para o pai dele pedindo ajuda em quanto queimava,e não tinha um extintor perto pra ajudar, respeito a opinião dos outros,mais eu mesmo a alguns dias atrás ,socorri um motorista em que o carro estava pegando fogo.

Avatar
Ronaldo pereira dos Santos 11 de dezembro de 2024

Palhaçada, alguém tem brecar esse insano, com certeza ele esse senador vai ganhar o dele, máfia dos inferno.

Avatar
Rodolfo 11 de dezembro de 2024

Boris,
Muito obrigado por avisar. Pra evitar superfaturamento ou falta no mercado acabei de compra um extintor Tipo ABC de Validade de 1 ano.
E gostaria de saber como se apaga fogo de carro elétrico?

Avatar
Daniel 13 de dezembro de 2024

Tenho uma noticia nao muito boa pra vc , vc vai ter que comprar mais um extintor , no modelo e nas cores que eles vao lançar , ele modelo que vc comprou nao terar validade na hora da blits ,

Avatar
Rodolfo 13 de dezembro de 2024

Daniel,
Mas eu não disse a cor e nem o modelo do extintor que eu comprei, então como você sabe que o meu extintor não tem valor pra blitz?

Avatar
Renilton Moura 11 de dezembro de 2024

Essa Câmara e Senado é formado por facções, Ex: facção da bala, facção do Agro, facção dos Transportes, facção do comércio, facção da saúde e etc, NENHUM, REPITO, NENHUM Projeto para HUMANIZAR O TRABALHADOR, MUITO PELO CONTRÁRIO, TODAS ESSAS FACÇÕES METENDO A MÃO NO BOLSO DO TRABALHADOR.

Avatar
Adeilto 14 de dezembro de 2024

Tem a facção da bancada evangelica também.

Avatar
Joao carvalho 11 de dezembro de 2024

Palhaçada acham p da apoucocham pouco as despesas dos po brasileiros agora querem encher os bolsos dos empresarios falta o que fazer ora bolas. Obg

Avatar
Costa 10 de dezembro de 2024

Extintor kkkkkk. Pior que primeiros socorros?kkkkkk, SP Senado Piada./..isso inclui carros elétricos? Porque nem vai adiantar, quando pega fogo arregaça com tudo em volta rsrsrskkkkk

Avatar
Luis Carlos 10 de dezembro de 2024

Pais do retrocesso.

Avatar
Ricardo Antônio Pastori 10 de dezembro de 2024

Esse senador de e ter ligação com os fabricantes de extintores e vai ganhar uma bolada se for aprovado. Brasil regredindo cada vez mais. Na verdade esse senador com essa proposta absurda deveria pegar e testar num carro em chamas qual a relevância do extintor?

Avatar
Marcelo Vigneron 10 de dezembro de 2024

Mais uma “jabuticaba” absurda que o senado, ou a câmara dos deputados, ou as assembléias estaduais, ou as câmaras municipais deste país infeliz adoram criar para ferrar o cidadão em benefício dos amigos “empresários”. E o que dizer então da nova proposta de criar habilitação especial para conduzir carros automáticos. É uma corja de políticos dedicada 24 horas a crucificar o povo.

Avatar
Waslon 10 de dezembro de 2024

Este mesmo cidadão está querendo aumentar impostos em outra relatoria.

Avatar
Agnaldo 10 de dezembro de 2024

Será quem e dono ou sócio da fábrica de extintores sou a favor se governo e governadores e prefeitos extiguise toda cadeia de impostos de tal iten considerando de alta segurança social para que seja baratissimo a arrochado motorista com IPVA exorbitante segurança e seus itens eu sempre eu carrego no meu carro

Avatar
Marcos 10 de dezembro de 2024

Fico de cara, como que a corrupção, sobretudo, aqui no Brasil é tão escancarada. Se o extintor foi extinto. Porque os ocasionadores, como carburador e distribuidores ficaram no passado. O que justifica a volta dos mesmo? Tá na cara que existe falcatruas neste negócio aí. Um dinheirinho sendo transferido todo mês para uma conta fantasma na Suiça, um terreno sendo comprado em nome de um laranja, uma mansão comprada em um paraíso fiscal, e por aí vai. Ou seja, meios para corrupção é o que não falta. Mas quem vai criar uma comissão de fiscalização, se os elaboradores são os próprios ladrões? Em quem alguém pode de fato acreditar em uma política tão suja? Complicado, viu.

Avatar
Marcilon Santos Seabra 10 de dezembro de 2024

Este rapaz cara de pau vai pagar as despesas? Aí tem coisa atrás disto, ,querem favorecer algum empresário do ramo, patifaria a vista.

Avatar
Diego 10 de dezembro de 2024

Esse país dá uma passo para frente e depois 3 para trás. Esses políticos são ignorantes e oportunistas. Não pensam no bem do país.

Avatar
Antonio Pereira 10 de dezembro de 2024

Quer saber a verdadeiro motivo de qualquer coisa? Siga o dinheiro, presumo que até as pedras entenderam.

Avatar
Deixe um comentário