Audi produz o Auto Union Tipo 52 que só existiu no papel

A montadora alemã chamou uma empresa especializada em fazer réplicas de carros de corrida dos anos 30 para realizar o projeto

Auto Union Typ 52
A versão de produção é mais potente que a do papel (Fotos: Audi | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 15/07/2024 às 12h02
Atualizado em 18/07/2024 às 23h06

Muitos projetos fantásticos acabaram ficando apenas no papel. A Audi decidiu realizar um supercarro que a Auto Union criou na década de 30 e nunca chegou a ser produzido, o Tipo 52.

Esse era pra ser uma versão de rua dos carros de Grand Prix da Auto Union, responsáveis por quebrar vários recordes, e foi projetado por Ferdinand Porsche. Ele usaria o mesmo V16 dos carros de corrida, mas regulado para produzir menos potência e usar gasolina comum em nova da usabilidade.

VEJA TAMBÉM:

O Auto Union Tipo 52 foi mostrado pela primeira vez no Goodwood Festival of Speed. A Audi teve a ajuda da empresa britânica Crosthwaite & Gardiner, que já fez réplicas dos carros de Grand Prix da marca.

Como é o Auto Union Tipo 52 do mundo real

O projeto original de Ferdinand Porsche contemplava um carro de motor V16 central, três lugares na dianteira, o motorista ao centro e quatro portas — com as traseiras servindo para acessar o estepe e um compartimento de bagagem.

O projeto original previa que o motor V16 fosse o 4.4 com supercharger do Auto Union Tipo A de corrida, ajustado para entregar 200 cv a 3.650 rpm e com previsão de levar o Tipo 52 a 200 km/h.

A versão física feita pela Crosthwaite & Gardner ganhou uma melhoria na motorização. Adotaram o V16 de 6 litros do Auto Union Tipo C, igualmente sobrealimentado com compressor mecânico e que exige um combustível especial com metanol. Sua potência é de 520 cv. O desempenho não foi medido.

Outra mudança feita foi em algumas medidas. O entre eixos cresceu de 3 metros para 3,31 metros, pois o motor e a suspensão não cabiam com as medidas originais do projeto. Algo que seria feito na época caso o Tipo 52 saísse do papel.

Projeto do Auto Union Type 52 ferdinando porsche
Usaram esses desenhos de Ferdinand Porsche para realizar o projeto

O interior do Auto Union Tipo 52 segue o padrão de luxo da época: acabamento em madeira no painel, portas e molduras de janelas, instrumentos VDO com aro cromado, volante em baquelite e bancos pequenos sem apoio de cabeça.

A Audi diz que esse Auto Union Tipo 52 é único, ela não pretende vender o veículo ou produzir mais unidades. É uma pena ela não ter seguido o que a Aston Martin e a Bentley fazem, de produzir modelos clássicos novos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
alecs 26 de julho de 2024

Muito do que foi nesse desenho ,foi envisionado ,foi feito no veículo e incorporado nas várias gerações do Audi R8,acredite se quiser!

Avatar
Deixe um comentário