Horch 853 A Sports Cabriolet: um dos mais belos conversíveis da história

Dirigi – na Alemanha - um raro Horch, uma das quatro marcas representadas pelas argolas da Auto Union. É um dos mais belos conversíveis do pré-guerra

Por Boris Feldman13/11/17 às 18h24

Dirigi – na Alemanha – um modelo raríssimo, o Horch 853 A Sports Cabriolet. A Horch é uma das quatro marcas representadas pelas argolas da Auto Union. É um dos mais belos conversíveis do pré-guerra.

Antes de mais nada, é preciso explicar o porquê do logotipo da Audi num automóvel de outra marca. Na verdade, os quatro anéis simbolizaram, em 1932, a união de quatro fábricas de automóveis na Alemanha. Horch, Wanderer, Audi e DKW (que foi produzido no Brasil) se juntaram numa única empresa, a Auto Union. As marcas foram desaparecendo no decorrer dos anos e, na década de 60, restou apenas a Audi que manteve o logotipo das quatro argolas.

A marca Horch era a mais badalada entre os modelos elegantes na Alemanha na década de 30 e vendia – no segmento de luxo – mais que a Mercedes-Benz.

Em 1935, no Salão do Automóvel de Berlim, a Horch apresentou seus dois novos modelos, a linha 830 (motor V-8, 3.0 litros) e a 850 (oito cilindros em linha, 5.0 litros).

O modelo 850 era um conversível esportivo de duas portas e conhecido internamente pelo código “853” que acabou sendo adotado comercialmente. Muitos o consideram um dos mais belos automóveis produzidos na Alemanha no pré-guerra. Por ser um modelo caro, sua produção foi limitada: do “853 A” foram apenas 397 unidades entre 1937 e 1940.

Horch 853 A Sports Cabriolet

O modelo avaliado é de 1938 e tratado a pão-de-ló pelo Audi Tradition, o museu da marca em Ingolstad, bem defronte à fábrica. É um dos raríssimos exemplares que restaram com todas as características originais e vale uma “nota-preta”…

Seu motor desenvolve 120 cv e sua velocidade máxima é (ou era…) de 135 km/h. Mas tem um torque cavalar, que dá um excelente desempenho mesmo em baixas rotações. O carro não é leve: pesa 2.630 kg ao longo de seus 5,30 metros de comprimento.

Requinte do Horch 853 A Sports Cabriolet

O acabamento interno é requintado, todo em couro, madeira e cromados. O porta-malas – apesar do comprimento do carro – é reduzido e existem duas “hastes” articuláveis atrás do parachoque para se acomodar a bagagem adicional.

Mas, os endinheirados que compravam um Horch Sports Cabriolet 853 A deviam usar o automóvel apenas para passeios curtos, que não exigiam malas de grandes dimensões. Ou mandavam a bagagem na Mercedes, com o motorista…

Horch 853 A Sports Cabriolet


VEÍCULOS RELACIONADOS

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Para enviar um comentário é necessário se identificar Utilize uma das opções abaixo: Faça login com sua conta AutoPapo... ... ou informe os dados abaixo: