Horch 853 A Sports Cabriolet: um dos mais belos conversíveis

Dirigi – na Alemanha - um raro Horch, uma das quatro marcas representadas pelas argolas da Auto Union. É um dos mais belos conversíveis do pré-guerra

1937 horch 853a sport cabrio by samcurry d4bxi2a
Por Boris Feldman
Publicado em 13/11/2017 às 18h24
Atualizado em 04/10/2019 às 09h58

Dirigi – na Alemanha – um modelo raríssimo, o Horch 853 A Sports Cabriolet. A Horch é uma das quatro marcas representadas pelas argolas da Auto Union. É um dos mais belos conversíveis do pré-guerra.

Antes de mais nada, é preciso explicar o porquê do logotipo da Audi num automóvel de outra marca. Na verdade, os quatro anéis simbolizaram, em 1932, a união de quatro fábricas de automóveis na Alemanha. Horch, Wanderer, Audi e DKW (que foi produzido no Brasil) se juntaram numa única empresa, a Auto Union. As marcas foram desaparecendo no decorrer dos anos e, na década de 60, restou apenas a Audi que manteve o logotipo das quatro argolas.

A marca Horch era a mais badalada entre os modelos elegantes na Alemanha na década de 30 e vendia – no segmento de luxo – mais que a Mercedes-Benz.

Em 1935, no Salão do Automóvel de Berlim, a Horch apresentou seus dois novos modelos, a linha 830 (motor V-8, 3.0 litros) e a 850 (oito cilindros em linha, 5.0 litros).

O modelo 850 era um conversível esportivo de duas portas e conhecido internamente pelo código “853” que acabou sendo adotado comercialmente. Muitos o consideram um dos mais belos automóveis produzidos na Alemanha no pré-guerra. Por ser um modelo caro, sua produção foi limitada: do “853 A” foram apenas 397 unidades entre 1937 e 1940.

Horch 853 A Sports Cabriolet

O modelo avaliado é de 1938 e tratado a pão-de-ló pelo Audi Tradition, o museu da marca em Ingolstad, bem defronte à fábrica. É um dos raríssimos exemplares que restaram com todas as características originais e vale uma “nota-preta”…

Seu motor desenvolve 120 cv e sua velocidade máxima é (ou era…) de 135 km/h. Mas tem um torque cavalar, que dá um excelente desempenho mesmo em baixas rotações. O carro não é leve: pesa 2.630 kg ao longo de seus 5,30 metros de comprimento.

Requinte do Horch 853 A Sports Cabriolet

O acabamento interno é requintado, todo em couro, madeira e cromados. O porta-malas – apesar do comprimento do carro – é reduzido e existem duas “hastes” articuláveis atrás do parachoque para se acomodar a bagagem adicional.

Mas, os endinheirados que compravam um Horch Sports Cabriolet 853 A deviam usar o automóvel apenas para passeios curtos, que não exigiam malas de grandes dimensões. Ou mandavam a bagagem na Mercedes, com o motorista…

Horch 853 A Sports Cabriolet
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário