Bafômetro pode virar equipamento obrigatório em automóveis

Projeto de Lei quer que carros brasileiros só deem partida depois do resultado negativo; instalação do item na frota seria feita de maneira gradual

lei seca bafometro drogometro multa passageiro
Projeto de Lei quer que carros brasileiros só deem partida depois que motorista soprar o bafômetro (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Com Agência Câmara de Notícias
Publicado em 09/10/2020 às 10h53

O Projeto de Lei 1437/20 quer tornar obrigatória a existência  de dispositivo sensível ao consumo de bebida alcoólica a partir da respiração do motorista (bafômetro) em veículos automotores. O equipamento deverá estar vinculado ao sistema de partida do motor.

LEIA MAIS

lei seca bafometro drogometro shutterstock
Bafômetro seria ligado ao sistema de partida do motor, condicionando o deslocamento ao resultado negativo do teste (Foto: Shutterstock)

O texto, em tramitação na Câmara dos Deputados, insere o dispositivo no Código de Trânsito Brasileiro. Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentar a medida, que deverá ser implantada progressivamente no País.

“Continuamos a ver, diariamente, a morte de inúmeras pessoas em decorrência de motoristas que dirigem embriagados”, afirmou o autor, deputado Bosco Costa (PL-SE). “A proposta deve ser encarada como instrumento de preservação de vidas.”

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
RobTheBruce 13 de outubro de 2020

Curioso a proposta partir de um parlamentar que já foi cassado por por fraudar quase meio milhão em campanha. Brasileiro precisa começar a pesquisar melhor os candidatos antes de votar e parar com essa idolatria em politicos

Avatar
Juhus tix 10 de outubro de 2020

Ridículo isso é só mais um jeito de tirar dinheiro do cidadão, não vai ter eficácia nenhuma. Já ouviu falar no jeitinho brasileiro? Quem garante que o motorista embriagado não vai colocar uma pessoa sóbria pra soprar o dispositivo? Agora eu motorista responsável como tantos outros temos que pagar pela irresponsabilidade dos demais!

Avatar
José Ailton Alencar Melo 10 de outubro de 2020

Acho que é inconstitucional, tira o direito de liberdade das pessoas

Avatar
Deixe um comentário