Bafômetro pode virar equipamento obrigatório em automóveis

Projeto de Lei quer que carros brasileiros só deem partida depois do resultado negativo; instalação do item na frota seria feita de maneira gradual

lei seca bafometro drogometro multa passageiro
Projeto de Lei quer que carros brasileiros só deem partida depois que motorista soprar o bafômetro (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Com Agência Câmara de Notícias
Publicado em 09/10/2020 às 10h53

O Projeto de Lei 1437/20 quer tornar obrigatória a existência  de dispositivo sensível ao consumo de bebida alcoólica a partir da respiração do motorista (bafômetro) em veículos automotores. O equipamento deverá estar vinculado ao sistema de partida do motor.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

LEIA MAIS

lei seca bafometro drogometro shutterstock
Bafômetro seria ligado ao sistema de partida do motor, condicionando o deslocamento ao resultado negativo do teste (Foto: Shutterstock)

O texto, em tramitação na Câmara dos Deputados, insere o dispositivo no Código de Trânsito Brasileiro. Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentar a medida, que deverá ser implantada progressivamente no País.

“Continuamos a ver, diariamente, a morte de inúmeras pessoas em decorrência de motoristas que dirigem embriagados”, afirmou o autor, deputado Bosco Costa (PL-SE). “A proposta deve ser encarada como instrumento de preservação de vidas.”

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
RobTheBruce 13 de outubro de 2020

Curioso a proposta partir de um parlamentar que já foi cassado por por fraudar quase meio milhão em campanha. Brasileiro precisa começar a pesquisar melhor os candidatos antes de votar e parar com essa idolatria em politicos

Avatar
Juhus tix 10 de outubro de 2020

Ridículo isso é só mais um jeito de tirar dinheiro do cidadão, não vai ter eficácia nenhuma. Já ouviu falar no jeitinho brasileiro? Quem garante que o motorista embriagado não vai colocar uma pessoa sóbria pra soprar o dispositivo? Agora eu motorista responsável como tantos outros temos que pagar pela irresponsabilidade dos demais!

Avatar
José Ailton Alencar Melo 10 de outubro de 2020

Acho que é inconstitucional, tira o direito de liberdade das pessoas

Avatar
Deixe um comentário