Carro popular: visitas às concessionárias aumentaram 260%
Segundo balanço da Fenabrave, aumento de fluxo foi registrado por todas as 54 associações que integram a federação
Segundo balanço da Fenabrave, aumento de fluxo foi registrado por todas as 54 associações que integram a federação
O brasileiro voltou às concessionárias, motivado pelo programa do carro popular. É o que aponta um levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Segundo a entidade que representa mais de 7.400 revendas, o aumento de visitação chegou a quase 260%, em algumas lojas.
VEJA TAMBÉM:
A Medida Provisória editada pelo governo federal, no dia 6 de junho, desonera automóveis com valores de até R$ 120 mil, com tributos como IPI e PIS/Cofins. Pelas regras do texto, os descontos tributários vão de R$ 2 mil a R$ 8 mil. Assim, modelos como Fiat Mobi Renault Kwid tiveram quedas expressivas, impulsionadas por bônus das fabricantes e são oferecidos abaixo dos R$ 60 mil.
Outros modelos com preços acima dos R$ 80 mil, também tiveram seus valores reduzidos e até mesmo SUVs mais sofisticados ganharam descontos generosos para entrar no programa. Ao todo são nove marcas e 31 modelos.
E tudo isso fez com que o consumidor voltasse às lojas. “Conversei com os presidentes das Associações de Marca e a grande maioria me disse que houve um grande aumento no fluxo de loja das Concessionárias, principalmente, nas marcas com mais modelos de entrada. O aumento de passagem variou entre 30% a mais de 260%, em alguns casos, o que mostra o sucesso do projeto liderado pelo Presidente Lula e desenhado pelo MDIC e Fazenda”, comenta o presidente da Fenabrave, Andreta Jr.
Mas ir à loja não é garantia de todo mundo saiu com carro novo. No relatório de modelos mais vendidos da Fenabrave, que adiciona diariamente os principais emplacamentos, Não há grandes picos de licenciamento.
Até o final da manhã desta quinta-feira (15), a Fiat Strada tinha licenciado 3.270 unidades, desde o início de junho. Um volume inclusive mais tímido se considerarmos as 9,7 mil unidades emplacadas em maio.
Entre os modelos de compactos, com maior percentual de desconto pelas regras do governo, O VW Polo é o que aparece com maior volume na quinzena, com 2.086 licenciamentos. No mês passado, o Volks foi líder entre os carros de passeio com 7.636 carros emplacados.
Uma das razões está no fato de o processo de compra e licenciamento não ser imediato. “Ainda há marcas trocando notas fiscais junto às montadoras, referentes aos carros que estavam em estoque, o que retarda um pouco a entrega dos pedidos realizados pelos clientes, e nos impede de verificar, agora, o impacto da Medida em unidades, o que teremos em alguns dias. Mas já podemos sentir que os recursos devem acabar, rapidamente, o que mostra como a população estava ávida por uma oportunidade como essa”, analisou Andreta Jr.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |