Cocaína é a droga preferida por motoristas de pesados no Brasil

Levantamento do Instituto de Tecnologias para o Trânsito Seguro revelou que 69% dos condutores usuários de drogas escolheram a cocaína

Por AutoPapo22/04/19 às 14h41

Motoristas habilitados nas categorias C, D e E devem fazer o exame toxicológico, desde 2015, no Brasil. Estes condutores, que operam veículos pesados, passam pelo teste quando tiram a primeira habilitação, ou durante a renovação do documento. Resultados da categoria para 2018 revelaram preferência pela cocaína.

Foto Shutterstock | Reprodução

Dados do Instituto de Tecnologias para o Trânsito Seguro (ITTS) indicam que, entre todos os condutores examinados no ano passado, apenas 2% (47 mil) usaram entorpecentes. Entre estes, as substâncias detectadas foram:

  • 69,1%, cocaína;
  • 19,1%, opiáceos;
  • 7%, maconha;e
  • 4,8%, anfetaminas

Motoristas flagrados no exame não conseguem obter ou renovar a habilitação para caminhões, ônibus e vans.

O exame de larga janela, adotado no Brasil, consegue detectar o uso de entorpecentes nos 90 a 180 dias anteriores à coleta. Saiba mais sobre o exame toxicológico para motoristas.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Metal 23 de abril de 2019

    Não somente motoristas de CNH categoria C , D e E são usuários de drogas … A lei tem que ser aplicada a todos condutores . Inúmeros acidentes são causados por motoristas de categoria B sob uso de intorpecente .. deixam de preconceitos …

  • Avatar
    Visitante 23 de abril de 2019

    Não “são apenas 2%” como cita o texto, são ABSURDOS!!! 2%!!!! Ou seja, 47 mil potenciais “motoristas” que assumem o risco de matar, considerando que o uso de drogas se dá basicamente na ampliação da jornada de trabalho. Ações mais duras devem ser aplicadas, tipo cassação definitiva da CNH, dentre outras medidas.

Avatar
Deixe um comentário