Deputado quer mudar fiscalização para facilitar uso do pneu careca

Deputado quer exigir que fiscalização use um profundimetro, além do registro da imagem; PL também quer dar prazo ao motorista para regularizar a situação

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Pneu com menos de 1,6 mm de profundidade no sulco é infração de trânsito (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 27/02/2025 às 10h00

Utilizar pneu com profundidade dos sulcos menor do que 1,6 mm em seu carro é uma infração grave o que implica em cinco pontos na carteira de motorista, e multa com valor de R$ 195,23. Todo pneu tem um indicativo de desgaste, o TWI, que marca justamente a necessidade de substituição dele.

Mas o deputado Delegado Palumbo (MDB-SP) é autor do Projeto de Lei 4099/24 que obriga os órgãos de trânsito a emitirem laudo fotográfico para comprovar infrações relacionadas ao desgaste dos pneus de carros e motocicletas.

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Pela proposta, o motorista só poderá ser multado após a infração ser comprovada por laudo fotográfico que utilize profundímetro para medir a o quanto resta dos sulcos dos pneus. O texto prevê ainda que o condutor tenha até cinco dias para regularizar a situação, antes da aplicação de qualquer penalidade.

Hoje, a legislação é mais rígida e a checagem do agente fiscalizador mais simples, já que basta utilizar o TWI. Além de ser multado, o motorista que circular com pneus carecas também pode ter seu veículo retido: ele será impedido de circular enquanto o motorista não providenciar uma reposição.

No caso de uma remoção, o carro seria guinchado e levado para o pátio. Isso não ocorre por causa de pneus carecas, mas o condutor pode ter seu veículo retido no local em que for abordado.

TWI do pneu indica pneu gasto Foto: AutoPapo
TWI: lateral do pneu tem seta que indica as ‘borrachinhas’ (Foto: AutoPapo)

Medida populista

A multa por pneu careca não deve ser a única preocupação do motorista que circula com um carro nessas condições. A pouca profundidade dos sulcos nos pneus ocasiona riscos em diversas condições de condução.

Os sulcos da banda de rodagem, parte do pneu que toca o solo, foram projetados para garantir que o condutor não perca o controle do veículo em determinadas situações. Eles ajudam no comando da direção durante as curvas e, se estiverem desgastados, podem levar à derrapagem.

Outra situação perigosa para carros com pneus carecas é de uma pista molhada. Uma lâmina de água sobre a via pode levar à aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o solo. Se isso ocorrer, não há nada que o motorista possa fazer para controlar a direção em que o veículo está indo. Se os sulcos estiverem em bom estado, com 1,6 milímetro de profundidade ou mais, o líquido vai escoar por eles, diminuindo as chances de ocorrer a aquaplanagem.

Alguns especialistas indicam, inclusive, que a profundidade mínima do TWI seja de 3 milímetros, para aumentar a segurança.

Entenda a importância do TWI

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29 Comentários
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Victor Hellmeister 2 de março de 2025

Ainda bem que existem os riscadores de pneu, que aprofundam os sulcos e te dão mais uma boa quilometragem pra rodar sem ser aporrinhado por fiscalizações abusivas.

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Roberto 1 de março de 2025

Pensando bem, um pneu é um item barato.
Compare o que se gasta com pneus com outras despesas do carro, como: lavagens, troca de lubrificantes, IPVA, estacionamentos e outras despesas.
Afinal um pneu dura 60.000 – 80.000 km. Já tive carros que os pneus duraram 100.000 km.

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Gilliard 1 de março de 2025

Essa medida infelizmente se faz necessária, pois assim como há cidadãos pilantras, tbm há pilantras nas instituições q estão envolvidos em máfia de reboques. Aqui onde eu moro tem q andar evitando os órgãos fiscalizadores mesmo com tudo certo, pneus é pq eles mais gostam de multar, nem precisa q o desgaste alcance fo TWI, basta estar muito perto de alcançar.

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Johnny do Matto 1 de março de 2025

Acho isto irrelevante. O país cheio de problemas. O mais curioso é que este partido tem uma ligação forte com pneus, como pessoas vestidas de verde e amarelo em plena rodovia, com um Sol de raxar, contemplando, reverenciando um pneu.

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Santiago 28 de fevereiro de 2025

Isso se a única pendencia for o pneu, e se ele não estiver literalmente careca!
Quando um carro é parado com pneus carecas, geralmente tem mais uma penca de problemas com o carro e até com a documentação.
Uma coisa é usar o pneu até o limite legal do seu desgaste. Outra coisa é “espremer” ainda mais o pneu quando ele já está no bagaço.

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PEDRO NOGUEIRA 28 de fevereiro de 2025

Concordo com o prazo de 5 dias para a regularização e tem que apresentar a nota fiscal da compra pois o jeitinho brasileiro o cara vai no amigo ou parente pega emprestado os pneus e faz a vistoria e depois troca os pneus denovo

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Valdir Pereira da Silva 1 de março de 2025

Se a minha vida não tem valor que pague, imagine da minha família, agora pneu sim, além de valor tem vida útil.

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Antonio Pereira 1 de março de 2025

Nesse 5 dias o “cidadão de bem” perde o controle do carro e mata uma família?
E aí como fica?
Cada uma que até parece duas!!

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Marcelinho Augusto Ribeiro 28 de fevereiro de 2025

Totalmente correto, não tem problema nenhum, isso evita os problemas com a conhecida indústria das multas,

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Adilson CR 28 de fevereiro de 2025

Aprovado ….
A tolerância tem que ser a mesma dos buracos das ruas que estragam nossos veículos,,,
Damos um tempo pra eles taparem ,e dão um tempo pra nós trocarmos os pneus ,,

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Antonio Pereira 28 de fevereiro de 2025

Desculpas para se fazer o errado não falta.
Só trocar o pneu quando atingir o TWI e ponto final, e quem estiver com pneu abaixo disso é multa de RS 1.000,00 por pneu careca mais 7 pontos na CNH e pode ir para casa.
Se for pego novamente o valor da multa Vai dobrando e maís 7 pontos na CNH.

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Andre Rocha 28 de fevereiro de 2025

Concordo plenamente! Se você tem carro não existem desculpa pra andar com pneu careca! Vamos pegar por exemplo um pneu 185/65 R15 em um site da internet custa R$299,00 cada + R$58,20 de frete (para o meu CEP), totalizando R$656,20 (2 unidades). O ano tem 12 MESES!!! Se você juntar R$60,00 POR MÊS no final do ano você tem R$720,00! Já cobriu as despesas de 2 pneus que vai te fazer rodar (dependendo do seu modo de guiar, alinhamento etc) pelo menos 2 anos sossegados! Se diluir a conta em 24 meses sai R$30,00 por mês!

Larga esse teu cigarro e essa tua cachaça, que custam mais que isso por mês, e calça teu carango pra não colocar a sua vida e a dos demais em risco!

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Antonio Pereira 1 de março de 2025

Exatamente

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Luiz fernando 28 de fevereiro de 2025

Nossa… Bem cadela do estado mesmo. Escreveu isso enquanto cai num buraco no asfalto, que o sistema que tu defende deixou ali para rasgar o teu pneu?

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Antonio Pereira 1 de março de 2025

Troco o pneu e vida que segue.
Adultos resolvem os problemas, crianças reclamam e procuram desculpas, não tem grana ande à pé, ou ônibus.
Ah, se for chorar manda áudio que queremos rir…🤣

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Felipe 1 de março de 2025

Desculpem os demais comentários todos válido, se comentário inclusive o meu mudasse alguma coisa não teria esses casos injustos de rebocar veículo por conta de pneu ou de quer q seja a infração salvo se estiver dirigindo por efeito de álcool ou de outras substâncias, aí sim concordo.O correto seria atuar com multa e um prazo para se apresentar com novos pneu e com nota da compra

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Ricardo Millei 28 de fevereiro de 2025

PL s como essa estáo sendo necessárias para coibir a máfia dos reboques , já que fica uma palavra conta outra e de qualquer maneira levam o veículo a revelia e se reclamar pode ir preso.
Carros com problemas que infringem a segurança imediata na pista devem ser recolhidos sim, mas o abuso tá demais.
Se não pode por lanterna de led, porque vende? Coloca restrição no documento, prazo para solucionar e vistoria. Senão bloqueio no documento, tantos radares hoje , já acusa, igual licenciamento.
Isso tá abusivo de levar tudo p pátio, para poder desmanchar peças do veículo e vender no mercado negro,
Como não se consegue acabar com isso devido ao alto escalão envolvido, faz se contornos como essa lei para minimizar o impacto no cidadao

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Andre Rocha 28 de fevereiro de 2025

Penso a mesma coisa. Máfia do reboque tá demais mesmo, principalmente RJ. Mesmo com o veículo todo regular eles querem caçar o menor detalhe. Uma das últimas que fiquei sabendo é VALIDADE DOS PNEUS! Sim, estão dizendo que os pneus têm validade e recolhendo veículos com pneus com mais de 5 anos de fabricação, sendo que não existe NADA na lei que informe sobre validade! Existe RECOMENDAÇÃO DO FABRICANTE para não utilização do pneu com mais de 5 ou 6 anos de uso, devido à perda das propriedades naturais da aderência do composto.
Em relação às lanternas/faróis, o que tem de 1d10t4 andando com farol LED todo irregular por aí não tá no gibi!
Tem que parar, protocolar, evidenciar e dar prazo pra regularizar! Próxima blitz, se averiguou que tem sinalização de item irregular e não regularizou, pátio e multa pesada pro infrator!

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Luiz 1 de março de 2025

Tenho uma Dakota diesel, quando comprei troquei por leds e g5 até no para brisas, já fui parado três vezes e o guarda não falou. Nada,aro 20 ,estranho.

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Reynaldo 28 de fevereiro de 2025

Deve-se multar e dar o prazo para a troca do pneu. Se for parado novamente em alguma fiscalização e o problema não foi sanado já tendo recebido a multa que vá para o pátio.

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Santiago 28 de fevereiro de 2025

É o mais razoável.
Só a idéia de que na próxima vez o carro será recolhido, já faz o cara levar a coisa a sério.

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Gilberto F da Silva 28 de fevereiro de 2025

Pneus lisos possuem maior aderência no seco mas quando há sujeira ou água, aí ele perde a aderência. O motorista não anda com jogos de pneus para trocar a cada situação diferente.

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Douglas 28 de fevereiro de 2025

Liso tem mais aderência no seco? Acho que está confundindo com pneu slick liso, que tem outro composto de borracha e por trabalhar em temperatura maior, sim tem mais aderência, não é qualquer radial que faz isso.

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Andre Rocha 28 de fevereiro de 2025

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

o calango acha que a composição de um slick de corrida é a mesma de um veículo de passeio! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

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Samuel Souza 27 de fevereiro de 2025

Essa história de condição de pneu é muito interessante… Por que os carros de F1 andm a 300km/h com pneus lisos. “Ah, foram projetados pra isso”! A maioria dos nossos carros já vem com a dianteira um pouco desalinhada para dar mais estabilidade, o que faz desgastar mais a parte interna do pneu, ficando ele não todo liso. Aí vem o guarda e passa a caneta! Errado!!! Esse TWI, abraçado pelas leis não seria uma “mãozinha” aos fabricantes? A sociedade quer resposta. Vamos!

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Anderson 28 de fevereiro de 2025

Concordo com você, tudo é a ferro e fogo na população, eu entendi a proposta da lei é prevenir de abusos do agente que deverá ter foto mostrando realmente que o pneu está careca e também dar um prazo para a regularização, as vezes o pneu desgasta como vc disse apenas uma faixa e o resto está bom,por um desalinhamento e já pode ser apreendido o veículo, é muita sacanagem do agente

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Diego dos Santos 28 de fevereiro de 2025

amigo, carros de F1 não são lisos, são pneus diferentes, eles tem a marca de vida útil, na banda de rodagem, tem uns buraquinhos que indicam

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Andre Rocha 28 de fevereiro de 2025

São lisos mas são compostos DIFERENTES dos pneus de rua! Além disso a pista onde eles circulam são EMBORRACHADAS devido à utilização por vários anos de rodagem de corridas!
Você já viu como é a deterioração de um pneu de F1 e deum pneu de rua depois de rodar em autódromos? Dá uma pesquisada e você vai ver a diferença absurda!
Os pneus de F1, além do desgaste, eles formam camadas derretidas de borracha para aderência em altas velocidades. Os pneus de rua não possuem essa característica e ficam literalmente carecas! 2 mundos distintos!
Só dá doido!

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Gilliard 1 de março de 2025

Os pneus de F1 são diferentes, é outro tipo de composto, inclusive vc consegue achar pneus com o mesmo propósito para carros comuns, compre um jogo de pneus desse e veja o desastre q é andar em vias públicas, pneu roda quase sempre frio e fica sem grip nenhum, ou seja, sem aderência (pneus de rua normais tem grip mesmo na fase fria), qualquer sujeirinha na pista e vc roda, e, dia de chuva parece q vc está andando em cima de um sabão, pois na pista molhada eles usam outro tipo de pneus nas corridas, q tem os sulcos. Por isso F1 não é base pra medir essas coisas.

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