TWI do pneu: o que significa e como verificar de forma rápida e prática

Dá para saber se o sulco do pneu do seu automóvel está dentro dos padrões mínimos de segurança, usando um palito de fósforo ou uma moeda

Por BORIS FELDMAN22/11/18 às 08h00

É muito importante verificar as condições do TWI do pneu. Se o sulco mínimo do pneu estiver menor que 1,6 mm, você ficará mais vulnerável a sofrer um acidente.

[TRANSCRIÇÃO]

Desnecessário insistir na importância do dono do automóvel verificar os sulcos dos pneus, pelos óbvios perigos de se rodar com eles carecas, principalmente na chuva. E como saber se a banda de rodagem ainda está na espessura mínima de segurança? Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo.

Se você não percebeu esses indicadores no fundo dos sulcos, saiba que a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro. Mas, como descobrir isso? Com a régua? Não, têm duas maneiras mais práticas:a primeira é que esse 1,6 milímetro corresponde exatamente a cabecinha de pólvora do pau de fósforo, bota ele lá e confere. Você pode não ter um fósforo, mas tem uma moedinha de um real, não é mesmo? Saiba, então que aquele frizinho dourado na beirada da moeda também corresponde ao mesmo 1,6 milímetro.

sulco mínimo do pneu
Foto | André Almeida

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Paulo Lima 24 de novembro de 2018

    Faltou traduzir TWI ( Tread Wear Indicator) ou seja indicador de rodagem do piso.

  • Paulo Lima 24 de novembro de 2018

    Faltou traduzir TWI ( Tread Wear Indicator) ou seja indicador de rodagem do piso

    • André Almeida
      André Almeida 28 de novembro de 2018

      Obrigado Paulo, acrescentei a informação no texto.

Deixe um comentário