Misturar gasolina com querosene: entenda os riscos ao motor
Tiktoker sugere misturar diesel S10 na gasolina para deixar o motor mais eficiente e limpo, mas esse coquetel de combustível pode dar um baita prejuízo
Tiktoker sugere misturar diesel S10 na gasolina para deixar o motor mais eficiente e limpo, mas esse coquetel de combustível pode dar um baita prejuízo
A internet é uma ferramenta maravilhosa e nefasta ao mesmo tempo. Ela pode ser usada tanto para compartilhar conhecimento quanto para espalhar mentiras travestidas de verdades. A mais nova arapuca é sobre combustível: um usuário do TikTok sugere que o motorista colocar uma parte de diesel S10 a cada abastecimento.
A tal receita mágica do tiktoker é adicionar 10 ml de diesel S10 a cada litro de gasolina. Ele alega que isso sobe a octanagem da gasolina, dá mais potência, reduz o consumo e ainda limpa os bicos injetores do motor. O AutoPapo foi atrás e desvenda esse mito.
Boris Feldman explica, em vídeo, porque a adição de diesel à gasolina prejudica motores de Ciclo Otto: assista!
VEJA TAMBÉM:
Consultamos o engenheiro mecânico Rodrigo Passos, que trabalha na Petrobras, sobre o que realmente ocorre dentro do motor ciclo Otto com a presença do diesel S10. Apesar de ser um derivado de petróleo, o diesel possuí maior quantidade de hidrocarbonetos pesados que a gasolina. Ou seja, o poder calorífico é maior que o da gasolina.
A grande questão aqui é o número de cetano do diesel, que tem relação direta com o índice de auto detonação do combustível
Com esse valor maior, aumenta a tendência a pré-ignição, também conhecida como batida de pino. Sobre a parte de manter os bicos injetores limpos, o engenheiro diz que teoricamente os detergentes presentes no diesel podem ajudar na limpeza. Já que os motores diesel usam injeção direta.
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Porém essa mistura de diesel na gasolina é uma economia que pode sair cara: por causa da pré-detonação do combustível, os componentes internos do motor são danificados, podendo até furar ou derreter as cabeças dos pistões.
A verdadeira dica para os motoristas que querem melhor eficiência do motor e manter ele limpo por dentro é mais simples que uma mistura mágica feita no posto. Abasteça seu carro com gasolina aditivada ou com alguma gasolina premium, como a Podium da Petrobras.
Os aditivos presentes nesse tipo de gasolina possuem justamente a função de manter o motor internamente limpo. Caso você esteja abastecendo em um posto desconhecido e não queira arriscar, há sempre a opção de colocar a gasolina comum e acrescentar um aditivo de confiança.
A gasolina premium possui uma octanagem mais alta e pode resultar em ganhos de desempenho e economia. Porém, a proporção desses ganhos varia muito entre os motores. Claro que existe a questão do preço: abastecer com gasolina aditivada ou Podium sai mais caro que colocar uma porcentagem de diesel. Mas esse gasto extra é a tranquilidade de estar cuidando melhor do seu motor.
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Um experiente frentista me falou que faz isso há anos e nunca teve problemas. É que ele faz no carro dos outros huahuahua
Abasteço meu carro sempre com a mistura de gasolina comum com metade em álcool. adiciono sempre com o tanque cheio, uma cumbuca de óleo de linhaça com querosene. Têm dez anos que meu carro virou artista plástico e vêm pintando as ruas com sua fumaça branca. alguns chamam de fumacê e carro da dengue, mas nem ligo. quando comprei o carro o rendimento era de 8 km/l. hoje com doze anos de uso o carro faz 14 km/l no trânsito da cidade e 16 km/l na estrada. nem trocar o óleo lubrificante é preciso. tudo já fica lubrificado com a linhaça e limpo pelo querosene. a mulher me agradece e sempre faz a limpeza do piso da garagem, onde o carro fica parado, por causa dos pingos que o carro deixa no escapamento. um dia ainda vou bolar um aditivo pro radiador pra não ter de trocar quando fica marrom. já pensei em anil de lavar roupas ou aquele pato purific que tem um cheiro bom e a mesma cor do aditivo original.
Huahuhauahua… excelente!!!
Faço isso à anos e nunca tive problemas com o motor…
Antes eu misturava querosene (também é bom) mas o Diesel S10 deu um up bem melhor
Meu carro é de 2004 mas se adaptou bem na mistura
O que não pode é exagerar no outro combustível
Quer um carro mais explosivo compra um fórmula 1, se quiser economia compra um uno. E quem quiser abastecer com água, diesel ou álcool gel só não me inclua no pacote. Respeito sua decisão.
Penso que cada um com seus conceitos, porém, 10 mls para cada litro ,eu arrisquei e por incrível que pareça para muitos …. até o momento teve uma melhora significativa ,mas não aconselho ,pois,cada um com suas opções,acredito que a bomba de combustível também têm uma melhora , o carro é meu ….as vezes colocam obstáculos para evitarem prejuízos nas vendas de combustíveis ….
Não é necessário retirar todo combustível, mas ir mantendo o tanque cheio na medida que for Rodando, fazendo assim você dilui diminuindo o efeito da mistura, ficando cada vez mais sem efeito!
Prezados.
Assim como essa asneira de adicionar diesel na gasolina para limpeza,outro factoide ( que também está na reportagem aqui) é a mentira de que gasolina gourmet aumenta octanagem pela presença de, aditivos!!. Não existe aumento de octanagem nessas gasolinas! O que de fato existe é REDUÇÃO DE OCTANAGEM uma vez que a cada litro de gasolina pura comum, se adiciona algum tipo de aditivo! A matemática é clara : para adicionar aditivo, é preciso tirar gasolina! Assim sendo, a cada litro de gasolina se tira 10 ml para adicionar algum aditivo que vai fazer a tal limpeza no motor!!
Para clarear aqui de uma vez por todas , e em letras maiúsculas :
NENHUMA GASOLINA BRASILEIRA VENDIDA NOS POSTOS SEJA DE WUE BANDEIRA FOR, TEM OCTANAGEM SUPERIOR A 78 OCTANAS. NAO EXISTE ESSE PAPO DE ” PODIUM , PREMIUM, OCTANE , SUPER “. TODAS, REPITO, TODAS E TODAS NAO TEM OCTANAGEM DIGNA DE SE CHAMAR COM ALGO QUE DIGA SER MELHOR OU SUPERIOR. TINHAMOS NO BRASIL ATE 2004 A TEXACO QUE ERA A UNICA DIGNA DE REAL POTENCIA SUPERIOR!
A TEXACO TINHA REAL AUTONOMIA SUOERIOR E A TODAS GASOLINAS ! MEU VRICULO NA EPOCA RENDIA 10% A MAIS QUE QUALQUER OUTRA GASOLINA BRASILEIRA.
O QUE SE COLOCA HOJE NOS POSTOS É O QUE CHAMO DE GASOL ( GASOLINA COM MUITA QUIMICA INUTIL E CARA DEMAIS ).
Tem uns que rebaixam o carro e acham que está certo….
Eu sempre abasteço misturando 10% de diesel, meu carro começou a crescer de tamanho e criar eixo truckado, acho que se eu aumentar gradativamente essa milagrosa mistura meu carrovenha a se tornar um caminhão cegonha ate o final do ano !!!
Putz sou um geniokkkkkkk
Por favor coloquem litros e mais litros de diesel em seus carros assim nos mecânicos teremos trabalho e muito dinheiro para ganhar em cima de vocês!!!!!!
KKKKKKK BRASILEIRO TINHA QUE SER EXTERMINADO DA TERRA.
Quer saber no motor.original a allcooll
Brasileiros não…..esses tiktokers, youtubers que acham que sabem de tudo….e na verdade só querem chamar a atenção já que não conseguem fazer outra coisa …..idiota de que dá ibope para esses tontos……kkkkkkk
Ao invés de Diesel S10, não seria melhor usar o S20 Ultra ou o Diesel Galaxy Note 20, mais top e atuais?
Galaxy note nao pode pois o risco de explosão da bateria aumenta muito. Kkkkk.
Se for em um Marea então, corremos o risco do Brasil sofrer intervenção dos EUA por acharem que é bomba nuclear.
Eu não coloco gasolina no meu carro. Coloco 10 pedrinhas de gelo, e misturo com Ovomaltine e uma latinha de RedBull. E, pra ter ignição, eu completo com Whisky Nacional mesmo. O carro bate qualquer F1.
Vou bater uma real pra vocês…e isso não é coisa de quem acha, pensa, eu USO tenho um G4 a 2 anos e 5 meses vi a dica de usar Óleo de cozinha meio a meio no carro a gasolina/flex 1 litro de gasolina pra um de óleo requenta o óleo a 60° mistura e bota no tanque num me deu problema no motor…. agora Carro precisa de manutenção.
A 40 anos atrás + -,eu tinha uma Variant, que era um carro de motor simples, então fiz 2 testes, mandei colocar gasolina e álcool. Para passar a quarta marcha tinha que esticar até uns 80 km por hora. Aí experimentei botar disel com gasolina. Aí experimentei botar gasolina e disel. Não mudou nada, porém fui ver o nível de óleo lubrificante e só subia. O disel não queima e decia para o motor.
O mais correto é seguir o manual do fabricante sem dúvidas nenhuma
A quantidade de diesel que esse cara recomenda colocar no tanque é muito pequena, de 1 a 2 %, e nao é suficiente para diminuir a octanagem do combustível de forma significativa. O efeito na camara de combustão com certeza é quase nulo, se resumindo apenas a um pequeno aumento nas emissões de HC e CO, e talvez um pequeno aumento na temperatura do catalisador. Provavelmente, o unico efeito realmente notável é a ação detergente do diesel e talvez uma pequena diminuição da fuga de parte dos gases da câmara de combustão ao redor do pistão (blowby) em motores mais antigos.
Não nos esqueçamos também que aditivos para combustível são quase sempre algum tipo de querosene que atua como detergente; misturado a um surfactante (sabão!), para possibilitar o uso com etanol.
Essa foi a melhor resposta no meio de tantas outras insignificantes .
Com certeza o comentário mais coerente. A matéria parece propaganda da Petrobras e distribuidoras. Não há normatização nem fiscalização do que seja aditivo para gasolina. Já notaram que ninguém fala que substâncias sao de fato? É sempre o velho papo genérico de detergentes e dispersantes. Nao ha tbm nenhuma garantia que alguma coisa foi adicionada. Nem corante diferenciando a aditivada tem.
Nao entendi esse papo de autodetonação. Se o diesel precisa de taxa de compressão muito maior para autoignição, porque entraria em ignição antes da centelha e causaria batida de pino?
Alguém explica isso direito?
Ultimamente tenho tomado tanto goró que toda vez que tem que abastecer urino no tanque…
Pela quantidade acredito que não, mas evite fazer essas misturas, nem diesel, nem querosene e muito menos naftalina. Use sempre aditivada e se seu carro não for de alto desempenho não precisa da premium;
Moro em São João Batista-SC, ontem coloquei R$ 140,00 de gasolina aditivada e R$ 10,00 de diesel S 10. Será que vou ter problemas? Caso sim, o que devo fazer?
É melhor você perguntar isso ao seu mecânico de confiança. Então se ele mandar você tirar todo o combustível do tanque do seu carro, faça o que ele diz.
Outra hipótese seria o seu mecânico descarbonizar o seu motor.
Pela quantidade acredito que não, mas evite fazer essas misturas, nem diesel, nem querosene e muito menos naftalina. Use sempre aditivada e se seu carro não for de alto desempenho não precisa da premium;
Mano… Se eu fosse vc tirava toda essa gasolina com diesel do tanque. Vai ter esse prejuizo de uns 150 conto, mas é melhor do que la na frente tu ter um prejuizo maior tendo que arrumar o motor do seu carro.
Com certeza vc deve procurar o pessoal da NASA para que possam estudar sua cabeça de vácuo !!!
Não é necessário retirar todo combustível, mas ir mantendo o tanque cheio na medida que for Rodando, fazendo assim você dilui diminuindo o efeito da mistura, ficando cada vez mais sem efeito!
Por que eu não estou surpreso de alguém que trabalha na Petrobras dizer que não funciona ? Eles iriam perder dinheiro se todo mundo fizesse isso(não tô afirmando que funciona também)
Mas pra eles lucro mesmo é misturar água e álcool na nossa gasolina, bando de sanguessugas.
Quando li a reportagem pesei exatamente isso.
Ué e eles vão perguntar para quem? Um cirurgião plástico, veterinário?
O funciona da Petrobrás tem salário fixo e estável. Não depende de lucro obtido no posto de gasolina.
A Petrobras fabrica e vende gasolina sem álcool, quem faz a mistura de álcool e aditivação são as distribuidoras.
Alan, você defeca pela boca…És um grandisissimo otário.
São tantas pessoas falando que melhora e outros dizem que não melhora e aí da estraga o motor. Bom acho que pra saber se melhora ou piora só fazendo testes, mas claro isso de longo prazo 10, 20 anos fazendo o teste pra saber algo. Penso que ninguém tem e dono da sabedoria, mas bons são aqueles que sempre estaram abertos a conhecimentos.
Desculpe a minha ignorância,mas o quê é Tik Tok?
Tik Tok e o barulho que o relógio faz kkkkkkkkkkkkkk
Tik Tok é o barulho que o motor vai fazer depois de usar essas misturas.
TiK ToK é uma porcaria de app(aplicativo para gravar vídeos) chinês onde as pessoas expõem tudo que têm de mais ridículo e alienante de suas supostas “habilidades”. Além disso, serve para atrapalhar teus vídeos no youtube.
Depois de ver tantos comentários decidi entregar meu cartão para meu carro e ele mesmo abastece do que quiser e onde quiser.
Só um besta que vai acredita, em uma doideira desta mas tem uns maluco que coloca querosene misturado na gasolina.
Além da gasolina no Brasil ser cara e aumentar todo dia ainda é uma tremenda porcaria. Só mesmo carburador de Fusca e de motos pra aguentar o tranco e pegar na hora. Tenho um Fiat adaptado pra carburador de fusca, bebe qualquer gasosa fajuta e vai embora de boa, e até com álcool acima de 30% de mistura,mete ficha, kkkkk…?️”ABASTEÇA⛽NOS POSTOS PETROLIX(O)” E VOLTE PRA CASA A PÉ??…????
Se desfaz uma barbaridade técnica mas se complementa falando outra pra vender um produto mais caro.
Gasolina Premium ou a Podium que possui maior octanagem não trás benefício algum para qualquer motor onde a referida octanagem não seja recomendada pelo fabricante. Ao contrário disso somente vai encher o motor de chumbo. Se o motor não tem aumentada sua taxa de compressão em nada adianta maior octanagem. Se usa a comum, continue usando e abastecendo em postos de confiança e pronto.
Perfeito , meu amigo
Chumbo na gasolina e proibido há muitas décadas no Brasil. Ele foi substituído pela adição de álcool anidro.
Bobagem pura, meter diesel mesmo em pequena quantidade não melhora em nada o desempenho do motor, falácia, use uma gasolina boa em um posto de confiança e seu carro te dará o desempenho para o qual foi projetado.
Corretamente certo gasolina podium em motor 1.0
Meu carro e flex já fiquei a pé na madruga coloquei dois litros de álcool gel e ele funcionou normalmente disser que iria danificar o motor isso já temais de ano se precisar coloco de novo
A gasolina fabricada pela Petrobrás está dentro dos padrões estabelecidos e é entregue nas distribuidoras com certificado de análises, são padrões rígidos, escolha o posto de confiança e não terá transtorno!
Quando vi este vídeo fui verificar a taxa de compressão do motor a gasolina (±10:1) e do motor diesel (±16:1) para tentar entender se o diesel entraria em pré-ignição, como diz o engenheiro da Petrobras na matéria.
A taxa de compressão do motor diesel é BEM maior, ou seja, o diesel para explodir sozinho precisa de uma compressão maior do que o motor a gasolina oferece. Sendo assim, o diesel só será queimado junto com a gasolina quando a vela soltar a faísca para explodir a mistura.
Essa é minha opinião de leigo.
Não aconselho ninguém a fazer, mesmo porque eu fiz e não estou notando nenhuma diferença.
O diesel entra em combustão espontânea a cerca de 210 graus Celsius. O motor ciclo otto consegue passar disso na fase de compressão, embora com uma margem pequena. Os motores diesel tem taxa de compressão de 16:1 porque quanto maior a taxa de compressão, maior a eficiência, e porque a partida a frio fica mais fácil.
Não existe essa de misturar diesel com gasolina pode pre igniçao no motor,fiz isso uma vez num voiagem carburado o motor pegou e depois não quis desligar na chave tive que abafar a entrada de ar pra poder o motor morrer.
Não tentou desligar de um modo mais rápido? feriado e soltando embreagem até apagar?
Meu amigo… KKkKKKKKKKKKKKK, tu lascou muito diesel no voyage mano…
o problema é que não dá para confiar em nenhum posto ou rede, seja bandeira Petrobrás, shell ou ipiranga. esses dias abasteci meu veiculo num posto de bandeira Petrobrás e quando o carro saiu do posto ja saiu com o acelerador borrachudo e falhando, no outro dia o carro não pegou então chamei o mecanico e ele falou que era combustivel adulterado, e eu já percebi que toda vez que abasteço nos finais de semana o vwiculo fica ruim de pegar no outro dia, acho que os postos da cidade de petrolina adultera o combustível por não haver fiscalização no finais de semana, é tanto que não abasteço mais nos finais de semana mesmo com gasolina aditivada de nenha bandeira.
Gostei das informações . Yhwh possa te abençoar e te proteja …
Eu fico revoltado com as leis do brasil.nao tem lei aqui é tudo fora da lei.voce tem um combustível de péssima qualidade e ainda tem o desvio do combustível na bomba.Voce pede pro frentista colocar 20 litros e só entra 15 o resto é desviado e ainda adulteram o combustível e você não sabe qual posto confiar.Eles falam que a gasolina é aditivada.mas vc não sabe se é é uma máfia que ninguém consegue deter.
É verdade a palavra do criador diz : a nossa
lei é trapo de imundície.
Nossas leis, nossa justiça é tudo um emaranhado que nem o capeta entende. Coitado de nós!
A lei funciona, mas é a fiscalização que é deficiente, e quase sempre corrupta.
Para manter o seu veiculo e seu motor em exelentes condicoes procure realmente quem entende do assunto ou entao deixe de preguica e leia todo o manual.e pra isso que ele vem junto com eiculo.
Tenho um Marea e ele anda melhor só no diesel do que na própria gasolina.
Ao desmontar os pistoes eu notei oleo diesel.entre os anéis..isto tirou a lubrificaçao das camisas e fundiu o 4 cilindro..e havia riscos tambem no 2 cilindro..o cliente teve que retificar o motor..o diesel nao queima totalmente..
To colocando 5 bolas de naftalina a cada tanque dá uns 80hp a mais é o consumo passou de 11 para 18km.l…que maravilha.
Eu não sabia que baratas gostavam de tanques de combustível.
Agora falando sério, a naftalina cria uma espécie de verniz que chega a travar anéis de pistão.
Não usem nada além do recomendado pelo fabricante.
Estou misturando gasolina com lenha seca e carvão tá andando bem.
Depois que eu vi esse vídeo no tiktok eu fui fazer o teste na minha moto fan160 como sei que disel é óleo achei que não teria problema e realmente funcionou normalmente mas n vi nada de economia, só sei que o que realmente pode lenha como o motor é o álcool que contém água simples assim.
Vivemos num País onde TUDO tem trambiques. Nada AQUI é sério. Gasolina cara e ruim e NINGUÉM dá jeito. Cada Estado enfia goela abaixo dos consumidores os seus impostos, para ENCHER de aspones que em sua maioria só recebem salários e nem vão lá. Nos Municípios a mesma coisa pegam a parte do IPVA que em tese é para manutenção das vias e desviam a grana para outras finalidades. É buraco para todo lado.
Furrada deste internauta mentira qaul quer ser humano como sabe não pode fazer este tipo de mistura ou tá querendo virar bomba de napalm Kkkk rsrs existe gente pra tudo receita manutenção preventiva troca doa filtros regularmente ou seguir orientação manual fabricante
Vivendo num país aonde tudo si compra quem garanti que está reportagem não foi paga pela Petrobrás.com o intuito de que os cliente não descubra essa mistura de diesel com gasolina.a própria gasolina que nos vendem nós posto já vem batizada lá da refinaria com uma grande quantidade de querosene tinham q parar de roubar o povo gasolina R$ 6.59 gás de cozinha R$ 95.00
Como entender um país que adúltera combustível, proíbe o jogo do bicho, proíbe a mistura no leite etc, gasolina cara deveria ser pura se eu quisesse misturar álcool na gasolina eu mesmo o proprietário faria, nós postos de combustíveis pagamos gatos por lebre.
Concordo com o amigo em número, gênero e grau… Teríamos que ter pelo menos como opção a gasolina sem álcool… Possuo um carro coreano… Um kia Cadenza 3.5 v6… Torrou 4 bicos pela má qualidade da gasolina… Peças metálicas sem tratamento para álcool, simplismente se desmancham, corroem…
O álcool anidro é adicionado na gasolina para evitar pré-detonação. Antes se usava chumbo tetraetila, altamente tóxico.
E não adianta de nada, o carro continua andando com pre detonações e mesmo após essa suposta melhora da gasolina, que pra mim, é uma fraude.
Eu fiz essa mistura no meu carro e deu certo..
Acredite, a médio prazo vc vai ter problemas. A menos que vc pretenda vender o carro antes.
A porcaria da gasolina faz o carro andar grilando quase a todo instante, no quesito batida de pina, qual a diferença do óleo diesel? Pelo menos o carros que andam com diesel não andam grilando.
Um motor a diesel foi desenvolvido para isso. Ele nao possue velas para igniçao do disel. Este por sua vez é inserido na camara de combustão por bicos injetores sob alta pressao e no momento exato da queima. Ja no motor a gasolina o disel seria aspirado juntamente ao ar e por se instavel poderia gerar igniçao antes do pistao atingir o ponto superior e a vela gerar a faísca. Neste caso vc começaria a desgatar e forçar mais o pistao a biela e o virabrequim…
Devo ter me enganado. Juro que li neste mesmo site dia desses que não se deve adicionar aditivos avulsos à gasolina, que é picaretagem. E aí eis que a dica surge nessa matéria. Verdade, a internet é nefasta mesmo.
Realmente, também vi. Achei estranho desde o início. Kkkkkkk
Cara,
Eu tava pensando isso msm!
Tava puxando na memória onde tinha visto isso, e agora me lembro bem dessa reportagem nesse mesmo site! Realmente a internet é nefasta!
Vocês estão ficando é doidos, aditivo no óleo que ele não recomendou.
Bem observado, teve mesmo essa matéria a um tempo atrás..
Eu acompanho a limpeza do motor com câmera buroscopica e o aditivo avulso STP e Tirreno limpar muito bem … Discordei da outra matéria e achei essa daqui tendenciosa…
Internet nefasta….
Vi um vídeo no Canal do YouTube “O Mecânico” em que o Professor de Engenharia Mecânica diz que essa mistura de diesel na gasolina gera muita carbonização e carbonização a câmara de combustão e pistões e ainda polui o meio ambiente.
Estava aqui imaginando esses carros elétricos nas ruas. Vai ser Froid um emaranhado de fios pela cidade. Kkkkkk
O Auto Papo se contradiz.
Em um vídeo diz que a melhor gasolina no Brasil é a comum, que a tem Honda e Toyota recomenda nos manuais dos seus carros.
Agora diz nessa matéria que a aditiva da é melhor!
Se do que no outro vídeo diz que a aditiva da pode causar borra e carbonização, SE DECIDE PÔ!
Volta Fusca,opala, Chevette 147…
Gasolina ja vem com álcool então abasteço só com álcool e o resultado 2 anos e meio depois são todas troca de óleo e o óleo sempre clarinho velas e cabos de velas perfeitos sem precisar trocar é o melhor combustível do Brasil quem entende sabe da vida longa que o álcool proporciona aos motores.Quanto a materia vejo cegos guiando cegos e todo mundo querendo vender seu peixe sem compromisso com a moral e a ética.
Fundi o motor da minha M3 com essa dica.
Sacanagem.
Há erros na matéria: pré-ignição não é batida de pino. Batida de pino é detonação. E pré-detonação não existe.
Mano, não concordo com tudo que está na matéria, pois nem a gasolina Premium chega pura nós postos, pois mistura é o que mais tem. Mas há um fato, se vc por um motivo qualquer mexer no ponto de ignição no motor, o centelhamento da vela pode ocorrer antes do PMS, do pistão, se for antes do ponto morto superior, será sim uma pré ignição.
Fácil saber decanta com água. 1 litro de gasolina e 100ml de água. Mexer e deixar de cantar. Vai dividir automaticamente álcool agua e outros tipos de contaminação
Na minha Pajero Diesel coloco Diesel e está funcionando bem… Na Audi coloco Gasolina comum e da barata e nunca tive problemas… Não quero ficar louco com isso!
Sim… Mas se na pagero diesel, a cada tanque de combustível vc acrescentar um litro de óleo de motor, do mesmo que vc usa no carro, seus bicos e bomba dificilmente dará problema, e no carro a gasolina, para cada 30 litros de gasolina ou álcool um litro de querosene.
Dê
10% de Disel S10 NO TANQUE CHEIO AJUDA MUITO ESTOU USANDO!
Petrobras não quer mente inteligente Petrobras GOSTA de mentes burra com certeza absoluta
Não faça isso, o motor do seu veículo não é preparado para o nivel de carbonização que o disel causa, você vai ver que em longo prazo o desempenho do carro vai diminuir e em algum momento o carro vai parar. E respondendo ao segundo comentário, a petrobraa tem as mentes mais inteligentes do pais trabalhando (principalmente nos setores de geologia e na parte laboratorial do setor de refinaria).
Só de colocar a gasolina do Brasil já estamos estragando o motor.30% é só porcarias.Só um pouquinho de diesel não vai fazer tanto mal assim.Se fosse encher o tanque aí até concordaria.A Petrobrás não quer mentes pensantes.
TENHO um hb20 ano 2018 só uso álcooldesde de que comprei,,,pois a economia com esse combustível é muito grande chega a fazer 12 à 13 kilometro com um litro;sem contar que o carro é um aviãozinho pra andar..não tenho problemas de partida a frio,pois pega bem de manhã.A pergunta que não quer calar,é a seguinte..isso prejudica o motor?
Se eu fosse você perguntava para o seu mecânico de confiança.
Sim… tem uma série de explicações técnicas, mas só vais entender melhor se fores até uma retifica e peça para o técnico te mostrar o estrago em um cabeçote que só utiliza etanol. As vezes até buracos são feitos por corrosão, e as misturas que postos fazem também.
O que prejudicada é dizer que um carro a álcool faz 12 ou 13 km/l.
Só se for plataforma do guincho ou andando a 60km/h na rodovia em reta. Kkk
Realmente, que fez essa conta não sabe calcular. Alcool 13 km ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O uso absoluto de álcool apenas gera muito mais reparos a longo prazo do que a gasolina , vários motivos corrosão das peças desgaste prematuro de pistões , álcool e um combustível seco não gera lubrificação com isso estraga mais rápido. Imagina o q tem na gasolina adulterada?
Gasolina podium nada mas é que essa mistura de gasolina 9 partes e diesel 1 parte. Eu tenho um gol 1.0 ea111 ano 2008/09 com 280 mil km, faço essa mistura desde 0 km. Meu carro até hoje nunca deu problema, e eu nunca sequer precisei fazer nenhum tipo de manutenção no carro. A única coisa feita até hoje foi a troca de embreagem e dos freios.
Eu já vi o processo de fabricação (em pessoa) da gasolina aditivada, ela é feita com 8 partes de gasolina e 2 partes de aditivo (a escolha do fabricante da gasolina aditivada) e sobre o carro recomendo levar ele para fazer uma revisão de motor e peças mecânicas pois então verá o estrago do disel no motor.
Batida de pino. Onde tem tanto pino no motor?
Que eu saiba existe somente o pino do pistão. Se a batida for desse pino até faz sentido.
O que é bizarro é alguém ficar falando batida de pino sem ao menos ter a mínima noção que pinos são esses.
Os engenheiros se desvelam em anos para desenvolver um motor prático, eficiente , utilizando cálculos complexos de dinâmica e energia. De repente surgem os manés sabe tudo desprezando as técnicas desenvolvidas pela engenharia, aconselhando adicionar óleo diesel na gasolina. Com toda tecnologia hoje, se essa prática trouxesse algum benefício já seria adotada à muitos anos.
Vão estudar para não ficar aconselhando bobagens.
Verdade. Eu concordo com vc.
Falou o dr. Em engenharia phd em pino, calado é um gênio
Osama Bin L…
Pela segurança que você fala, você deve ser engenheiro? Parece um professor dando nota à todos que aqui expõe suas dúvidas.
Eu calado sendo gênio expus meu ponto de vista com coerencia e muita propriedade.
Que informação técnica você expõe aqui,além de gozação barata?
Lourival, concordo com você. Querem saber mais que os desenvolvedores do equipamento.
Manes, sabe tudo e papagaio de pirata, como pode um idiota deste ficar inventando coquetel de combustível, este idiota nem sabe o que um ciclo Otto ou ciclo disel,muito menos um motor a reação ou outro qualquer
Você deve se informar um pouco mais antes de ofender os outros, dizer que são idiotas da internet, essa mistura funciona muito bem, se você realmente entende dê uma estudada na gasolina Premium, e ainda pra completar, isso também ocorreu nis anos oitenta com a MISTURA RICA, foi muita criticada por engenheiros e especialista mas virou algo que trouxe a tecnologia passível de se usar álcool e gasolinaou seja a tecnologia flex. Pra concluir, também sou ENGENHEIRO.
Não sei porque tanta crítica tentando desconstruir algo que realmente funciona.
Quem tem mais de cincoenta anos se lembra da famosa mistura rica que era feita nos carros por causa do preço gasolina nos anos oitenta. Colocavamos trinta e cinco litros de gasolina e quinze de álcool e nenhum carro explodiu, pelo contrário, desenvolveram a tecnologia dos motores flex.
Batida de pino é só pelo som que é emitido. Sabe quando se vai arrancar um carro flex e ele dá uns estalos no motor? Então, é aquilo. Na realidade não há pino nenhum batendo. Há o encontro de duas frentes de chama, uma gerada pela vela e outra provocada pela pressão, esta ocorrida em outra parte da câmara de combustão. Este fenômeno é prejudicial para o motor.
Senhor estudador…OS ENGENHEIROS FAZEM….a gente desestudada CONSERTA!
Você me fez lembrar de uma frase assim: ouvi dizer,não sei quem, não sei onde, não sei que dia, que o arroz baixou pra não sei quanto. Enfim, não disse nada, talvez estudando você consiga falar algo de útil.
Já vi colocarem querosene ao invés do diesel.
Pelo menos é mais fluído. Se é que realmente faz efeito, porque adicionar 1litro no tanque cheio pra mim não mudar em nada.
Já usei muito querosene em carros e nunca deu problema, agora se serviu pra algo também não sei. Era 1l em meio tanque, usei dm corsa classic, Honda Civic, e uno
Alguém precisa explicar o que é a batida de pino. Até onde eu sei, é aquele ruído de “grilagem” que é mais perceptível quando vc coloca uma marcha muito alta em velocidade e rotação muito baixas. Algum expert aí pode confirmar se é isso mesmo?
Detonação, grilagem, ou batida de pino ocorre quando as condições para ignição do combustível na câmara de combustão são favoráveis demais (combustível de baixa octanagem, taxa de compressão alta demais, etc), e quando a vela produz a faisca, a explosão é forte demais, causando aquele barulho de bolas de gude dentro de uma lata.
O próximo estagio é a pré ignição, quando a explosão ocorre antes da faísca da vela, ou até mesmo com a chave desligada.
Eu uso somente gasolina aditivada desde 2010. Quando tiro as velas de ignição do meu carro elas estão limpas e quando olho a cabeça dos pistões pelo buraco que enrosca a vela no cabeçote, os pistões também estão limpos.
Abasteço no posto mais caro do bairro vizinho que eu moro, que fica na Zona Sul de São Paulo-SP. Pois sei que combustível barato é sinal de batismo ou adulteração, e o aditivo será um corante e olhe lá.
Gasolina batizada por solventes que faz bater pino meu carro é um Onix 1.4 ano 2019 e nunca bateu pino usando esta gasolina do meu posto de confiança.
Por fim esta mistura de diesel na gasolina pode entupir precocemente o catalisador.
Não é indicado gasolina aditivada, se opta por usar use sempre da mesma bandeira, não existe no Brasil uma legislação sobre ativação de combustíveis, mas esclareço, em motores a ciclo otto o melhor combustível para queima é o GNV, o segundo melhor é o etanol.
O manual do proprietário do meu Onix recomenda sim usar gasolina aditivada.
Não concordo! O gnv é seco e desgasta as válvulas de admissão mais que a gasolina. Já o etanol é corrosivo e corroe tudo que encontra principalmente se estiver batizado por água, sendo que tem carro que as velas de ignição colam no cabeçote e tem que ir para a retifica fazer as novas roscas no cabeçote. Gasolina tem maior lubricidade que o etanol, portanto as partes móveis tendem a ter maior vida útil usando gasolina do que etanol.
Que venha os carros elétricos e aí acaba esses dilemas!!!
A Dica pra “melhorar” tudo em seu carro é…”Usem nossos produtos,nos enriqueçam mais”,mesmo com preços absurdos
Essas “dicas”de internet,na maioria das vezes são furadas absurdas mesmo,mas o mais engraçado é a propaganda de venda de gasolina mais cara,já que o que se vende aki no Brasil é só lixo misturado,o que acaba com os motores de ALGUNS carros e fica a má fama nos veículos,exemplo do 308 THP,que usando o lixo daki que chamam de gasolina comum,o dono vai ter problema
Para alguns motores a melhor gasolina é a podium, se não está use etanol de boa qualidade, independente da bandeira
Outra mentira a gasolina aditivada eles adiciona só um corante pra dar cor somente aditivada não tem nada
Falou o químico agora se vc falasse alguns postos aí sim
O engenheiro passa anos projetando um motor pra vir um Zé com uma teoria tirada dos delirios mentais…
Ai depois dizem que tal marca não presta, carro moderno é ruim… Querem tratar como tratam um Fusca e com os cuidados do “Tião” Mexânico
Não mão suína tbm é bão. Rssss
A tal batida de pino é facilmente percebia, nenhum usuário continuaria a usar a mistura. Isto é só um palpite teórico de quem não fez.
Termos como auto detonação e falar que pre-ignicão é batida de pino, tiram bem a credibilidade da informação… Precisam melhorar os termos técnicos ou o técnico que passam os termos!
O Bello, para ter melhor termo técnico, tem que ser técnico, deixa pra lá, vai saber qual o carro deste MEXANICO derrepente bate tanta coisa que o melhor termo é este mesmo, a tal batida de pino.
Se a questão é limpar os bicos ejetores, a condição é simples, leve os a praça trianon, na av Paulista.
Olá, tudo bem?
Curto muito seus vídeos!
Gostaria de saber se o GNV mantém o motor limpo?
Limpo até demais. Tão limpo que não ajuda na lubrificação das guias das válvulas, e acaba causando problemas no cabeçote. Mais um detalhe: O gás não limpa o motor que está sujo, apenas mantém a limpeza.
Os postos de combustível de arapongas Paraná estão colocando água nos combustível precisamente no etanol eu mesmo abasteci em um posto aqui em Arapongas e foi surpreendo meu carro né dava mais partida esse posto Ipiranga que é do mesmo dono do Catuay de arapongas eu abasteci no posto da esquina da Rua Flamingo em frente Arável pesso que nossas sonoridades de Arapongas toma as providências e Fassa o vosso trabalho de fiscalizar os postos de Arapongas Paraná que estão agindo em regular!!!!!
Só abasteço em postos da Petrobrás ou Shell com a gasolina grid ou Power. Tenho um C4 pallas 2.0 16v é um carro muito chato para combustível. Ele é flex mas não coloco etanol. Com essas gasolinas dá 13 kms por litro na estrada
O diesel S10 pela proporção dita pelo tic toc não traria problema ao veículo,ele têm um grande poder de detergente e limpeza, incoveniente seria um pouco de fumaça que sairá pela descarga,afirmo que desempenho não haveria algum, apenas limparia válvulas, bicos e nada a mais, o uso contínuo, trará más consequências
Esse não entende nem de como andar a pé
Se a questão é limpar os bicos ejetores, leve-os a praça triannon, av Paulista, resolve rapidinho segundo comentários.
Se essas “espertezas” tivessem um mínimo de fundamento, os próprios fabricantes de veículos as recomendariam. Afinal, é do interesse das montadoras fornecer veículos mais econômicos e com melhor desempenho.
Não existe milagre, adicionar “formulas mágicas” ao combustível só gera ganhos à oficina que terá de fazer o conserto depois.
Cara,montadoras com preocupação com gastos???Rapaz não quero te falar nada não,mas o mundo é movido dinheiro…Os restaurantes frequentados por donos de postos de combustíveis são os mesmos frequentados por “cabeças” de montadoras de veículos,fabricantes de peças e tudo mais…Porque vc acha que ,carro elétrico sempre foi um “crime”pensar em sair do papel e só agora estão produzindo,sendo que a mais de 50 anos já foi inventado…Primeiro tem que saber dos donos de postos como vai ser,depois sai do papel
Porque só no Brasil e proibido carro diesel já pensou o motivo?
Corretíssimo
Isso é igual o que diz que instalou um chip que o carro que fazia sete agora faz dez é mentira isso não existe pura ilusão
É isto que dá…não estuda e fica dando palpites. Coitados dos que acreditam.
É sério isso mesmo? É tanta besteira que tenho lido, que acho estar vivendo em outro mundo. Vão estudar um pouco, para entender como esses sistemas funcionam e, não ficar dando voz para esses imbecis que vivem de visualizações na internet. Obrigado.
Com a gasolina nas alturas, a sugestão seria ainda colocar gasolina podium kkkk, se eu ganhasse oque um engenheiro da Petrobrás ganha com uma PLT altíssima aí sim não seria nada difícil
Ué e simplesmente fácil faz engenharia.
Naftalina, meu pai colocava no tanque da Yamaha LS3, 100CC, ano 73, que tinha. A danadinha virava um “curisco”. Rsrs.
Só tinha utilidade se houvesse infestação de baratas no tanque!
Sim! Isso porque antigamente a gasolina tinha nafta na sua composição. Hoje como a composição da gasolina é diferente, colocar naftalina não tem o menor efeito positivo sobre o veículo.
isso é verdade eu já coloquei e anda feito o cabrunco, porem motor travou uns dois meses depois!!
Cada uma, porque não põe dia o verde aí limpa os bicos e tudo fica verde. Papo de quem pensa que entende, aqui só mesmo idiotas fazem isso.
para ser influenciador digital basta ter 2 neurônios, e conseguir uma legião de seguidores com 2 ou menos. Coisa muito fácil com a geração Nutella de hoje
Agora essa de gasolina aditivada que não passa de uma comum, pra mim é apenas um corante que adiciona nela e vendem a absurdos 10 centavos o litro ou mais. Gasolina Podium, é reconhecida apenas para motores e altas performance, tipo carro esportivo importado. Falo da gasolina aditivada porque quando lançou ela nos anos 90 fiz vários testes em meu carro, não muda absolutamente nada,aliás gasta um pouquinho mais, mas é sutil esse número.
Lembremos que a função do aditivo na gasolina aditivada não é melhorar a performance. Sua função é manter o motor limpo.
Isso sem falar que cada distribuidora usa o seu próprio aditivo igual aos fabricantes de óleo fazem.
Sobre a Podium servir apenas em carros importados de alto desempenho, já virou uma falácia tbm…
Se parar para pensar os motores de carros compactos, hoje com injeção direta turbo compressores 1.0 com 130cv podem ser considerado motores de “alta performance” extraindo potência maiores do downsize..
O problema é que esses motores turbo nacionais não tem uma injeção avançada o suficiente para aproveitar essa octanagem a mais.
A quantidade sugerida de diesel por litro de gasolina é bem pequena, pra causar estragos ao motor. Alguém com mais instrumentação, poderia fazer o teste em dinamômetro e comprovar se dá de fato,algum ganho positivo com essa mistura.
Me forneça o seu carro como cobaia que eu faço o teste que você quiser, o prejuízo vai ser completamente seu mesmo!
Só um louco, analfabeto de pai e mãe, pode sugerir diesel na gasolina.
O diesel não queima ou seja não se transforma de líquido para gás como a gasolina, então ele desce pelos anéis, se misturando ao óleo, onde este perderá a capacidade de lubrificação.
Meu Deus
Sério?
Então toma um banho de diesel e põe fogo.
Depois vem aqui e posta o resultado com foto.
AFF …
Pode jogar um fósforo num tanque diesel que não pega fogo.
O mais provável é que queime incompletamente, e vire uma baita fuligem que vai carbonizar o motor todo, e ferrar o catalisador.
Paulo Alexandre kkkkkk o Diesel nao queima kkkkkkkkkk não se transforma de líquido para gás kkkkkkkkkkk, entendiiiiiii, por isso que caminhão não sai fumaça do escapamento e sim um jato liquido preto kkkkkkkkkk.
Você estava pisando na sua orelha qdo escreveu esta asneira ne asno kkkkkk.
Já que o diesel é um óleo lembrei das motos 2 tempos que a gente misturava o óleo dois tempos na gasolina era aquele fumaceiro,.
Já coloquei * de gato no tanque do Escort, e os gases formados no tanque aumentou a octanagem da gasolina, refiz a regulagem do carburador e a potência passou de 67 CV para 108 CV, conferidos no teste de dinamômetro. Altamente recomendável
Aí sim!!!
Kkkkkkkkkkkkkk … Essa foi boa!!!!
Eu tenho um canal no Youtube onde falo sobre essas “furadas”. Mas o povão quer mesmo saber é de “receitas mágicas”! Aposto que esse “tiktoker” tem mais “seguidores” que eu…. Povo com nada na cabeça…
Coloca o nome do seu canal aí.
Bem diesel na gasolina essa é nova a mistura até que funciona mais é muito perigosa a questão da pré iguiniçao é muito difícil afinal motores diesel trabalham com um compressão muito alta mais o diesel vai fazer estrago igual o motor queimando óleo de motor vamos aos prejuízos dessa brincadeira o primeiro diga adeus a sonda lâmina ele vai ficar Ruim dão o carro vai beber que é uma beleza igual um Opala ou vai ficar extremamente fraco por causa da leitura errada segundo adeus catalizador se usar essa mistura o catalizador vai estragar bem rápido e provavelmente vai entupi terceiro o óleo diesel é mais grosso que a gasolina então a chance de entupir o filtro de gasolina é grande então pode colocar um guincho na conta o melhor é comprar um bom aditivo e colocar na gasolina ou no etanol para limpar os bicos tem vários no mercado já os motores diesel é só colocar no S10 antigamente se colocava querosene no diesel mais não adianta de nada se quiser pode colocar um pouco de etanol para ajudar a pegar no frio em motores antigos com bomba injetora já os modernos se não pega de manhã é só trocar as velas de aquecimento do motor que ninguém troca elas aquecem os bicos para o diesel chegar quente e pegar fácil
Foi o que eu pensei, diesel na gasolina deve estragar a sonda lâmbda e catalisador.
Exatamente! Parabéns pelo seu comentário! E ainda isso pode carbonizar cabeçote e pistões.
Abastecimento com etanol,10 litros a cada vez que encher o tanque ajuda a limpar o motor
Gasolina já vem com 27% de álcool meu patrão, pra que mais álcool?
Nunca fiz e não vou fazer isso é mentira publicidade enganosa,tem aditivos muito bons da (Stp e Acdelco da GM Chevrolet)eles tem detergente dispersante,uso 2 por ano e tenho um excelente resultado usei(celta,HB20 e agora honda city) de manhã pega muito bem,tem um torque muito bom motor trabalha macio.Mas isso ai(diesel na gasolina é problema)
Ao invés do diesel S10, temos uma dica dos anos 60>>>>>>>>>>>>>>>>>>NAFTALINA NO TANQUE ! (sigam-me para mais dicas automobilísticas)
Engenheiros estudam por décadas pra desenvolver um motor com o melhor coeficiente de economia possível ai vem um mecânico aperta parafusos, um gênio e vem com um absurdo desse e tem otário que acredita.
Relaxa é só zueira,
Será que o auto papo poderia entrar no do túnel do tempo ir para a era”Lula” e ver alguma matéria sobre adicionar 20%de álcool na gasolina, o que diziam os engenheiros sobre isso?
Então o Sr ” presidente” ou sei lá quem, adotou a ideia e tirou o nosso privilégio de ter uma gasolina pura!
Melhor colocar óleo de caixa 90 aí sim vai ser uma explosão são só muitos técnicos muitos professores pardal. Que economizar compra uma baik
Que dica mais barata!
Tempo bom
Metia a embalagem inteira no Chevette kkkkkk…