As piores dicas da internet para o seu carro

De farinha na direção hidráulica a refrigerante no radiador, não acredite em tudo que você lê por aí

Por Bárbara Angelo05/05/18 às 10h30

Na boa e velha internet, é possível encontrar solução para todos os problemas que esta vida nos apresenta. Há receitas de macarronada com miojo, como desmontar seu notebook, ou como amaciar a direção hidráulica com farinha de trigo. Você teria coragem de fazer isso? Confira as piores dicas da internet para o seu carro, e o que pode acontecer com ele se você escolher segui-las.

1. Naftalina no tanque de combustível dá mais potência

piores dicas da internet para o seu carro naftalina no tanque de combustível

Uma das piores dicas da internet para o seu carro é a de se colocar bolinhas de naftalina no tanque de combustível. Segundo o mito, o produto é capaz de aumentar a octanagem da gasolina, tirando mais potência do motor – um verdadeiro “viagra” mecânico. Entretanto, segundo Henrique Pereira, da comissão técnica de motores Otto da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE) do Brasil, isso não é verdade.

De acordo com o especialista, essa lenda é antiga e, no passado, funcionava. A naftalina, aquela mesma que usamos em armários para espantar insetos e mofo, agia sobre a gasolina para aumentar seu desempenho. Entretanto, nos dias atuais, os motores mudaram, assim como a gasolina e a própria naftalina.

A gasolina brasileira melhorou muito desde então, e hoje oferece altos níveis de octanagem. Da mesma forma, os motores atuais possuem injeção eletrônica, e corre-se o risco de a naftalina não se dissolver totalmente e entupir os injetores, filtros de bomba e outros componentes do sistema.

Quanta à naftalina, também não é mais a mesma e tem como base substância diferente da do passado, podendo ser nociva para o seu carro. Mesmo com todas essas, Pereira ainda aponta que, mesmo em tempos idos, a diferença não era tão grande. Portanto, não faça isso com seu carango. “Seria um absurdo”, crava o especialista.

2. Gasolina pode ser testada com copo descartável

piores dicas da internet para o seu carro testar a gasolina com copo descartável
Reprodução do YouTube

Outra das dicas malucas que encontramos na rede é a do teste de gasolina com copos descartáveis. Há, inclusive, vídeos que mostram o copo se derretendo após passar alguns segundos em contato com a gasolina. Diz o mito que quanto maior for o tempo para que ele dissolva, de pior qualidade será a gasolina. Mas Pereira explica que não é bem assim.

“Tanto a gasolina boa quanto a ruim vão derreter o copo”, diz ele. O especialista reconhece que, de fato, haverá diferença no tempo de derretimento de acordo com a gasolina. Essa distinção, entretanto, não seria perceptível, o que descategoriza o teste rápido e simples a que a dica se propõe. Seria necessário, de acordo com ele, uma organização mais sistemática, contando com uma gasolina sabidamente boa para se fazer uma comparação.

Diferenças gritantes só seriam visíveis se o combustível testado fosse adulterado com um solvente e, mesmo assim, em muita quantidade. Como a maioria das adulterações, hoje, são feitas com etanol, o teste perde sua validade.

3. Aplique tabaco ou sabão para evitar o embaçamento dos vidros

piores dicas da internet para o seu carro tabaco e sabão para desembaçar o vidro

Outra das piores dicas da internet para o seu carro é aplicar tabaco ou passar uma barra de sabão no interior do parabrisa para evitar que ele embace em dias de chuva. Outras sugestões podem até funcionar, mas estas, em específico, não são indicadas. De acordo com o especialista da SAE, tanto o tabaco quanto o sabão vão engordurar o vidro. Assim, por um breve período, pode até funcionar.

Logo, entretanto, a gordura vai escorrer e o parabrisa voltará a embaçar. Depois, será preciso limpar a gordura que, não, demora, também passará a embaçar o vidro ela própria.

4. Remova a válvula termostática para evitar o superaquecimento

piores dicas da internet para o seu carro remover a valvula termostatica
Foto WikiCommons

Quando um carro ferve, seu proprietário o leva ao mecânico. Lá, o “profissional”, para interromper o superaquecimento, simplesmente retira a válvula termostática, joga no lixo, e manda o cliente embora. O dono do carro, vendo que este não ferve mais, fica satisfeito. E daí vai pensar que a tal válvula não serve para nada. A “solução”, com tudo, não é das melhores.

Pereira explica que a função da válvula termostática é controlar a temperatura de funcionamento do motor. Quando ligamos o carro pela manhã, por exemplo, ela se mantém fechada até que a água que circula no motor se aqueça. Depois, ela se abre e passa a circular a água do radiador pelo sistema. O processo ocorre em diversos momentos, de forma a manter a temperatura ideal de funcionamento do propulsor.

Assim, quem remove a válvula termostática estará, de fato, fazendo com que o motor funcione em temperaturas mais baixas. Temperaturas para as quais o sistema não foi projetado. “O carro fica sem nenhum controle de temperatura de água”, coloca Pereira. Neste caso o veículo pode, por exemplo, demorar muito para se aquecer pela manhã. Outra possível consequência é que haverá problemas na queima do combustível, que necessita de altas temperaturas.

Ao contrário de seguir a dica, o engenheiro sugere que o superaquecimento constante pode ser causado por uma válvula termostática defeituosa. A substituição da peça, por isso, seria mais adequada do que sua remoção.

5. Passe silicone para hidratar os painéis de plástico

piores dicas da internet para o seu carro passar silicones nos painéis de plástico

Esta sugestão, além de péssima, é amplamente utilizada. Há, inclusive, estabelecimentos especializados na limpeza de carros que a colocam em prática. Segundo Leandro Amorim, promotor técnico da Meguiar’s, o silicone tem efeito justamente contrário ao esperado, ressecando o plástico. O mesmo é verdade para qualquer substância que contenha óleo em sua composição, e todas devem ser mantidas longe dos painéis. O correto, de acordo com Amorim, é utilizar produtos especiais para plástico durante a limpeza. Saiba o que mais não fazer na hora de lavar seu carro com nosso guia.

6. Farinha de trigo amacia a direção hidráulica

piores dicas da internet para o seu carro farinha de trigo na direção hiráulica
Reprodução do YouTube

Esta dica tem destaque entre as piores da rede. Segundo a lenda, o mantimento usado para fazer pão também pode ser empregado para amaciar a direção hidráulica do seu carro. O pó seria adicionado dentro do reservatório do fluido de direção. É possível, até mesmo, encontrar diversos vídeos no YouTube de pessoas corajosas que resolveram testar a dica. Algumas até afirmam que ela funciona!

Como pode-se imaginar, a ideia absurda pode danificar o sistema de direção hidráulica. Segundo Pereira, o fluido serve para diminuir a força de trabalho da direção, que faz uso de pistões para auxiliar o motorista. A farinha iria, assim, se misturar ao líquido e ter efeito contrário. No pior dos casos, a direção hidráulica poderia se quebrar no meio do caminho. “Se for assim, sugiro também colocar óleo de motor ao fazer um bolo”, propõe o especialista com relação a esta dica.

7. Serragem pode silenciar ruídos da caixa de marchas

piores dicas da internet para o seu carro serragem na caixa de marchas

Outra prática absurda que se encontra no território selvagem da internet é a de colocar serragem dentro da caixa de marchas, para eliminar ruídos durante o operação do câmbio e enganar um eventual comprador do carro. A ideia, claro, não é das mais brilhantes. “Pela grossura da serragem, pode até dar uma silenciada por uns dois dias”, coloca Pereira. Depois, a história muda.

A caixa de transmissão é um conjunto de engrenagens projetadas com certas folgas e, quando elas se tocam, é de forma suave. Ruídos, quando surgem e em geral, são provenientes do sincronizador ou outros componentes, explica o engenheiro. Colocando serragem na caixa de marchas, a madeira iria se misturar ao óleo das engrenagens formando uma massa que logo interromperia o funcionamento do sistema. “Isso é crime, é caso de polícia”, afirma Pereira.

8. Coloque óleo para motores a diesel em carros movidos a gasolina

piores dicas da internet para o seu carro óleo para diesel em carro a gasolina

Esta recomendação pode, até mesmo, ser feita por mecânicos. A ideia é que o óleo para motores a diesel vai oferecer maior proteção para os propulsores a gasolina (ou flex) por ser projetado para trabalhar sob taxas mais elevadas de compressão. A sugestão, claro, é furada!

Os lubrificantes são desenvolvidos, entre outros, para tratar os gases liberados pela combustão. Essas substâncias diferem de acordo com o combustível. Assim, a reação química entre os gases da queima da gasolina e o óleo para motores a diesel pode alterar as características deste último, causando danos ao motor. Saiba mais com esta dica do Boris.

9. Pasta de dente pode limpar os faróis

piores dicas da internet para o seu carro pasta de dente nos faróis

Esta sugestão não é tão ruim quanto outras das piores dicas da internet para o seu carro. De acordo com ela, o produto para limpeza bucal pode ser utilizado para lustrar faróis que perderam o brilho, se tornando opacos. A pasta de dente tem, de acordo com Henrique Pereira, da SAE, certa arenosidade. Por isso, pode servir para polir o componente.

Entretanto, seu nível de arenosidade é baixo, já que o material foi pensado para limpar dentes. Por isso, até se alcançar um resultado, o dono do carro vai ter que gastar muita pasta – e muito braço. É muito melhor, aconselha o especialista, fazer uso de ceras e polidores desenvolvidos especificamente para faróis. Mesmo assim, observa ele, em alguns casos a peça não tem mais salvação.

10. Coca-Cola serve para limpar o radiador

piores dicas da internet para o seu carro coca cola no radiador
Reprodução do YouTube

A Coca-Cola é amplamente utilizada para muitas coisas além de saciar a sede e o vício em açúcar de seus consumidores. Uma das mais novas “aplicações” do produto é na limpeza de radiadores. No YouTube, também podemos encontrar vídeos com os corajosos que desbravam o desconhecido para que outros não tenham que fazê-lo. Alguns deles deixam claro que a aventura é apenas um teste, mas muitos podem cair na armadilha.

Pereira acredita nas propriedades desimpregnantes da bebida, ressaltando que ela é ácida e gaseificada. Entretanto, ele não considera a Coca-Cola adequada para radiadores. Segundo ele, o refrigerante pode ser colocado em um radiador desmontado. Depois, deve-se passar muita água. Mesmo assim, o engenheiro chama a atenção para a futilidade da dica, já que existem produtos específicos para a tarefa disponíveis no mercado.

Se o radiador não for retirado do motor, contudo, a situação é muito pior. Como explica Pereira, nesse caso, a bebida açucarada irá circular por todo o sistema de arrefecimento, passando pela bomba de água e chegando dentro do motor. Quando o carro for ligado e esquentar, os resíduos da Coca-Cola vão ferver e se transformar em caramelo. Chegando aí, o trabalho para remover o grude será enorme.

11. Coloque um ovo para consertar um radiador furado

piores dicas da internet para o seu carro ovo no radiador

Esta velha recomendação é das mais engraçadas. Hoje, ela também é uma das mais controversas entre as piores dicas da internet para o seu carro. No passado, um ovo podia, realmente, interromper o vazamento de um radiador por um curto período de tempo. Colocado diretamente no líquido de refrigeração, o alimento é rapidamente cozido, se endurecendo e servindo como um tampão sobre o furo.

Hoje em dia, entretanto, muitos carros não oferecem acesso ao radiador, que nos tempos idos possuía uma tampa, explica Pereira. Alguns radiadores ainda possuem essa tampa, removível com ferramenta. Os motores modernos, geralmente, contam com acesso apenas para o tanque de expansão. Colocar um ovo ali não teria efeito algum no vazamento. Ao contrário, o ovo iria passar para a mangueira do tanque e se prender por ali, complicando o problema e encarecendo o reparo.

Além disso, atualmente, investe-se muito em componentes eletrônicos para todas as partes do carro, incluindo as responsáveis pelo arrefecimento. Quanto mais moderno o veículo, menos afeito ele será a um ovo circulando no sistema. A substância irá se prender nos sensores, na válvula termostática e em outros componentes, e será bem difícil – e caro – tirar ele dali, termina o engenheiro.

18 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Bruno 10 de outubro de 2018

    Coloquei farinha de trigo na direção do meu corsa estraguei tudo vou gastar agora uns 600 reais já esgotei o óleo e coloquei óleo novo não adiantou a direção está muito macia e macia de mais

  • Wellington 5 de junho de 2018

    Coloquei num antigo Monza (83) em seu radiador sementes de linhaça, nível da agua sempre baixava, depois disso não baixava mais e não fiz reparos quanto a vazamentos, durou até quando o vendi…

  • Ricardo Soares de Souza Filho 6 de maio de 2018

    Mais dois remédios para carro do tempo antes da internet: Como o diferencial da F-100 tinha um desgaste prematuro (antes da Ford comprar a Willys do Brasil), a receita era colocar banana verde dentro do diferencial para tirar o ronco da coroa e pinhão. Outra dica maluca era, nos carros com motor ja queimando oleo lubrificante, portanto com a saida do escapamento preta de fuligem, só acender um massarico de soldar com o fogo grande desregulado, e aquecer a ponta da descarga. Era pra ficar na cor cinza e enganar os compradores.kkkkkkkk.

  • Samuel 6 de maio de 2018

    Pronto falou td. Kkkkk
    Agora não sei bem se é vdd sobre o silicone. Todos s donos de carro passa silicone desde quando eu era criança e nunca vi um painel ressecado ou rachado por causa do silicone. Muito pelo contrário já vi muitos por falta do uso do msm.

  • Izac 6 de maio de 2018

    Esse cidadão recebeu quanto das indústrias que vendem produtos específicos para carros? Dá pra ver claramente que é explicação comprada pra fazer marketing pra indústria de produtos pra carro… Claro que os testes tem seu valor no mundo dos pobres brasileiros!

  • Carlyle Ferreira Salgueiro 6 de maio de 2018

    “A gasolina brasileira melhorou muito desde então, e hoje oferece altos níveis de octanagem”. Sinceridade? Tenho minhas dúvidas.

  • Edson 5 de maio de 2018

    Eu ainda acho que muitos postos de gasolina usam gasolina formulada! É uma gasolina liberada pelo governo, que tem a octanagem baixa!

  • Fernando Furlan 5 de maio de 2018

    Olá amigos ..eu tinha um opala 77 muito bom de lata .mas o motor tava fumando muito um senhor de me deu a dica de colocar um saquinho de naftalina no caro para parar de fumar … então eu coloquei meio Tande de gasolina e as naftalina foi tiro e queda o carro paro de fumar …e eu vindo…

  • Igor 5 de maio de 2018

    Tem a de passar óleo de banana para remover riscos do carro, que além de não funcionar, remove a tinta do auto.

  • Wagner 5 de maio de 2018

    A exceção da regra do óleo de motor é o top turbo, ele é para frota mista, já rodei mais de 200.000 km com esse óleo, diminui o barulho do motor, partida fria melhor, se estiver fumando e baixando óleo, fuma menos e baixa menos. Acaba com aquele barulho de maquina de costura da tenere 250

  • Lobo 5 de maio de 2018

    Bater banana verde no liquidificador e colocar no radiador ajuda a tapar vazamentos….já vi um mecânico fazendo isso…kkkk

  • Djalma silva 5 de maio de 2018

    Este do ovo dava certo como disse nos antigos em que o radiador usava tampa , já rodei quase 500 km com um antigo ômega com o radiador furado e um ovo jogado dentro e tampouco o furo , deu para chegar em meu destino depois parar o carro com mais calma e fazer o serviço adequado

  • leonardo 5 de maio de 2018

    a gasolina do brasil é a pior do mundo… gasolina podre… fazem reportagens com mentiras… a gasolina exportada nem se compara com o lixo que temos aqui… não se iludam…

  • Cícero Roberto 5 de maio de 2018

    A dica de colocar banana verde no câmbio. Alguém já ouviu falar?

  • Joao.carlos 5 de maio de 2018

    Colocava serragem para caixa deixar de roncar e vendia o carro de boa.

  • Dirceu 5 de maio de 2018

    Na década de 70 quando tínhamos Mobilete e pouco dinheiro transferimos gasolina de um tanque para outro para toda a turma poder andar junto. Quando era abastecida com gasolina azul (muitos nem sabem o que é) não dava tempo de ir de um tanque para outro nesses copinhos plásticos de água. Com gasolina amarela dava tempo mas claro se demorasse muito o fundo desmanchava. Portanto tem diferença sim de uma gasolina para outra. Ótima matéria. Abs

  • Edgar zagraysk 5 de maio de 2018

    Olha mediante a tantas recomendações posso afirmar que a única que sempre faço e 1ª passar parafina nas correias 2ª 1/2 querosene 1/2agua pra lavar o carro tenho por costume passar leite de mamão nós pneus,e água fornicação nos vidros,casca de banana nos textos de cada 3 meses… isso sempre fiz em todos carros que tive,embora muita dificuldade na hora da venda,mas prossigo com isso.

  • Odilon 5 de maio de 2018

    Eu só não conhecia o do ovo, farinha e serragem. O restante é tudo verdade, mais o q que a reportagem falou:” a gasolina era outra”. Hoje é Tão Ruim q não consegue nem dissolver um simples copo descartável

Deixe um comentário