Exigências para veículos de autoescolas podem ser anuladas

Limite mínimo de carga, ano de fabricação e quantidade de veículos são parâmetros considerados abusivos pelo Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 565/19

fila de carros de autoescola brancos em rua brasileira
Por AutoPapo
Publicado em 25/09/2019 às 14h44
Atualizado em 26/09/2019 às 11h28

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 565/19 quer suspender trechos da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta as exigências para o credenciamento de veículos de autoescolas e os equipamentos de aprendizagem obrigatórios.

Conforme a Resolução 358/10, as empresas que formam condutores para a categoria B (automóveis e caminhonetes) devem possuir, pelo menos, dois veículos com câmbio mecânico e no máximo oito anos de fabricação. Para a categoria C (caminhão), a exigência é de um veículo de carga com Peso Bruto Total (combinação entre o peso do veículo e da carga) mínimo de 6 toneladas e no máximo 15 anos de fabricação.

Para a deputada Jaqueline Cassol (PP-RO), autora do projeto que que anular as exigências para veículos de autoescolas, o Contran exorbitou do seu poder regulamentador ao exigir esses veículos e criou dificuldades para a operação das autoescolas.

manifestacao autoescola antonio cruz agencia brasil
Brasília - Proprietários de autoescolas organizam manifestação na Esplanada dos Ministérios contra resolução do Detran que obriga o uso de simuladores em aulas de direção (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Ainda segundo a parlamentar, o Código de Trânsito Brasileiro delegou ao conselho apenas o poder de estabelecer o padrão de identificação dos veículos usados nas aulas de direção e o credenciamento de empresas e instrutores.

Cassol afirma também que a revogação das exigências atuais poderá estimular o surgimento de autoescolas de pequeno porte em locais que hoje não possuem esse serviço.

A anulação das determinações para veículos de autoescolas será analisada pelas comissões de Viação e Transportes, Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Depois seguirá para o Plenário. Confira a tramitação do Projeto de Lei.

Foto Antônio Cruz | Agência Brasil

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Genaro Albuquerque Mello neto 4 de outubro de 2019

Agora sim vamos poder tirar nossa carteira de habilitação mais rápida vai abrir mais auto escola gerar mais emprego .

Avatar
Deixe um comentário