Venezuela volta a fazer carros com fábrica criada por Hugo Chavez

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que fábrica estatal irá fazer carros acessíveis para a população do país

iran khodro dena cinza frente
Os carros são projetos da iraniana Ikco e trazem plataforma da Peugeot (Foto: Ikco | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 13/10/2022 às 17h02

Você conhece a Venirauto Industrias C.A.? Essa é a fábrica de automóveis estatal da Venezuela, fundada em 2006. Ela é responsável por produzir carros projetados no Irã pela Iran Khodro (Ikco) e pela Saipa. Após um período inativa, o presidente Nicolás Maduro anunciou o retorno a fábrica.

O presidente disse que o objetivo da volta da Venirauto é para oferecer carros acessíveis à população. O veículo deverá ter consumo de 14,3 km/l e ter preços entre 12 e 16 mil dólares (cerca de R$ 62,8 mil e 83,8 mil na cotação atual).

VEJA TAMBÉM:

Como são os carros da Venezuela

Os carros fabricados na Venezuela serão os sedãs Tara e Dena, da Ikco. Ambos são equipados com motor 1.6, sendo o Tara equipado com o TU5+ da PSA e o Dena com o EF7 de origem iraniana. Coincidentemente, ambos produzem 113 cv.

As plataformas de ambos são da PSA. O Tara utiliza a base do Peugeot 301 — um sedã simples e espaçoso nos moldes do Renault Logan — enquanto o Dena utiliza a plataforma do Peugeot 405.

iran khodro dena vermelho frente
O Dena é mais simples e usa a plataforma do Peugeot 405, dos anos 80

Já foi iniciada uma pré-venda na 20 concessionárias da Venirauto espalhadas pela Venezuela. Os interessados fazem um registro através de um QR code e solicitam o carro utilizando seus créditos do banco nacional. 9.568 pessoas fizeram a reserva.

Ainda não foram dadas as datas para o início da produção nem quando os compradores irão receber o carro.

Fotos: Ikco | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Asdrubal 17 de outubro de 2022

Meu Deus!!! Mais uma mentira!!! Cuando esa fabrica empezó solo los que estan con el gobierno recibieron esos vehiculos, esos carros no llegan al pueblo!!! Una BIL!!!! Mentira

Avatar
J.Dickmam 3 de março de 2023

Exato amigo, outro exemplo é o da China, pois é um pais capitalista com um desgoverno comunista neo Escravocrata. Portanto Países com puramente comunistas & socialistas estão falidos com a Korea do Norte e Cuba, não iludam na China não há democracia, não é um pais livre, só a elite seleta do partido comunista vive bem e viaja pelo mundo para propaganda do desGoverno…, é o mais sádico conceito de hipocrisia governamental.

Avatar
Marcos 16 de outubro de 2022

Até agora o primitivo capitalismo brasileiro não foi capaz de produzir e manter veículos de fabricação nacional, bases espaciais, nem indústria bélica capaz de construir tanques de quinta e sexta geração, mísseis intercontinentais, nem bombas nucleares…até agora nem sequer adubos e fertilizantes o primitivo capitalismo neoliberal colonizado brasileiro não foi capaz de produzir, até o petróleo brasileiro não é totalmente refinado no Brasil.
Onde ésta a estação espacial brasileira, como fazem a Rússia socialista e a poderosa e rica China comunista?
Onde estão os submarinos nucleares e porta aviões nucleares como na Rússia socialista e China comunista?
Onde estão os quase 50 mil quilômetros de trem bala brasileiros como os que existem na rica China comunista?
Onde estão os mais de 100 diferentes fabricantes de veículos nacionais brasileiros, como os que existem na China comunista?
Onde está a nossa internet de sexta geração como a que existe na China comunista?
Onde estão as nossas sofisticadas fábricas nacionais de eletrônicos como as que existem na Rússia socialista e China comunista ?
Onde está o sistema de navegação por satélite, produzido pelo primitivo capitalismo brasileiro para fazer frente com o sistema GLONASS russo ou o DBS chinês ?

ATÉ AGORA SE POR ALGUMA RAZÃO AS EMPRESAS ESTRANGEIRAS SAÍSSEM DO BRASIL, PRINCIPALMENTE GUERRAS E O BRASIL FICASSE ISOLADO, TERÍAMOS QUE VESTIR COURO DE ANIMAIS, USAR ARCO E FLECHA E VOLTARMOS A NOS ABRIGAR EM CAVERNAS.

Avatar
J.Dickmam 1 de março de 2023

Escreveu muito e não acrescentou nada, só mais um chavesco revoltado revolucionario tapado. Nunca pisaste na china, tenho certeza.

Avatar
Luis alfonso 15 de outubro de 2022

O pior cego é o que não quer ver carro sem air-bag e sem segurança com motores ultrapassados poluentes com qualidade duvidosa brincadeira

Avatar
J.Dickmam 1 de março de 2023

Verdade, não sou contra se um dia sugir no Brasil, uma boa marca nacional, porém só se ater a segurança e custo x beneficio. Pois fabricar veiculos bateu x morreu, até o Iran e India já fazem…

Avatar
Joao Kalinovski 14 de outubro de 2022

Esse é o socialismo (comunismo).
Venezuela e Russia fabricando carroças.

Avatar
Marcos 16 de outubro de 2022

Enquanto o Brasil não possui fábricas nacionais de veículos, restando apenas multinacionais que levam o nosso dinheiro para o estrangeiro, empobrecendo o Brasil.

Avatar
Asdrubal 17 de outubro de 2022

Mas gerando emprego para milhões de Brasileiros é estrangeiros

Avatar
J.Dickmam 1 de março de 2023

Se é para produzir carroças, é melhor não produzir! O foco é outro! Nosso pais domina tecnologias muito superiores do que a automotiva, vide fabricação de aeronaves e submarinos nucleares, alias, o Brasil é o único do hemisfério sul a dominar o desenvolvimento de submarinos nucleares.

Avatar
Keppaty 14 de outubro de 2022

Brilhante ideia.

Avatar
Deixe um comentário