Carros raros: 12 nacionais que você não sabia que existiram

Listamos as configurações de carroceria mais incomuns que a indústria já desenvolveu a partir de veículos feitos no Brasil

tl capa
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 26/01/2019 às 10h33
Atualizado em 11/08/2022 às 16h28

Curte automóveis pouco conhecidos? E nacionais? E ambos? Então se ligue no levantamento do AutoPapo com 12 carros raros fabricados no país. Nossa lista traz apenas configurações com tipos de carrocerias incomuns. Outros tipos de singularidades feitas no país, como séries especiais ou versões com motorização exclusiva, ficaram de fora; futuramente, eles poderão ser incluídos em um listão específico. Você já viu algum deles?

1. Chevrolet Chevette 4 portas

Carros raros fabricados no Brasil: Chevrolet Chevette 4 portas
Chevrolet | Divulgação

O Chevette deu origem a uma grande família no Brasil. Dele, nasceram a perua Marajó e a picape Chevy, além do hatch. A linha contabilizou cerca de 1,6 milhão de unidades produzidas no país. Ainda assim, há um carro raro nessa gama: o sedã, com quatro portas. Lançada em 1979, essa configuração foi produzida até 1987. Teve pouquíssimas unidades vendidas no país, pois o consumidor local preferia, na época, veículos com duas portas. Porém, o modelo foi exportado e vendeu bem em outros mercados da América do Sul.

2. Volkswagen TL 4 portas

Carros raros fabricados no Brasil: Volkswagen TL 4 portas
Volkswagen | Divulgação

Se um TL já não é figura fácil nas ruas, o que dizer de um quatro portas? Pois ele existiu! A ideia da Volkswagen era ter um substituto à altura para o Sedan 1600, popularmente conhecido como “Zé do Caixão”. Foi outro que vendeu pouco em função do então gosto dos brasileiros por modelos de duas portas. Por isso, o fastback conseguiu agradar apenas aos taxistas e a um ou outro comprador.

3. Volkswagen Brasilia 4 portas

Volkswagen Brasilia 4 portas
Editora Alaúde | Reprodução

Outro Volkswagen de quatro portas com motor traseiro a ar está em nossa lista de carros raros nacionais. Das 950 mil unidades do modelo feitas no Brasil, entre 1973 e 1982, uma ínfima parcela tinha as portas adicionais. Essa variação acabou obtendo mais sucesso em países para os quais era exportada, entre os quais Nigéria, Chile e Venezuela.

4. Volkswagen Golf 2 portas (GTI VR6)

Carros raros fabricados no Brasil: Volkswagen Golf GTI VR6
Volkswagen | Divulgação

Este aqui foi feito de propósito para ser um dos carros raros da indústria nacional. A Volkswagen comercializava o Golf de quarta geração apenas com quatro portas, inclusive na versão esportiva GTI, com motor 1.8 turbo de quatro cilindros e 180 cv. Todavia, produzia no Brasil o duas portas, apenas para exportação. Em 2003, a empresa decidiu fabricar uma série superespecial, limitada a 99 exemplares, com motor 2.8 de seis cilindros aspirado de 200 cv e a carroceria destinada aos países estrangeiros. Os veículos eram numerados e traziam um body kit exclusivo. Nascia aí o GTI VR6.

5. Volkswagen Kombi Pick-up cabine dupla

Carros raros fabricados no Brasil: Volkswagen Kombi pick-up cabine dupla
Volkswagen | Divulgação

A Kombi teve diversas opções de carroceria no Brasil. As mais comuns são a standard (para passageiros ou carga), o furgão e a picape, mas houve também configurações mais inusitadas. Entre as quais, estão o modelo com seis portas e a picape com cabine dupla. Essa última tinha a particularidade de ter duas portas do lado direito e apenas uma do lado esquerdo. Isso cerca de 20 anos antes de a Hyundai lançar o Veloster! Foi produzida de 1981 a 1985 e teve, além de opções de motores a gasolina e a álcool, um inédito propulsor a diesel, que revelou-se problemático e logo deixou de ser oferecido.

6. Karmann Ghia conversível

Carros raros fabricados no Brasil: Karmann Ghia conversível
Volkswagen | Divulgação

O Karmann Ghia cupê não é exatamente comum no Brasil: teve apenas 23,4 mil unidades produzidas entre 1962 e 1971. O conversível, então, é uma verdadeira mosca branca, com apenas 176 (algumas fontes apontam 177) exemplares fabricados a partir de 1968. Há quem diga que eles são carros raros, mas tão raros, que é mais fácil encontrar um conversível adaptado a partir de um veículo com capota rígida que um original de fábrica. Por isso, um veículo desses em bom estado tem preço superior a R$ 100 mil atualmente.

7. Fiat Tempra 2 portas

Carros raros fabricados no Brasil: Fiat Tempra Turbo
Fiat | Divulgação

O Tempra cupê é daquelas coisas às quais chamamos de jabuticaba: só existiu no Brasil. Foi desenvolvido especialmente pela engenharia da Fiat em Betim (MG) para os consumidores locais. Porém, nos anos 90, o gosto dos compradores já havia começado a mudar, e a configuração de quatro portas teve maior aceitação. Por isso, o duas portas durou pouco, somente de 1992 a 1994. Apesar da carreira curta, essa carroceria foi oferecida para várias versões da gama. A mais famosa é a Turbo, com motor sobrealimentado de 165 cv, que dava ao modelo o título de nacional mais veloz da época.

8. Willys Itamaraty Executivo

Carros raros fabricados no Brasil: Willys Itamaraty Executivo
Willys | Divulgação

Eis aqui um modelo que merece figurar em qualquer lista de carros raros nacionais. Enquanto o Itamaraty era o sedã de luxo da Willys, derivado do Aero, o Executivo era ainda mais sofisticado, com direito a entre-eixos alongado. Uma verdadeira limusine, lançada em 1968! Além do enorme espaço interno, que permitia a instalação de bancos adicionais para dois passageiros, o modelo tinha equipamentos exclusivos. Entre os quais, havia ar-condicionado e até barbeador elétrico! Apenas 27 unidades foram fabricadas: uma delas serviu à presidência da república durante a ditadura militar.

9. Willys CJ-6 (Bernardão)

Willys | Divulgação

Nem Rural, nem Pick-up. O utilitário mais raro da linha de carros da Willys é o jipe CJ-6, mais conhecido como Bernardão. O apelido era uma alusão ao local de produção: São Bernardo do Campo (SP). Claro, também havia relação com o tamanho do veículo, que tinha o entre-eixos 51 cm mais longo que a versão convencional. Graças ao maior porte, levava até seis ocupantes.

10. Simca Jangada

Carros raros fabricados no Brasil: Simca Jangada
Simca | Divulgação

“Meu pai comprou um carro; ele se chama Simca Chambord”. Enquanto o sedã da linha ganhou até música, composta pela banca Camisa de Vênus, a perua Jangada permaneceu mais obscura. Talvez tenha sido pela produção mais limitada, talvez por ter chegado ao mercado só em 1963, quatro anos após a estreia do modelo com carroceria de três volumes, a perua tornou-se raríssima nos dias de hoje. Os exemplares sobreviventes são escassos e muito valorizados pelos colecionadores.

11. Ford Maverick 4 portas

Carros raros fabricados no Brasil: Ford Maverick Sedan
Ford | Divulgação

Esse é para quem gosta de motor V8. Mas o modelo em questão aqui não é o cupê na versão esportiva GT, e sim o sedã, que tinha proposta mais luxuosa. Ademais, era mais espaçoso que o “irmão” de duas portas, devido ao entre-eixos maior. Apesar disso, e também de contar com opções mais acessíveis de motorização, com seis ou quatro cilindros, o modelo vendeu pouco. Talvez porque a Ford já tivesse uma opção de quatro portas mais sofisticada em sua gama: o Galaxie. Seja como for, ele se tornou um dos carros raros da nossa indústria.

12. Ford Corcel II Van

Ford Corcel II van
Editora Alaúde | Reprodução

“Como assim? Isso aí é uma Belina!” Não causaria espanto se alguém fizesse essa observação ao ver a foto acima. Afinal, o utilitário em questão era realmente baseado na Belina. Porém, seu nome era Corcel II Van. O modelo tinha chapas de aço no lugar dos vidros laterais traseiros. Outra diferença em relação à perua era a presença apenas dos bancos dianteiros; todo o espaço posterior era destinado à carga. A ideia da Ford era ter um comercial leve e compacto para concorrer com o Fiat Fiorino de primeira geração. Porém, o modelo não teve boa aceitação e somente 504 veículos saíram das linhas de montagem entre 1982 e 1984.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
40 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Nestor Brandão 4 de fevereiro de 2023

Tenho um verona 2.0 i sport.
Porém nunca tinha visto um nessa configuração.
Freios nas 4 recarro ar vidros travas direcao hidraulica escamotiavel etc etc.
Porém não consigo pesquisar sobre a fabricação desse modelo. Saber quantos foram produzidos.
Sei que firam fabricados somente por 2 meses agosto e setembro de 95.
Se alguém poder dar uma dica. Agradeço
Abraço

Avatar
Fabrício 30 de dezembro de 2022

Qual dessas é o carro que o Renato Garcia esconde dentro do contêiner

Avatar
MARCELO NUNES 26 de novembro de 2022

Nenhum dos carros da materia é realmente raro, todos foram fabricados às centenas ou aos milhares e tem ainda muitos rodando. Só quem vive em Marte nunca viu nenhum e não sabe que não existiam. Carro brasileiro raro, que a maioria das pessoas “nem sabe que existiram” é bem diferente disso, é o Concorde (20 fabricados), o Lafer LL (7), o Aurora (2), o Royale da Tander Car (apenas 1), isso sim é raro.

Avatar
Oscar de Azevedo Neto 14 de fevereiro de 2021

Eu tenho um verona 2.0 i sport. Completo, com ar condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura e profundidade e o mais interessante… o interior é todo do xr3. Foram fabricados somente por dois meses em 1995

Avatar
Andreia Gomes de Castro Evangelista 21 de maio de 2021

Você tem interesse em vender?

Avatar
claudio paulo 16 de agosto de 2021

Tenho um gol 1.6 2003 4 portas com 18.000 km originais gasolina. Qual seria o preço deste auto

Avatar
Nestor Brandão 4 de fevereiro de 2023

Opa.
Tenho um também 95 completo tido do xr3
Porém foram fabricados 95 por dois meses agosto e setembro.
Faz alusao ao xr3 freios na 4 recaro etc..
Mas nunca consegui saber a produção
Desse modelo tipo quantos foram fabricados

Avatar
Kam 29 de outubro de 2020

Cara o carro mais difícil de se ver nem em evento vc consegue ver dele e o Ford Verona 91 foi mau aí blz

Avatar
Marcos Ubirajara 15 de março de 2021

E o Veículo impossível de se ver é o FIAT- 147 Conversível de fábrica, no BRASIL existe 3. 1 no Museu da FIAT em Minas Gerais, 1 em Ponta Grossa PR escondido numa garagem é 1 perdido no BRASIL não se sabe onde.

Avatar
MARCELO NUNES 26 de novembro de 2022

A Fiat jamais fabricou esse carro

Avatar
K.m. 2 de agosto de 2020

Gol BX refrigerado a ar. Dodge polara. Corcel I 4 postas.

Avatar
MARCELO NUNES 26 de novembro de 2022

São ainda relativamente comuns, principalmente o Gol a ar

Avatar
Adelson F. Souza 18 de maio de 2020

Faltou o Gol Copa 82 e o Gol Copa 94.

Avatar
adelson F. Souza 18 de maio de 2020

Faltou o Gol Copa 82 e o 94.

Avatar
Carlos Loma 17 de julho de 2019

Faltou o dodge(doginho) 1.8 automático e o fusca pelado vinha sem nenhum acessório, nem mesmo retrovisor 1967

Avatar
MARCELO NUNES 26 de novembro de 2022

O Polara automático ainda se enconyra, o Fusca pé de boi foi fabricado de 65 a 68 e hoje só colecionadores tem

Avatar
Luiz montoni 20 de junho de 2019

Faltou o rarissimo fiat brava fivetec

Avatar
Gilberto Lavinscky da Silva 2 de junho de 2019

Quer ver um carro raro e único no mundo, Acesse: A arte o carro fabricado em casa.

Avatar
Carlos 18 de abril de 2019

Cadê a Chevy 500 furgão? Tem na tabela FIP mas nunca ninguém viu uma não tem nem fotos na internet será que sou o único a ter uma no Brasil?

Avatar
MARCELO NUNES 26 de novembro de 2022

A GM tinha algumas na frota e a Porto Seguro tambem, talvez não existam mais

Avatar
Luis Santos 4 de fevereiro de 2019

Faltou o Ford Maverick perua, que só teve pouco mais de 100 unidades fabricadas, por um pedido exclusivo de uma concessionária Ford da época, a Souza Ramos.

Destes somente 10 ainda existem hoje. 880l de mala!

Avatar
MARCELO NUNES 26 de novembro de 2022

Fabricadas pouco menos de 100 unidades pela própria Souza ramos a partir de MAvericks de 5 portas usando teto de Opala Caravan, vendidas pela Souza Ramos e pela Sonnervig. Hoje existem exatamente 19 unidades rodando.

Avatar
MARCELO NUNES 26 de novembro de 2022

Corrigindo erro de digitação, feitas sobre Mavericks de 4 portas é óbvio

Avatar
Edson Santos 1 de fevereiro de 2019

Faltou também Gol Furgão o qual eu comprei um ok em

1986.

Avatar
MARCELO NUNES 26 de novembro de 2022

Não chegou a ser raro, somente a Telesp comprou um lote de 3000 carros

Avatar
Mario da Cruz 31 de janeiro de 2019

Nunca existiu Chevy 500 automática. Há ainda o Gol furgão que um amigo meu tem desde 0 km.

Avatar
Kleber Pratagy Filho 13 de fevereiro de 2019

Mario, eu também achava que não, eu vi uma, aqui em Belém.

Avatar
Mario 27 de novembro de 2022

Valeu Kleber.

Avatar
Diogo bibiano 28 de setembro de 2019

Tem sim chevy automatica e com ar condicionado de fabrica aqui em caruaru pe tem uma de um colecionador e muito rara mas existe

Avatar
MARCELO NUNES 26 de novembro de 2022

Fabricadas para exportação para a Venezuela, tiveram unidades vendidas no Brasil

Avatar
Gilbert LAVINSCKY da Silva 27 de janeiro de 2019

Aí faltou o fusca… Acesse a arte o carro fabricado em casa. Itabuna-ba

Avatar
Luiz Ricardo Waltrick 27 de janeiro de 2019

Raro sao as gm chevy 500 autonatica e com ar condicionado ds fabrica. Aoh sairam em 88. Eu tenho uma brasilia 4 pprtas 79. Sairam entre expostacoes e vendidas aqui cerca de 30 a 32mil. De 75 ate abril de 82. Brasilia 2p chassis BA e a 4p era chassis BV.

Avatar
Helio 26 de janeiro de 2019

Faltou o Chevette Automático, além do 4 portas.

Avatar
Gerson Costa 26 de janeiro de 2019

Desses aí os menos raros são a kombi e o maverick

Avatar
Marcio 26 de janeiro de 2019

Eu gostaria de ver listado o Tempo Matador. No YouTube tem video de um em Curitiba

Avatar
Gilbert LAVINSCKY da Silva 27 de janeiro de 2019

Acesse a arte o carro fabricado em casa. Um lindo protótipo

Avatar
MARCELO NUNES 26 de novembro de 2022

A reportagem é sobre carros brasileiros

Avatar
Alencar 26 de janeiro de 2019

Quero metade deles. Faltou o Passat exportação 1996-97.

Avatar
Gilbert LAVINSCKY da Silva 27 de janeiro de 2019

Aí faltou o fusca… Acesse a arte o carro fabricado em casa. Itabuna-ba

Avatar
MARCELO NUNES 26 de novembro de 2022

Não é raro, foram vendidos mais de 40000 unidades

Avatar
Deixe um comentário