CRLV-e (documento de carro digital) pode ser anulado

Justificativa é de que o CTB não prevê a versão eletrônica; deputado afirma ainda que o Contran não tem competência para emiti-la

Carteira Digital de Trânsito vai abrigar, além do CRVL-e, o ATPV-e e o CRV digital
Por AutoPapo
Com Agência Câmara
Publicado em 02/03/2020 às 12h47
Atualizado em 02/03/2020 às 13h47

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 17/20 quer anular o ato normativo do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que criou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e), documento de carro digital que substituirá a versão impressa. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

A Deliberação nº 180 do Contran foi publicada no final de 2019. Entre outros pontos, ela determinou um prazo até o dia 30 de junho de 2020 para os departamentos de trânsito (Detrans) se adequarem ao novo formato do documento. Para ter acesso ao CRLV-e, o condutor deverá baixar um aplicativo em seu smartphone.

Para o deputado Darci de Matos (PSD-SC), autor do projeto, a substituição do documento físico esbarra no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que não previu a versão eletrônica. Ele afirma que a lei sempre é explícita ao permitir que versões impressas convivam com digitais.

crlv digital (CRLV-e) impresso 1

É o caso, por exemplo, dos livros de registro de entrada e saída de veículos que devem ser mantidos por oficinas, que podem ser impressos ou substituídos por sistema eletrônico.

“No caso do CRLV-e, não há previsão no Código de Trânsito, implicando em usurpação de competência do Contran com relação à matéria, face a ausência de previsão legal”, disse Matos.

O deputado apontou outros problemas na deliberação, como o fato de ela permitir que a CRLV-e seja impressa pelo dono do veículo em papel comum, “sem critérios de segurança que possam garantir sua autenticidade, o que contribuirá sobremaneira para os crimes de furto, roubo e clonagem de veículos automotores no País”.

A proposta será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
30 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Izabel Francisco aragao 8 de março de 2022

Concordo plenamente em separar licenciamento de multas e IPVA!
Se o carro for apreendido ele vai ficar apreendido até desaparecer. Na ferrugem!
Se vcs não facilitarem para os proprietários de veículos, fica possível pagar todas as dividas, e o motorista ficando sem o veículo, dificulta sua vida gerando pobreza, muitos usam o carro para trabalhar, outros vc como meu caso para TRANSPORTAR PCD!
SENDO obrigada a usar as ambulancias tirando de quem realmente precisa!
Nem sempre a pessoa usa de má fé em deixar acumular dividas é uma consequência da crise que estamos passando!
Eu por ex: fiquei 8 anos fora do mercado de trabalho pq meu filho teve uma sepse e eu era e sou sua motorista!
Não tenho como pagar minha dívida do carro,!
Minha renda e de um salário mínimo! E ainda sou a provedora desse meu Filho!
Portanto eu preciso licenciar meu carro que significa a cadeira de rodas do meu filho!
Apoio ao FROTA!

Avatar
Luiz carlos 12 de agosto de 2021

O pior dessa lei do crvl digital, e que se você não tiver o número do crv.por rasura ou perda e obrigado a pagar um duda para ter a segunda via ,sendo que esse documento e só para compra ,venda,ou tranferencia de proprietário.isso é uma venda casada no código do co sumidor.e mesmo que você esteja com IPVA em dia o o Detran não fornece o número do crv.e o digital não de da nenhuma garantia de segurança alguma,essa resolução e arbitrária em todos os aspectos.tem que voltar o papel impresso pelo Detran.

Avatar
Edilson 4 de março de 2020

Infelizmente, este ser vive na idade da pedra, NÃO tem o que fazer, tecnologia a favor do homem, e este ser eleito, para criar problemas além de ser anti ecológico, pois com o documento digital, não há necessidade se papel.para impressão, qual será seu interesse? Bem da população, com certeza, não, tenha dó, vá trabalhar em prol da sociedade.

Avatar
Lucas Elias 4 de março de 2020

Deve ser dono de gráfica emissora de documentos ou fornecedor de papel moeda. Mais um querendo aparecer em cima de algo que veio pra simplificar a “burrocracia”.

Avatar
Jnivaldo 4 de março de 2020

Esse deputado, parece não ter o que fazer, tem mais é que procurar lavagem de roupa, parem de dificultar a vida do povo…

Avatar
Donizeti Oliveira 4 de março de 2020

Por quê os CRLV não são em cartão magnético com senha como os de bancos? Acho que seria um sistema mais seguro no caso de roubos e furtos.

Avatar
Arnobis Sardinha 4 de março de 2020

Esse Deputado é analfabeto de pai e mãe Eu tenho 70 anos e tudo meu é digital

Avatar
Domênico 4 de março de 2020

Parabéns ao deputado Darci de Mattos.

Muitos brasileiro não tem acesso a internet, sem contar que o risco de fraude e clonagem iria aumentar absurdamente.

Esta no caminho certo deputado, continue assim……..

Avatar
Domenico 4 de março de 2020

Excelente projeto, parabéns ao deputado Darci de Mattos.
Muitas brasileiros não tem acesso a internet !

Avatar
Paulo 4 de março de 2020

Deve deixar como está vai ser muita fraude mesmo com segurança já tem picaretagem

Avatar
Romeu amoras 4 de março de 2020

Este deputado não tem o que fazer, Por isto ele não quer facilitar a vida dos contribuintes, tem que compreender que estamos na era digital, procure assuntos mais importantes como acabar com as gratificações dos deputados

Avatar
Julio 4 de março de 2020

Tem que mandar ese vagabundo se foder

Avatar
Sandro 4 de março de 2020

Este nosso querido deputado deveria procurar se atualizar,ele deve ainda estar na era dos flisntos.

Avatar
Fabio 4 de março de 2020

Este deputado tem que ser informado que estamos em 2020. Era digital… Digam a ele que tem um negócio chamado QR code.

Avatar
Cipher 3 de março de 2020

Brasil : Quando finalmente dar um passo pra frente, logo logo dar dois pra trás.
Fato!

Avatar
Valdelirio Alves Martins 3 de março de 2020

Esses políticos sempre atrapalhando a vida do brasileiro, se quiserem ajuda o brasileiro sofrido, deveriam ficar calados seria uma ajuda, é se quiser ajudar mais, fariam um projeto de lei excluindo a taxa de licenciamento, tornando o CRLV DIGITAL.

Avatar
Flavio Luiz Osorio 3 de março de 2020

Esse deputado vive na era da corrupção, ainda não se atualizou pra perceber que existe hoje o QR códe. Acho melhor se atualizar ou procure outra coisa pra fazer. Vivemos na era da tecnologia e isso será casa vez mais aperfeiçoado

Avatar
marcelo 8 de março de 2020

Meu amigo, 60 % da população brasileira não tem bem internet, primeiro vamos dar condições e depois impor condições..

Avatar
Augusto 18 de março de 2020

Meua migo. Tirou essa informação do WhatsApp? O IBGE afirmou que quase 80% da população TEM acesso. Além do mais, dá pra imprimir o documento em papel comum. Mais barato e pode ser feito no DETRAN.

Avatar
Rubens Francisco 3 de março de 2020

Esse deputado só quer atrapalhar as facilidades, que demoram muito a serem feitas, autorizadas, nesse país!

Avatar
Carlos Coêlho 3 de março de 2020

> O deputado apontou outros problemas na deliberação, como o fato de ela permitir que a CRLV-e seja impressa pelo dono do veículo em papel comum, “sem critérios de segurança que possam garantir sua autenticidade, o que contribuirá sobremaneira para os crimes de furto, roubo e clonagem de veículos automotores no País”.

Ué, não é pra isso que tem o QR Code pra se validar?

Avatar
João mella 3 de março de 2020

Diga ao deputado para se preocupar com as péssimas condições das estradas e avenidas pelo Brasil

Avatar
ABDIEL DOS SANTOS FILHO 3 de março de 2020

O ilustre deputado deve ser ou já foi despachante! Fica louco quando vê essa boquinha de burocracia se esvaindo!!

Avatar
Flavio Luiz Osorio 3 de março de 2020

Esse deputado vive na era da corrupção, ainda não se atualizou pra perceber que existe hoje o QR códe. Acho melhor se atualizar ou procure outra coisa pra fazer. Vivemos na era da tecnologia e isso será casa vez mais aperfeiçoado

Avatar
Jocimar Despachante Solution 4 de março de 2020

Sr.Abdiel eu sou Despachante mas não tô assim como vc diz não, perdendo essa boquinha. Até pq deve aumentar a demanda aos Despachantes com esse novo sistema eletrônico. E o Despachante ganhará na sua casa seu salário tudo via @e.

Avatar
Jaison 4 de março de 2020

A profissão de despachante não é “boquinha”, é digna como qualquer outra. Este profissional está aí prestando serviço de excelência a quem queira. No Brasil existem milhões de pessoas que sobrevivem desta profissão dignamente. Muitas vezes comentários sao feitos com a devida falta de respeito a terceiros.

Avatar
VALMIR DA ROSA 4 de março de 2020

Caro ABDIEL. O Ilustre Deputado simplesmente está mostrando o que é certo. Despachante é um servidor, presrador de serviço para facilitar a vida do Cidadão que na maioria das vezes não tem tempo ou não sabe como estar com a documentação do seu veículo em dia. O Despachante não é picareta que está a fim de ter uma “boquinha” é um profissional justo e correto. Garanto que não tens este mérito.

Avatar
Delta Pompeu 3 de março de 2020

Parabéns ao Deputado Alexandre Frota, estradas em pessimo estado e a responsabilidade ñ eh de ninguém.Então pq mais esse imposto ou taxa?Ter carro ñ quer dizer ” ter dinheiro”eh mais um absurdo nas leis do DETRAN.DELT

Avatar
Siderley 3 de março de 2020

Tem que acabar é com esses número absurdo de deputados que só querem ver o povo se atrasando!!!

Avatar
Andre 2 de março de 2020

Psl e psd, partidos do atraso…

A impressão em papel comum é fácil identificar. E se um policial não souber fazer isso melhor pedir demissão.

Com a versão digital o policial pode acessar os dados mais rapidamente.
Só vejo vantagens na digital.

Avatar
Deixe um comentário