CRLV digital agora é obrigatório; versão impressa será extinta

Determinação foi publicada no Diário Oficial da União em 31 de dezembro 2019; documento físico deixará de ser emitido a partir de junho deste ano

Por AutoPapo 03/01/20 às 11h04

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) do dia 31 de dezembro de 2019, a Deliberação 180, que trata da emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV digital).

A partir de junho de 2020, o CRLV-e, como também é chamado, será expedido em substituição ao CRLV em meio físico, na forma estabelecida Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Como o proprietário do veículo não receberá mais a versão impressa, poderá fazer a cópia – em papel – do documento com o Quick Response Code (QRCode) gerado pelo Denatran.

Como baixar o CRLV Digital

Para baixar o CRLVe, o usuário precisa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com QR Code (emitidas a partir de 01/05/2017) e de um Smartphone.

Confira, abaixo, o passo a passo completo para a ativação do CRLVe:

  • Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu telefone, disponível nas lojas Play Store e App Store;
  • Realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo;
  • Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado;
  • Para obter a CNH Digital,  o usuário deve validar o seu cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital ou pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição;
  • Para adicionar o documento CRLV Digital, não é necessário realizar a validação do cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT);
  • Gerar a  “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN);
  • Adicionar os documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital);
  • Visualizar os documentos adicionados.

Até a publicação desta reportagem, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins não disponibilizavam o serviço.

Regras para emissão do documento

Assim como é feito atualmente, o CRLV-e somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

Especificações do CRLVe

O CRLV digital será composto por partes contendo os seguintes dados:

  • Informações dos órgãos emissores, do veículo e do proprietário (identificação do DETRAN/UF, número de série, código RENAVAM, exercício, nome do proprietário, CPF/CNPJ do proprietário, placa atual, placa anterior, nº do VIN (chassi), tipo/espécie, combustível, marca/modelo/versão, ano de fabricação, ano do modelo, capacidade/lotação, potência/cilindrada, categoria, cor do veículo, quantidade de eixos, CMT, PBT, nº de motor, tipo de carroceria, local e data da expedição e QRCode);
  • Informações do campo observações do cadastro do veículo;
  • Mensagens do Departamento Nacional de Trânsito;
modelo crlv digital deliberacao 180 contran


O CRLV-e poderá conter informações do bilhete do seguro DPVAT, conforme procedimentos estabelecidos pelo Denatran, respeitada a legislação de seguros.

A versão impressa conterá o mesmo leiaute da digital, em tinta preta, em página única, papel sulfite branco e formato A4.

Histórico do CRLV Digital

O CRLVe foi apresentado pelo Contran pela Resolução nº 720, de 7 de dezembro de 2017. Depois, as regras para o documento eletrônico, que deveria ser implantado a partir de 31 de dezembro de 2018, foram alteradas pela Resolução nº 744, de novembro de 2018.

Depois, a Resolução nº 769 alterou a data da obrigatoriedade para 30 de junho de 2019.

CRLV convencional

O CRLV em meio físico com modelo previsto na Resolução CONTRAN nº 16, de 06 de fevereiro de 1998, com a alteração dada pela Resolução CONTRAN nº 775, de 28 de março de 2019, poderá ser utilizado para o licenciamento de veículos para o exercício 2020.

Foto Diário Oficial da União | Reprodução

92 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Josue 20 de janeiro de 2020

    Boa tarde, gostaria de saber se ainda vamos ter de pagar a taxa de R$60,00? isso n’ao falaram.

  • Avatar
    Cloves 19 de janeiro de 2020

    Mas essa facilidade toda na verdade ainda é ignorada por quem deveria está bem interagido sobre o assunto; o guarda (polícia rodoviária estatual) não aceitaram minha CNH digital. Fui parado na rodovia dos imigrantes SP ao apresentar a CNH digital me disseram que não seria aceita, teria que ser a impressa, insistir que deveria ser e apresentei uma declaração impressa do próprio site do Detran na qual dizia; ” a CNH digital tem o mesmo valor jurídico que a impressa”, mesmo assim não foi possível convencer, me disseram que poderiam me multar e que depois eu anexasse tal declaração junto ao recuso para recorrer da multa. Nesse caso eu estava também com impressa e para economizar tempo acabei apresentando a mesma. Então é um absurdo ou é válido ou não é, ou aceitam ou não.

  • Avatar
    José Adir Timm Cavalheiro 17 de janeiro de 2020

    Só não falaram se vai ter redução de valores já que não tem despesa de impressão é de envio via sedex.

  • Avatar
    Henrique polidori 15 de janeiro de 2020

    Como consigo adicionar um clrv quando não sou proprietário do veículo? Exemplo quando emprestar o carro/moto de alguém?

    • Avatar
      Marcio Pinto 17 de janeiro de 2020

      Acredito que seja só o caso de imprimir o documento na sua casa com o QR-Code. O guarda de trânsito só precisará deste código para confirmar a validade e os dados do documento.

  • Avatar
    Siegfried 14 de janeiro de 2020

    A minha dúvida é só uma… Meu tio não usa celular smartphone (não tem e não sabe usar), aí no caso ele imprime a CRLV na onde? Da pra tirar na internet ou tem que ir no Detran?

    • Avatar
      Marcio Pinto 17 de janeiro de 2020

      SIEGFRIED, no próprio aplicativo tem uma opção de exportar o documento em PDF. Exporta ele e imprime em alguma lan house. Tem que imprimir o documento todo, inclusive com o QR-Code que é o mais importante.

  • Avatar
    Jota 10 de janeiro de 2020

    Achei bacana, basta imprimir, dobrar e colocar na carteira. Neste caso terá as 2 opções, além de evitar ir ao Detran solicitar o doc.

  • Avatar
    Cleber 10 de janeiro de 2020

    Tem cidades no Brasil onde não existe sinal de celular e ai???? Zona Rural não funciona celular. E meu carro esta em nome da minha empresa??? e ai como vou fazer??? minha empresa não tem CNH??? a materia fala que é obrigatorio ter CNH, mas e se a pessoa for rica e não tem CNH e sim um motorista para dirigir ???? Duvido que vai sair do papel.
    E se eu emprestar meu carro para um amigo ou parente e não tiver o documento impresso, ele vai levar meu celular junto???

    • Avatar
      Bolsominion 10 de janeiro de 2020

      Se quer emprestar o carro, imprima o código QRCode.

      Simples.
      Povo.tenta descomplicar, mas tem uns que não querem.
      Kakakaka

      • Avatar
        Maximiliano Santos 13 de janeiro de 2020

        Excelente resposta kkkkkk tão simples ler a matéria de forma correta, povo tem preguiça de ler.

      • Avatar
        helena 16 de janeiro de 2020

        no app tem como compartilhar o documento, então você pode compartilhar com quem vai usar colocando o cpf da outra pessoa, automaticamente aparece no app do mesmo e ele so baixa o documento

      • Avatar
        ronaldo castro 21 de janeiro de 2020

        Mas nao respondeu sobre o CRVL em nome da empresa

    • Avatar
      Marcos Antonio Silva 11 de janeiro de 2020

      Vc terá a opção de baixar uma versão para usar off line

  • Avatar
    Ozz 9 de janeiro de 2020

    Tentei aqui e não consegui, pede um código de segurança do CRV, não encontrei esse número no documento dos anos anteriores, e no desse ano como vou ter esse código se não for pegar o documento original? Outra dúvida que diz que ter a CNH digital. Eu tenho carro em meu nome mas não tenho CNH, quem dirige é meu pai. Como vamos emitir o documento dessa forma?

    • Avatar
      Marcos Antonio Silva 11 de janeiro de 2020

      Este número está no documento de transferência

    • Avatar
      helena 16 de janeiro de 2020

      voce faz o cadastro no seu nome e cadastra somente o documento do carro e compartilha com o seu pái colocando o cpf dele, quando ele entrar no app automaticamente vai contar o documento la, voce baixa documento e pronto!

  • Avatar
    JOSÉ ROBERTO DO Nascimento do Amazonas 9 de janeiro de 2020

    Eu quero botar o documento do carro no aplicativo

  • Avatar
    Luis 9 de janeiro de 2020

    Pessoal, calma. Relaxem. Qualquer um com um pouco de bom-senso sabe que isso NÃO vai acontecer. Quando chegar perto da tal data isso vai ser matéria da grande mídia e o prazo será estendido por uns dois ou mais anos….

  • Avatar
    Vania 8 de janeiro de 2020

    Eu estou com problemas sobre isso… pois estou em dia com meus doc do carro e até o momento apenas o CRLV de 2018 foi disponibilizado no aplicativo…. Aí a gente liga e vai até o Detran PR e adivinhem ninguém sabe te dar uma informação e interessante tive que pagar uma segunda via do CRLV 2019 , pq a primeira havia de “perdido” antes mesmo de ser entregue….

  • Avatar
    Claudio dos anjos de oliveira 6 de janeiro de 2020

    Acho uma boa, mas, na minha opiniao a taxa de licenciamento teria que ser extinta, pois eles nao terão despesas nenhuma com isso.

    • Avatar
      Vania 8 de janeiro de 2020

      Eu concordo com sua opinião.

    • Avatar
      Marcos Antonio Silva 11 de janeiro de 2020

      Concordo plenamente

  • Avatar
    Marcos 6 de janeiro de 2020

    Meu Deus! LEIAM A BOSTA DA MATÉRIA ANTES DE FALAR MERDA!

    O CRLV poderá ser impresso, você não precisa andar com o doc só no celular. Você imprime e guarda na carteira!!!

    “Ahh, mas eu não sei usar” A vida inteira você procurou um despachante pra realizar o licenciamento do seu veículo (se vc não sabe usar), então basta continuar fazendo isso!

    Gente ignorante, com preguiça de ler e de interpretar texto, assim é foda!

  • Avatar
    Flavio 6 de janeiro de 2020

    Gostaria de saber se dessa forma não será cobrado a emissão do documento já que precisará do serviço de impressão e o papel oficial…

    • Avatar
      Marcio Pinto 17 de janeiro de 2020

      Aquele papel oficial não será mais exigido. O QR-Code poderá ser impresso em qualquer papel que funciona. Ele é um código único que identifica seu veículo com todos os dados dele.

  • Avatar
    IVAN ANTONIO DA ROCHA 6 de janeiro de 2020

    Exatamente, não tem. Meu pai nunca usou celular, sabe ler perfeitamente, fez ensino médio, dirigi desde os 15 anos de idade, mas é avesso a tecnologia. Meu sogro também e conheço vários outros que não tem celular, não sabem nada a respeito de smartphone, sabem dirigir, e muito melhor que muito menino cor de rosa de hoje em dia. Mas não querem usar celular. Como é que ficam eles? Vão ter que deixar de dirigir porque não tem essa merda de celular?

    • Laurie Andrade
      Laurie Andrade 6 de janeiro de 2020

      Ivan,

      Nesses casos, o ideal é que alguém imprima o documento para eles. Também é uma opção procurar o Detran para conseguir a versão em papel.

      Abraços.

  • Avatar
    Ivan 6 de janeiro de 2020

    Absurdo. Conheço centenas de pessoas e deve existir milhares delas, que NÃO POSSUEM CELULAR. Não USAM celular. Ainda existem pessoas que estão fora do meio digital. Canso de ver pessoas com mais de 60 anos em caixas eletrônicos sendo AJUDADOS por atendentes de banco porque simplesmente NÃO SABEM lidar com a máquina.

    • Avatar
      Tolerância zero 10 de janeiro de 2020

      Só imprimir

  • Avatar
    Haller Souza Costa 6 de janeiro de 2020

    Aprendam a ler… está descrito aí na matéria que o CRLV poderá ser impresso por aplicativo!!!

    • Avatar
      Luis Santos 9 de janeiro de 2020

      Se a questão são as pessoas que não usam aplicativos a sua resposta é nula por vício de origem.

    • Avatar
      Gustavo 10 de janeiro de 2020

      Não possuo celular com internet, sem o documento normal eu terei que comprar um pra usar esse aplicativo pra poder imprimir, se for assim prefiro a versão de papel do documento.

  • Avatar
    FLAVIO RODRIGO PRADO 5 de janeiro de 2020

    Tem que existir às 2 formas física e dígital não empurrar goela abaixo uma opção e que para muitos é melhor e que para outros milhares será uma dor de cabeça…eita Brazil.

    • Avatar
      Haller Souza Costa 6 de janeiro de 2020

      Aprendam a ler… está escrito aí na matéria que o condutor poderá ele mesmo imprimir o documento que será validado pelo QR cód.!!!!

      • Avatar
        Ivan 6 de janeiro de 2020

        Nós lemos, mas existem pessoas que não tem acesso ao meio de impressão. Tem gente que não tem celular, não tem computador e não tem impressora. Será que dá para entender que não é todo mundo que vive a era digital?

      • Avatar
        Sempaciencia 10 de janeiro de 2020

        So ir no detran, igual já faz hoje.
        So que agora tem que imprimir num papel específico e caro,
        Vai só SIMPLIFICAR

      • Avatar
        Cleber 10 de janeiro de 2020

        Tem cidades no Brasil onde não existe sinal de celular e ai???? Zona Rural não funciona celular. E meu carro esta em nome da minha empresa??? e ai como vou fazer??? minha empresa não tem CNH??? a materia fala que é obrigatorio ter CNH, mas e se a pessoa for rica e não tem CNH e sim um motorista para dirigir ???? Duvido que vai sair do papel.
        E se eu emprestar meu carro para um amigo ou parente e não tiver o documento impresso, ele vai levar meu celular junto???

  • Avatar
    Eisenhower 5 de janeiro de 2020

    E se roubarem o seu smartphone como é que fica?

    • Avatar
      OZ 9 de janeiro de 2020

      É só salvar/imprimir uma cópia de segurança. E quando possível acessar em outro.

  • Avatar
    Waltinho 5 de janeiro de 2020

    Sou contra, prefiro o verdinho de sempre

  • Avatar
    Claudio 5 de janeiro de 2020

    Isso e uma palhacada e só pra esses pau no cu e conomizar e não mas enviar o CRLV..

  • Avatar
    Amilton Teodoro Nascimento 5 de janeiro de 2020

    E quando se tratar de pessoa juridica. Como faço para obter o CRLV

  • Avatar
    Jose Lopes 4 de janeiro de 2020

    Que absurdo, quantas pessoas não tem um esmart fone ,eles tão fazendo isso pra o benefício deles,palhaçada

    • Avatar
      Elaine 4 de janeiro de 2020

      Concordo, muito nem sabem utilizar direito um smart e isso não quer dizer que no são motoristas. A gestão deste país não pensam em exceções

  • Avatar
    Edmundo 4 de janeiro de 2020

    Ainda tem gente q é contra e critica essa medida. Pessoal, parem de ser do contra, isso é modernidade pra facilitar suas vidas. *

    *EDITADO

  • Avatar
    Paulo freitas de oliveira 4 de janeiro de 2020

    ESSES BUROCRATAS SÓ INVENTA,NUM PAIS ONDE TUDO É CARO QUEM VAI TER CELULAR PRA TER ESSE DOC. DIGITAL?
    E ELES SIMPLISMENTE MUDA AS REGRAS SEM CONSULTAR A POPULAÇAO.
    SAO UNS CRETINOS MESMO.

    • Avatar
      OZ 9 de janeiro de 2020

      Não se mudou regra nenhuma, é só mais uma facilidade, quem não quiser vai lá no Detran enfrenta fila e pega de papel. E praticamente todo mundo tem celular.

  • Avatar
    Anselmo Ramos 4 de janeiro de 2020

    Senhores técnicos, bastava o proprietário do veículo optarem sua preferência: 1) desejo CRLV digital; 2) desejo CRLV físico. Neste Brasil onde as diferenças são abismais, não dá. É muita pobreza, desemprego!

  • Avatar
    Lucas 4 de janeiro de 2020

    Que bom que o Brasil está evoluindo CRLV digital e a melhor versão, o ruim que há muita gente ignorante ainda.

    • Avatar
      Waltinho 5 de janeiro de 2020

      Meu pai veio da roça, nunca usou um smartphone não sabe ler nem escrever, isso não o torna ignorante! Sou contra prefiro do jeito que sempre foi

      • Avatar
        Vagner 5 de janeiro de 2020

        Perdão amigo, você está levando pelo lado pejorativo da palavra. Ignorante não é burro, é falta de conhecimento.

        E pelo que você declarou, o seu pai não poderia dirigir, já que a leitura é exigência mínima nos Detrans.

      • Avatar
        Eladio 10 de janeiro de 2020

        Se não sabe ler nem escrever, significa que não tem carteira de motorista

  • Avatar
    André 4 de janeiro de 2020

    Atenção pessoal vamos fazer um abaixo assinado e levar ao conhecimento do poder público.o contran é obrigatório deixar uma segunda alternativa há pessoas que não terão condições de comprar um aparelho.tambem é para mover essa indústria de smartphone querem impor a força na população,e nossas autoridades não estão preparadas para este tipo de fiscalização levem e repassem urgente essa mensagem não podemos ficar quietos vamos denunciar

    • Avatar
      HELVECIO DIAS DA ROCHA 4 de janeiro de 2020

      A pessoa tem condições de ter um carro não tem condições de ter um smartphone?????

      • Avatar
        Betão 4 de janeiro de 2020

        O problema é ser pego na estrada e não ter sinal.

      • Avatar
        Janice 4 de janeiro de 2020

        Uma vez baixado no app “CDT” o CRLV-e, não é necessário sinal nenhum de rede, nem internet, crédito, wi-fi, qualquer coisa.

      • Avatar
        Jonatan 7 de janeiro de 2020

        Só de bateria neh

      • Avatar
        Rosy 5 de janeiro de 2020

        Certo! Porém, se seu celular (não smart) ainda estiver em bom estado de uso. Vamos ajudar o consumismo e ao desperdício…eles não são biodegradáveis…e natureza! É, tem que haver outras opções…

      • Avatar
        IVAN ANTONIO DA ROCHA 6 de janeiro de 2020

        Exatamente, não tem. Meu pai nunca usou celular, sabe ler perfeitamente, fez ensino médio, dirigi desde os 15 anos de idade, mas é avesso a tecnologia. Meu sogro também e conheço vários outros que não tem celular, não sabem nada a respeito de smartphone, sabem dirigir, e muito melhor que muito menino cor de rosa de hoje em dia. Mas não querem usar celular. Como é que ficam eles? Vão ter que deixar de dirigir porque não tem essa merda de celular?

    • Avatar
      Valdirley 4 de janeiro de 2020

      Eh contraditório, a pessoa tem condições de ter um veículo, mas não tem condições de possuir um aparelho telefônico Kkkk

      • Avatar
        Francisco Vaz 5 de janeiro de 2020

        Concordo, e quem hoje em dia não tem um celular, até criança tem.

  • Avatar
    Vanessa 4 de janeiro de 2020

    Vocês que fazem essas leis eu gostaria de perguntar em que país vocês estão vivendo? Será que é no Brasil mesmo? Vocês acham mesmo que todos os motoristas usam smartphone? Que todos acessam a internet? Essas leis cada vez mais querem impor informatização ao brasileiro, quando na realidade é um país ainda com muitos locais sem internet, pessoas que não tem computador e nem tão pouco sabe realizar esse procedimento para ter o crlv digital, que depende das Lan house, site que não funciona, agendamento esgotados sem vagas, Sites burocráticos. Mais o importante é vcs criadores dessas leis que andam com seus iPhone de 7000. O resto que se vire pra comprar um smartphone.

    • Avatar
      Valdirley 4 de janeiro de 2020

      Acho que vc ainda não conhece o app, você só precisará de internet para baixar o aplicativo e instalar, após isso não existe a necessidade da conexão pois o documento fica arquivado no aparelho, o q devemos discutir eh como será o procedimento em caso de roubo do aparelho, uma vez que eh o item de de maior índice de roubos e furtos

      • Avatar
        Rosy 5 de janeiro de 2020

        Isso ajuda no desemprego de funcionários…

      • Avatar
        Adriana 5 de janeiro de 2020

        Perfeito!

    • Avatar
      Rosy 5 de janeiro de 2020

      Além de proporcionar desemprego aos funcionários públicos dando chance a iniciativa privada(pertencente a alguns poucos)de se favorecerem…

      • Avatar
        Oz 9 de janeiro de 2020

        Funcionário público sem necessidade? Tem que acabar mesmo!

      • Avatar
        Eladio 10 de janeiro de 2020

        Este serviço é feito hoje por terceirizados. Nenhum funcionário público perderá o emprego por isso

    • Avatar
      Adriana 5 de janeiro de 2020

      Perfeito

    • Avatar
      Vania 8 de janeiro de 2020

      A internet deveria ser gratuita , já q a internet é tudo voltado p ela

  • Avatar
    Márcio R Lima 4 de janeiro de 2020

    No caso de parcelamento o CRLV só libera depois que quitar a última ou não

  • Avatar
    Elizeu 4 de janeiro de 2020

    Explique:
    Quem que vai bancar o Ismart fones?
    E em area que não pega internet.
    Teremos desconto pela emiçao não impressas ?

    • Avatar
      HELVECIO DIAS DA ROCHA 4 de janeiro de 2020

      O aplicativo não precisa de internet para exibir o CRLV. E o correto é “emissão”.

    • Avatar
      HELVECIO DIAS DA ROCHA 4 de janeiro de 2020

      A notícia tá um pouquinho distorcida porque eu acessei a publicação do diário oficial e em lugar algum fala que o CRLV impresso será extinto.

      • Avatar
        João Inácio 4 de janeiro de 2020

        Quantas pessoas não usam Smartphones e também não sabem utilizar incluindo alguns idosos.

      • Avatar
        Adriana 5 de janeiro de 2020

        E fake?

  • Avatar
    Marco Aurelio 4 de janeiro de 2020

    A gente já paga a Taxa de Licenciamento para eles emitirem essa guia, agora além de pagarmos a taxa a gente ainda vai ter que imprimir? Parece piada

  • Avatar
    KIRA MAROSIN GIOVANNINI 3 de janeiro de 2020

    Como vai ser quando alguém dirigir o carro de outra pessoa? Gostaria destas informações pois muitas vezes dirijo o veículo de meu marido, sogro, mãe. Acho que o governo precisa explicar melhor esta situação.

    • Avatar
      Anderson Aparecido Ferreira 4 de janeiro de 2020

      O documento pode ser compartilhado se os dois tiverem a carteira digital

    • Avatar
      Eladio 10 de janeiro de 2020

      O CRLV digital pode ser compartilhado com até cinco motoristas, com previsão de aumentar para 10

  • Avatar
    IVAN VASCONCELLOS 3 de janeiro de 2020

    Antes de tudo, há um erro nas instruções para obtenção da CNH digital. Não é mais necessário comparecer ao Detran, todo o processo pode ser feito pelo App “Carteira Digital de Trânsito” , desde que a CNH seja recente e tenha o QRCode impresso no verso.

    Tambem concordo com a maioria. Não é aceitável parar de emitir o documento físico, há vários casos em que não é possível para o dono do veículo ter e/ou utilizar um smartphone, alem de situações defeito no aparelho, ou mesmo ficar sem bateria.

  • Avatar
    Jose Carlos Casas 3 de janeiro de 2020

    Como é que uma pessoa idosa ou quem não tem acesso a INTERNET vai conseguir??? Me expliquem, senhores técnicos!!!

    • Avatar
      Nilson 3 de janeiro de 2020

      Como inventaram o smartphone se existem pessoas idosas e pessoas sem acesso a internet, né? Me expliquem senhores técnicos? Não deveriam criar essas coisas complicadas.

      • Avatar
        Oz 9 de janeiro de 2020

        Quem não quiser, não puder ou não souber usar continua da mesma forma, vai lá e tira em papel como sempre foi, é só mais uma alternativa pra quem puder e quiser.

    • Avatar
      Anderson 4 de janeiro de 2020

      Vc vai poder imprimir o documento da sua casa

  • Avatar
    José Albuquerque Santos 3 de janeiro de 2020

    Concordo plenamente porém uma só tem uma questão que não foi comentado neste sentido como é o meu caso tenho CNH impressa e digital o veículo está em nome da minha esposa (falecida) situação em que o final é 4 finalizando o pagamento do IPVA em julho quando deixará de existir o CRL impresso o veículo está ainda em discussão na divisão de herança, como fica esta situação?

    • Avatar
      Antonio Rocha 6 de janeiro de 2020

      E tem muitas pessoas que possuem veículo em seu nome mas não possuem CNH. Se para emitir o CRLV é necessário ter CNH digital como é que elas vão fazer ninguém disse.

      • Avatar
        Willan 9 de janeiro de 2020

        Concordo com vc conheco pessoas q tem carro no seu nome mas quem dirige e familiar será q elas vão ter q por no nome de quem tem CNH,e cadê a burocracia o governo muda as regras sem consultar o povo, tem alguns trouxas q acha q o governo ta facilitando a vida deles através da tecnologia, mas e ao contrário só facilitam para eles mesmo se fosse assim tinha internet de graça pro povo.

  • Avatar
    Carlos Eduardo Frizzi 3 de janeiro de 2020

    Até que enfim né .

    • Avatar
      Willan 9 de janeiro de 2020

      E ai que esta a questão se vivemos numa burocracia como q o governo ta sempre mudando as regras sem consultar a população,eles só fazem regras q favorecem mais eles será q o povo tá cego mudo e surdo.

      • Avatar
        OZ 9 de janeiro de 2020

        Que consultar população? Todo mundo é a favor disso, agora vc emite em casa mesmo, só facilidade, quem não gostar vai lá no Detran e tira da forma que sempre foi. Viu alguém reclamando da CNH digital? Quem quiser vai lá e pega de papel mesmo.

Avatar
Deixe um comentário