Com três fábricas instaladas no país, marca oferece seis modelos distintos de pneus para atender as necessidades dos motoristas
A Goodyear chegou ao Brasil em 1919, quando inaugurou um armazém de pneus importados no Rio de Janeiro. Cem anos depois, a marca possui três unidades industriais em São Paulo e oferece pneus para automóveis, veículos pesados, caminhões, ônibus e aviões brasileiros.
Entre os fatos marcantes da história da empresa estão a primeira fábrica no país, aberta em 1939, e o início da produção de pneus de avião, em 1943. Ainda em 1957 a Goodyear chegava à produção de 8 milhões de pneus por aqui.
Na década de 80, a fabricante lançou seu primeiro modelo radial de aço para veículos de passeiro no Brasil. O Grand Prix S apresentava menor resistência ao rolamento, maior segurança, conforto e dirigibilidade. Isso porque adotava a tecnologia de carcaça, capaz de flexionar mais que os pneus diagonais.
Outros modelos emblemáticos da Goodyer no Brasil foram o Aquatred, lançando em 1997, que permitia melhor dirigibilidade pelo desenho voltado para o escoamento de água e o Wrangler, com vendas iniciadas em 1985, voltado à prática off-road.
Em 2001, a empresa inaugurou, em Americana (SP), o principal Campo de Provas da Goodyear na América Latina, com 82.000 metros quadrados. No local, são feitas pesquisas, desenvolvimentos e testes de pneus para todas as aplicações de veículos de passeio, caminhonetes, caminhões e ônibus.
Na mesma época, uma linha de produção de materiais de recauchutados completa foi instalada no Brasil. Na unidade são fabricadas bandas pré-curadas, para vulcanização na carcaça dos pneus, e cordões de borracha, usados para preencher furos e danos estruturais do pneu que será recapado.
Atualmente, a marca oferece seis modelos voltados para diferentes tipo de atuação: o Wrangler, conhecido pela capacidade off-road. A linha Eagle, preparada para modelos esportivos. O EfficientGrip, elaborado para oferecer alta performance, tanto em pisos molhados como secos.
Ainda existe o modelo Assurance, que tem como foco a durabilidade e economia para carros compactos, a Direction, elaborado para aqueles que procuram conveniência e, por fim, a linha Cargo, pensada para motoristas que buscam total custo-benefício.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |