Honda apresenta o novo Civic: conheça o “tiozão” modelo 2022
Apresentado na América do Norte, sedã assume estilo mais conservador, mas evolui bastante em aspectos técnicos
Apresentado na América do Norte, sedã assume estilo mais conservador, mas evolui bastante em aspectos técnicos
Diversos flagras e até uma foto oficial há haviam revelado que o Honda Civic 2022 assumiria um estilo mais “tiozão”. Agora, o modelo enfim foi apresentado nos Estados Unidos, com um design mais sóbrio que o da atual safra. Por outro, lado, o fabricante afirma que a nova geração – a 11ª em âmbito mundial – ficou muito mais tecnológica.
VEJA TAMBÉM:
O design é claramente inspirado no sedã maior Accord. As linhas menos ousadas não constituem, necessariamente, um defeito, pois podem agradar a um público mais conservador. Esqueça o estilo meio fastback do atual Honda Civic: o novo tem uma carroceria com três volumes bem definidos, como é comum entre os concorrentes.
Segundo o fabricante, as mudanças de estilo resultaram em maior funcionalidade. A Honda afirma que o novo Civic está mais aerodinâmico e espaçoso, além de oferecer maior visibilidade ao motorista. Contribuem para esse último item a linha de cintura mais baixa, com janelas maiores, e os retrovisores externos afixados nas portas.
Por dentro, o Civic ganhou uma aparência mais simples, seguindo uma filosofia da Honda: todos os modelos da marca têm exibido interiores de aspecto “limpo”, com pouca ornamentação. Apesar disso, segundo o fabricante, o acabamento está mais caprichado, com materiais de melhor qualidade.
Assim como ocorre com veículos de outras marcas, o Honda Civic adota uma central multimídia com tela flutuante, de 7 ou 9 polegadas, dependendo da versão. No top de linha Touring, os instrumentos também são digitais, concentrados em outra tela de 10,2 polegadas. O sistema de infotainment traz ainda equipamento de som Premium da marca Bose , com 12 alto-falantes.
E, claro, não faltam equipamentos de segurança, com direito a frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa. Esse sistema, que inclui ainda o controlador de velocidade cruzeiro adaptativo, é comandado por uma câmera frontal e oito radares, capazes de detectar pedestres e ciclistas.
Nos Estados Unidos, há duas opções de motorização: 2.0 aspirado e 1.5 turbo. Ambos trazem evoluções em relação aos que equipam a atual geração do Civic, em especial no sistema de variação dos comandos de válvulas. Curiosamente, não há motorização elétrica nem híbrida, ao menos por enquanto.
O câmbio é sempre automático do tipo CVT. No conjunto de suspensões, o Honda Civic manteve o sistema traseiro independente do tipo multilink.
Ainda não existem quaisquer informações sobre a chegada do novo Honda Civic ao Brasil. O modelo ainda não foi flagrado em testes por aqui: por sua vez, o fabricante não confirma nem desmente o lançamento. O que se sabe é que a nacionalização do modelo não é dada como certa.
Vale lembrar que a demanda por sedãs médios vem caindo ano após ano no Brasil. Não só o Honda Civic, mas todos os modelos desse gênero têm sofrido sucessivas reduções nas vendas: até mesmo o Toyota Corolla, tradicional líder da categoria, deixou de figurar entre os carros mais emplacados do país.
O motivo é a ascensão dos SUVs, atuais queridinhos dos consumidores. Diante disso, a Honda pode apostar as fichas em um novo utilitário e passar a oferecer o Civic 2022 como produto de nicho, via importação. Outra alternativa, ainda mais drástica, seria simplesmente deixar de vender o sedã por aqui. Resta apenas aguardar.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O mais lindo Civic já lançado.
Que pena que conseguiram tirar o diferencial do Civic sua esportividade com designer agressivo, agora ficou um carro bonito mas pro público tiozão… pelo jeito vou continuar com meu Civic 2021 por um tempo até mudar pra bmw. Tchau Honda!
Horrível,.. acabaram o carro! Parece que a Honda pegou a doença da Toyota…. pelo menos os idosos tem duas opções de sedans médios agora e podem deixar o vovôrola sem medo. Só resta a Honda não ‘cagar’ o Accord também.
Será que e tendência, enfeitar os carros? Tudo começou com o HB20!!!
Me lembra o honda Silvia dos anos 90
Carro ficou lindo, eu gostaria de ter um carro de tiozão desse, sem deixar esquecer que o forte da Honda é a confiabilidade dos carros, parabens Honda, assim que sair vou fazer um teste drive.
O carro é bonitinho o problema quando entra dentro o motorista envelhece 30 anos, faz lembrar os carros dos filmes do Ultraman Ultraseven Robô Gigante, os modelos nunca mudam kkkkkk
Porque foram encher no que estava perfeito. Que aerodinâmica horrível. Esse tablet no meio . Retrovisor fixo ..que retrocesso . Pelo visto vamos todos para os suvs
Por fora ficou mais ou menos. Por dentro ficou mais pra menos. Puts esse conceito das saídas de ar camufladas nonacabamento ficou muito feio. Essa tela também parecendo um Tablet encaixado no painel. Puts… acabaram com o carro.
Acabaram com o carro
Top
Show!! Como sempre a HONDA inovando e trazendo novos conceito.
Dirigir um CIVIC é mesmo que pilotar uma neve espacial só que na terra.