Marcello Gandini, criador do Lamborghini Miura, morre aos 85 anos
O famoso designer italiano foi responsável por muitos esportivos icônicos como também alguns carros populares que motorizaram a Europa
O famoso designer italiano foi responsável por muitos esportivos icônicos como também alguns carros populares que motorizaram a Europa
O genial designer italiano Marcello Gandini faleceu nessa quarta (13) aos 85 na cidade de Turim. Segundo o portal Carscoops, a imprensa local divulga apenas que ele sofreu uma morte súbita.
VEJA TAMBÉM:
Marcello Gandini foi responsável por criar alguns dos carros mais icônicos da indústria automotiva mundial: o Lamborghini Miura, a Alfa Romeo Montreal, o Renault 5, o Fiat X1/9, o primeiro BMW Série 5, Lancia Stratos, o primeiro VW Polo, o Bugatti EB110 e até mesmo o caminhão Renault Magnum.
Uma das criações mais icônicas de Gandini está na garagem do Boris:
O designer nasceu em 1938, na cidade de Turim, na Ttália. Sua carreira começou quando procurou Nuccio Bertone, chefe do estúdio Bertone, em 1963. Um de seus primeiros trabalho foi o Lamborghini Miura, que foi o primeiro superesportivo de motor central.
Ele também criou o as portas tipo tesoura, no conceito Alfa Romeo 33 Carabo. Elas foram usadas em carros de rua em outra criação de Marcello Gandini, o Lamborghini Countach. O italiano foi responsável por muitos carros icônicos dessa marca: Espada, Jarama, Urraco, Diablo e os conceitos Marzal, P147 Acosta e P140.
A belíssima Alfa Romeo Montreal, que faz parte da coleção de nosso publisher Boris Feldman, também foi desenhado por Marcello Gandini. O designer fez o conceito e depois a versão de produção, que manteve as persianas retráteis que cobrem parte dos faróis.
Marcello Gandini foi genial pois não trabalhou apenas com esportivos. Em seu portfólio existem carros urbanos bastante celebrados, como o Autobianchi A112, o Renault 5 (e sua versão Turbo de motor central), o Audi 50, o primeiro VW Polo, o sedã familiar Fiat 132 e o Citroën BX.
O veículo que mais diferente na lista de criações de Gandini é o caminhão Renault Magnum. Esse pesado inovou quando foi lançado em 1990 devido ao seu estilo e por ter a primeira cabine com o assoalho 100% plano. O modelo era tão inovador que durou até 2013.
Marcello Gandini ainda estava na ativa mesmo com 85 anos de idade. Ele trabalhava em um projeto com o museu do automóvel de Doha, no Qatar.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Sei fui louco pelo Lamborghini Countach, desde o Filme Cannonball run (Quem não corre Voa – Br).
Uma grande perda!
Tive o prazer em assistir “Lamborghini: O Homem por detrás da Lenda” que conta um pouco da história da criação do icônico Miura, que inclusive tive o prazer de encontrar uma miniatura Hotwheels e comprar para meu filho, e contar a história por trás do lindo carro.
Em quanto isso, os alemães da VW fazem o mesmo desenho dos carros dês de 2000 até hoje e tem gente que gosta…. Gosto não se discute, mas criatividade e ousadia sim, vide Hyundai!