Carro-conceito da BMW é recriado para concurso de beleza

O Garmich foi criado por um designer italiano consagrado por alguns dos modelos mais bonitos do mundo e concorre no Concorso d’Eleganza Villa d’Este

carro conceito da bmw garmisch 5
Por AutoPapo
Publicado em 28/05/2019 às 09h45

Um carro-conceito da BMW, criado exposto em 1970, foi totalmente recriado para o Concorso d’Eleganza Villa d’Este. Por trás do projeto alemão, está um designer italiano que se consagrou por alguns dos carros mais belos da história.

carro conceito da bmw garmisch 1

O concurso é o mais conhecido de seu tipo na Europa, com natureza semelhante à do Concurso de Elegância de Pebble Beach, nos Estados Unidos. Já o modelo em questão é o Garmisch, um carro-conceito clássico projetado por Marcello Gandini que desapareceu após ser apresentado no Salão do Automóvel de Genebra de 1970.

“Marcelo Gandini, para mim, é um dos grandes mestre do design automotivo e seus carros sempre foram uma importante fonte de inspiração para o meu trabalho”, disse o vice presidente sênior do BMW Group Design, Adrian van Hooydonk. Ele conheceu o carro-conceito da BMW em uma fotografia antiga, e ficou encantado desse então.

carro conceito da bmw garmisch 4

“Construir o BME Garmisch pela segunda vez nos deu a oportunidade de homenagear o Sr. Gandini, relembrar um deus carros menos conhecidos e enfatizar a influência estilística do Bertone na evolução do design da BMW. Para mim, isso já é razão suficiente para fazer esse projeto – preenchendo as lacunas e completando a história da BMW”, declarou Hooydonk.

Bertone era o estúdio de design dentro do qual Marcelo Gandini se consagrou.

A edição deste ano do Concorso d’Eleganza Villa d’Este foi também uma celebração do 90º aniversário do evento. Ele ocorreu durante o último fim de semana, ente 24 e 26 de maio.

Carro-conceito da BMW foi feito com impressoras 3D

Embora o carro-conceito da BMW tenha sido desenvolvido em apenas alguns meses, a equipe de design também deu ao interior do veículo um tratamento especial, com seu rádio vertical no centro do console, um luxuoso espelho dobrável para o passageiro e uma mistura atípica de cores e materiais, o que transgredia aos interiores simples e funcionais da época.

carro conceito da bmw garmisch 9

Como haviam poucos documentos e imagens do modelo à época, as equipes do BMW Group Design e BMW Classic trabalharam em conjunto para refazer cada detalhe externo e interno do veículo usando tecnologias atuais de modelagem 3D. Assim como BMW Garmisch original há quase 50 anos, o novo modelo foi construído por técnicos habilidosos em Turim, na Itália.

Outros designs de Marcelo Gandini

Além desse carro-conceito da BMW, o design Marcelo Gandini, nascido em 1938, se consagrou por outros projetos no mundo automotivo. Entre eles, destaque para a Lamborghini Miura, um dos modelos mais conhecidos da italiana.

lamborghini miura bertone marcelo gandini
Lamborghini Miura (Lamborghini | Divulgação)

Para a mesma marca, ele também desenhou o Countach, esportivo de design exótico fabricado em 1974 e 1990.

lamborghini countach bertone marcelo gandini
Lamborghini Countach (Lamborghini | Divulgação)

Por fim, foi também de Marcelo Gandini o projeto do Alfa Romeo Montreal. O conceito deste outro italiano fez tanto sucesso quando exposto na Expo 67, no ano de 1967 e em Montreal (Canadá), que a marca decidiu produzi-lo.

alfa romeo montreal 1970 a 1977 bertone marcelo gandini
Alfa Romeo Montreal (Alfa Romeo | Divulgação)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcus 28 de maio de 2019

Agora sei de onde foi inspirado o Chevette

Avatar
Deixe um comentário