Carro elétrico faz ‘volta ao mundo em 7 dias’ a 299 km/h

O Mercedes-AMG GT XX EV quebrou 25 recordes ao rodar por quase 8 dias consecutivos na pista de Nardò, com 299 km/h de média

25C0224 010
O protótipo Mercedes-AMG GT XX EV em alta velocidade na pista de Nardò (Foto: Mercedes-Benz AG | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 29/08/2025 às 06h00

A Mercedes-AMG apresentou ao mundo seu mais novo protótipo, o GT XX EV, um supercarro elétrico experimental que fez história na pista de Nardò, na Itália. O objetivo do teste era colocar à prova o veículo e suas novas tecnologias de motores e baterias. O resultado? O GT XX quebrou 25 recordes para carros elétricos em apenas um único teste.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Rodando quase 8 dias sem parar

O GT XX rodou por quase 8 dias consecutivos, chegando a 299 km/h de velocidade média, parando apenas para recarregar. Durante esse período, o carro estabeleceu recordes em diferentes intervalos de tempo.

Um dos maiores destaques era para o recorde de 24 horas. O carro da AMG superou o sedã chinês Xpeng P7. Enquanto o veículo chinês rodou 3.952 km em 24h, o estreante conseguiu 5.555 km no mesmo período de tempo.

Mas, o grande recorde está no “volta ao mundo em 8 dias”, inspirado no famoso livro de Júlio Verne. O GT XX percorreu 40.914 km, o que equivale à circunferência da Terra, em apenas 7 dias, 13 horas, 24 minutos e 7 segundos.

Tecnologia por trás do feito

Uma equipe de 17 pilotos foi montada para o teste, e eles se revezaram em turnos de 2 horas cada. A exigência técnica era manter a média de 299 km/h. George Russell (da Fórmula 1), Doriane Pin (piloto da Academia de F1) e Fabian Vettel estão entre os pilotos que fizeram parte desse panteão.

Russell chegou a destacar que os motores de fluxo axial do GT XX oferecem respostas imediatas e ainda chegou a comparar a máquina com um carro de F1. O teste e o projeto foram feitos para validar suas tecnologias, que estarão na próxima geração da Mercedes-AMG, entre elas:

  • Motores de fluxo axial;
  • Bateria de resfriamento direto;
  • Caixas de câmbio compactas;
  • Novos motores auxiliares.

Além disso, o carro vem com asas aerodinâmicas controladas via Bluetooth, uma solução ousada e futurista. Com 1.360 cv, o carro se posiciona como uma das grandes potências de 2025.

25C0224 004

A importância do GT XX EV

A Mercedes-AMG já possui um histórico de recordes chamativos. O Vision EQXX mostrou uma eficiência inédita em autonomia. O AMG One foi recordista em Nürburgring.

Com o sucesso do novo teste, a marca põe em evidência seu foco em inovação e tecnologia. Muito além de velocidade pura, a AMG busca resistência, confiabilidade e alto desempenho para seus EVs.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário