Downsizing pra que? Chevrolet lança motor V8 10.4 com 1.017 cv
A divisão de performance da Chevrolet lançou uma nova versão do clássico V8 Big Block, trazendo deslocamento de 10,4 litros e mais de 1.000 cv
A divisão de performance da Chevrolet lançou uma nova versão do clássico V8 Big Block, trazendo deslocamento de 10,4 litros e mais de 1.000 cv
Chevrolet, Ford e Chrysler possuem nos EUA catálogos de peças oficiais de preparação. Eles também vendem motores completos, não apenas os usados em carros de produção como também outros específicos para preparações ou carros de competição. O mais novo da Chevrolet é um V8 big block de 10,4 litros, 1.017 cv e 121 kgfm.
Isso mesmo que você leu, um motor 10.4 — ou 632 polegadas cúbicas — para ser usado em carros. E sem sobrealimentação, deixando espaço para a criatividade dos preparadores. Esse motor é identificado como ZZ632 e tem como base o big block Chevrolet que estreou em 1958.
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A descrição do motor mostra que existe potencial para aumentar esses números superlativos de potência e torque. Virabrequim e bielas são de aço forjado; os pistões são de alumínio forjado; os cabeçotes são de alumínio com dutos simétricos feitos com máquina CNC; e o bloco é de ferro fundido.
O motor 10.4 é alimentado por injeção eletrônica multiponto e roda com gasolina comum. A taxa de compressão é de 12:1, mais alta que a de muitos motores flex vendidos no Brasil. E não espere um V8 preguiçoso com comportamento de motor diesel, esse Big Block gira até 7.000 rpm, com a potência máxima aparecendo a 6.600 rpm.
Cada pistão desloca o mesmo volume de todo o motor 1.3 do Toyota Yaris de entrada.
Quando estreou em 1958, esse motor era um 5.7 oferecido nos sedãs, peruas e picapes da Chevrolet. Era uma opção maior ao já estabelecido Small Block. Na versão 6.7 (409 pol³) ele fez fama nas pistas de arrancada, virando tema de música dos Beach Boys.
A versão 427 (7.0) foi usada pelo Impala na Nascar. O Corvette começou a usar o big block em 1965 e o Camaro tinha esse motor como topo de linha na primeira e segunda geração. Com a crise do petróleo os carros de passeio americanos diminuíram e esse motor V8 grande ficou limitado a picapes, caminhões e a o SUV Suburban.
O Big Block continuou recebendo melhorias e usado nesses veículos até sair de linha em 2009. A última versão era um 8.1 já com injeção eletrônica. O Big Block continuou sendo feito pela divisão de performance, culminando no 10.4 que conhecemos hoje.
A Chevrolet do Brasil não vende esse V8, mas ainda vende o Camaro com o seu 6.2. E o AutoPapo já andou nele:
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Queria um motor desse,no meu humilde gol Zinho..
Fica topzera no chevette tubarão
Ser duvidar deve ter o mesmo consumo da SPIN 1.8 automática!! 5.5km/l na estrada! KKKKKK.
Tem que colocar esse motor no celta kkkkk
fala para a Chevrolet colocar esse motor on Corvette C8…