[Vídeo] Um motorista comum freia melhor sem ABS? YouTuber faz o teste
Mansell acreditava que poderia parar um carro sem travar as rodas de forma mais eficiente do se o sistema antitravamento dos freios estivesse em ação
Mansell acreditava que poderia parar um carro sem travar as rodas de forma mais eficiente do se o sistema antitravamento dos freios estivesse em ação
Não é raro nos depararmos com motoristas falando que freio ABS é uma bobagem que encarece o carro. Ainda afirmam que o dispositivo de segurança, obrigatório nos carros brasileiros desde 2014, é dispensável e que conseguem manter o controle do carro e freiar tão bem apenas “modulando o pedal”. Será?
O youtuber e piloto profissional Scot Mansell, do canal Driven Media no YouTube, resolveu fazer o testes: é possível parar o carro em um espaço menor sem o freio ABS? Apenas controlando a força no pedal? Inicialmente, Mansell acreditou que sim, mas os testes foram incontestáveis.
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Nos testes, com o ABS ligado, o Mazda MX-5 foi capaz de parar em uma média de 34,73 metros com uma variação de menos de um metro quando o ABS estava envolvido.
O melhor desempenho do piloto ao utilizar um Mazda Miata com o ABS desativado foi de 39 metros. E Mansell só conseguiu isso em sua terceira de cinco tentativas. Sua primeira tentativa – e, em uma emergência você não tem mais de uma chance – foi de 45 metros. A distância média de frenagem, no fim das cinco tentativas, foi de 42,66 metros, que é 7,93 metros – basicamente dois carros compactos!
Veja o vídeo com os testes:
Para frear um carro você precisa de atrito, então se você frear até travar as rodas, o atrito é perdido e ele derrapa ao invés de parar. O freio ABS, por meio de sensores uma bomba hidráulica impede que isso aconteça – o sistema alivia a pressão e volta com ela dezenas de vezes por segundo, o que é impossível de ser reproduzido por uma pessoa.
Ao impedir o travamento das rodas, além de reduzir a distância de frenagem, o ABS permite ao motorista manter o controle do carro e desviar do obstáculo com o qual colidiria.
Se o freio convencional demanda cautela ao ser acionado, o sistema ABS exige que o motorista aperte o pedal com força e não alivie enquanto o carro não parar. Por causa da forma como funciona o freio antitravamento, ele causa trepidações violentas no pedal quando é acionado.
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