Motorista de aplicativo pode ter desconto de IPI em carro 0 km
Projeto de Lei prevê que profissionais poderão receber isenções tributárias de IPI, na compra de veículos, e de IOF, nas operações de financiamento
Projeto de Lei prevê que profissionais poderão receber isenções tributárias de IPI, na compra de veículos, e de IOF, nas operações de financiamento
Motoristas de aplicativos de transporte como Uber, Cabify, 99 e afins poderão receber isenções tributárias de IPI, na aquisição de veículos, e de IOF, nas operações de financiamento. É o que determina o Projeto de Lei (PL) 4.437/2019, que tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A iniciativa, do ex-senador Siqueira Campos, aguarda designação de relator.
O texto propõe alteração nas Leis 8.383, de 1991, 8.989, de 1995, e 12.587, de 2012, para permitir que esses profissionais tenham os mesmos direitos de que se beneficiam seus concorrentes, os taxistas.
A proposta prevê também que os carros possam transitar em vias especiais destinadas ao táxi e usar vagas em estacionamentos públicos e privados. O projeto estabelece ainda que, para ter direito aos benefícios da lei, o motorista de aplicativo precisa comprovar a propriedade do veículo e estar devidamente cadastrado nas plataformas dos aplicativos há, no mínimo, dois anos.
VEJA TAMBÉM:
Para o autor da matéria, a iniciativa é justa, já que garante os mesmos direitos aos que já têm os mesmos deveres. Ele esclarece que a Lei 13.640, de 2018, criou importante marco regulatório sobre a exploração dos serviços de motoristas de plataforma, com a intenção de coibir o transporte ilegal de passageiros, garantindo maior segurança aos usuários.
Segundo ele, há que se considerar o tempo que os motoristas de aplicativos prestam serviços idênticos aos prestados pelos taxistas, sem obter, entretanto, os mesmos benefícios tributários — o que, na opinião do parlamentar, fere a isonomia.
O aplicativo de transporte, continua o autor, vem promovendo uma revolução nas cidades, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana, além da geração de emprego e renda para muitas famílias.
“Essas plataformas servem como meio de acesso ou de complementação da renda para milhões de brasileiros num cenário em que o mercado de trabalho ainda sofre forte ônus regulatório. Por outro lado, usuários dessas plataformas são beneficiados pela competição entre diversos meios de transporte disponíveis, que competem entre si para oferecer o melhor serviço pelo menor preço”, explica.
Após deliberação na CAS, a matéria seguirá para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão final.
Foto Shutterstock
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Sou Uber a maís de 2,5 anos
Sou Uber a maís de 2 anos
Eu quero comprar um carro sou uber
Quero comprar um carro, sou Uber
Quero compra um carro sou uber
Muito bom, parabéns pela iniciativa!
Beleza! Vou me escrever na uber so pra comprar carro kkkkl
Só pra quem tem mais de 2 anos brother.
Por isso que o Brasil não vai p frente..Mania do brasileiro em ter vantagens em tudo!
Tudo bem! Vc vai ter que trabalhar durante 2 anos, para poder comprar o carro com o desconto. Simples assim!
Eu vou realmente trabalhar daí vou comprar o meu zero
Desde que os motoristas de aplicativos tenham os mesmos deveres que os taxistas (excetuando-se o alvará), nada contra.
Justo…Nada mais justo ! Afinal o passageiro tem todo direito de um transporte de qualidade..
Mesmo direitonas que tem os mesmos deveres??? Quais os deveres que os motoristas de aplicativos tem??? Na minha cidade não tem dever algum… ALÔ LEGISLADOR!!!
Na sua cidade não, mas na minha pagamos CNPJ, ou mei, e somos regularizados com alvará na prefeitura.
Ou seja pagamos os mesmos tributos, nada mais justo.
Isenção do IPVA TBM
Caso não saiba, em cada corrida que fazemos é descontado uma parte pra pagar tributos ao governo, e ainda pagamos MEI, porque não termos os mesmos benefícios dos taxistas? Caso não saiba as plataformas (Uber, Cabify, 99 e outros), pagam anualmente mais impostos do que todos os taxistas juntos.