Depois do fracasso da Mercedes Classe X, a Audi lançaria esta picape?
Após declaração do CEO da marca no começo deste ano, designer independente imagino como seria a caminhonete da marca das quatro argolas
Após declaração do CEO da marca no começo deste ano, designer independente imagino como seria a caminhonete da marca das quatro argolas
Hoje, nenhuma montadora premium oferece uma picape em sua linha. A última a se arriscar foi a Mercedes-Benz, com a Classe X: um fracasso retumbante que deu prejuízo de bilhões para a marca. Mas e se a Audi resolvesse fazer uma caminonete? Em uma entevista em março a publicação Autocar, o CEO das quatro argolas, Markus Duesmann, admitiu que pensava em entrar nesse segmento.
Se a Audi ainda não apresentou uma picape conceito oficialmente, o designer digital Theottle imaginou uma picape Audi Q6 com motor a combustão usando o Ford Ranger como base – que já serve a nova geração da VW Amarok.
VEJA TAMBÉM:
Para a carroceria, Theottle usou o visual do Audi Q6 , um SUV exclusivo da China que estreou no mês passado com base no SUV grande VW Atlas. O Q6 é a opção mais recente da Audi sem propulsão elétrica. Segundo o designer, com suas características esportivas e robustas, ele é o ponto de partida perfeito para uma picape.
Veja o vídeo com a “contrução” da picape Audi
Conforme destacado no vídeo, o artista digital fez todos os ajustes necessários no Q6 para torná-lo compatível com a plataforma da picape. Os pontos principais da Ford Ranger / VW Amarok ficaram inalterados, algo que fica evidente pelas proporções. No entanto, as sugestões de superfície e estilo são provenientes do Q6, incluindo os para-lamas dianteiros e traseiros musculosos, as grandes entradas de para-choques, a grade e as lanternas com LEDs.
Ainda em um exercício de especulação, nos parece pouco provável que a Audi lançaria uma picape com motor a combustão. Nossa aposta seria em um modelo 100% elétrico.
As novas gerações de Ford Ranger e VW Amarok compartilharão a mesma plataforma em diversos mercados, mas, no Brasil, as caminhonetes continuarão seguindo caminhos distintos. Mas a Volkswagen do Brasil não concordou com as condições impostas pela Ford da Argentina. Decidiu aplicar um bisturi na sua velha picape e vai trazê-la para o Brasil como se fosse nova. Só que ela não é nova. E nada a ver com a Amarok produzida na África do Sul – esta sim a nova geração.
Lançada em 2017, a Mercedes-Benz Classe X ficou pouco mais de 2 anos no mercado. Sem experiência neste segmento, ela estabeleceu uma parceria com a Aliança Renault-Nissan para lançar sua picape a partir do mesmo projeto que daria origem à Nissan Frontier e Renault Alaskan.
A ideia inicial era produzi-la em duas fábricas da Renault-Nissan: Argentina para abastecer os mercados da América do Sul, Espanha para a Europa e Africa do Sul. Problemas na receptividade da picape na Europa, da economia argentina e da própria Aliança Renault-Nissan levaram a Mercedes a abortar sua produção na planta da Argentina antes mesmo de fabricar a primeira unidade.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |