Primeira propaganda de carro mostra que os anúncios pouco mudaram em 125 anos
Anúncio do carro da Winton Motor Carriage Company veiculado em 1898 mostra que as propagandas automotivas pouco mudaram ao longo dos anos
Anúncio do carro da Winton Motor Carriage Company veiculado em 1898 mostra que as propagandas automotivas pouco mudaram ao longo dos anos
A propaganda é, realmente, a alma de todo negócio, afinal, é através dela que você apresenta o seu produto para o cliente e pode convencê-lo a finalizar a compra.
Ao longo da história já vimos inúmeras propagandas de automóveis que ficaram famosos por provocar o concorrente, por serem de mau gosto, ou até por tentarem promover a diversidade. Fato é que elas viralizaram – tendo agradado o público ou não – e cumpriram o seu papel, pois conseguiram atingir o maior número de pessoas possível.
VEJA TAMBÉM:
No entanto, por mais que uma ou outra tenha algum aspecto diferente, a essência das propaganda do automóvel se manteve praticamente intacta desde a primeira que foi veiculada em em julho de 1898. O anúncio em questão está próximo de completar 125 anos e foi publicado pelo “Scientific America” promovendo a Winton Motor Carriage Company.
Apesar da imagem de divulgação não ser muito chamativa e o texto ser relativamente longo – elementos que para época eram considerados aceitáveis – as montadoras tinham o mesmo objetivo que nas propagandas de hoje: mostrar porquê o consumidor precisa comprar um automóvel.
O anúncio da Winton Motor continha frases como “Dispense o cavalo” e começava falando as vantagens financeiras que seriam adquirir um veículo – algo que o consumidor ainda busca atualmente.
O próximo passo foi destacar a beleza de se ter um veículo que era “bonito, forte, porém leve e com acabamento elegante”. Além de enaltecer o conforto e desempenho: “fácil de conduzir. Sem odores e sem vibração.” e “Capaz de alcançar os 32 km/h”.
Apesar de essencialmente descarem as mesmas coisas, na prática as maiores mudanças em um anúncio atual estão em sua diagramação. Hoje, eles aparecem nas telas dos nossos computadores os smartphones de maneira bastante chamativa, com muitas cores, imagens e poucos texto, de forma que potencial cliente o compreenda rapidamente.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Para constar:
US$ 1.000 em 1898 equivalem em poder de compra a cerca de US$ 35.700,12 hoje, um aumento de US$ 34.700,12 em 124 anos.
O valor de US$ 34.700,00 em reais hoje, equivale a R$ 184.651,71.
Baratinho, baratinho, hehe…