Propagandas de carro terão aviso como os de cigarro e de bebidas

A partir de Maio, toda propaganda de carro veiculada na França deverá ter mensagens de incentivo ao uso do transporte coletivo

Propaganda de carro na França deverá conter mensagens que incentivam o uso do transporte coletivo
Propaganda de carro na França deverá conter mensagens que incentivam o uso do transporte coletivo (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por AutoPapo
Publicado em 06/01/2022 às 15h45

Hoje, no Brasil e em outros países, os comerciais de cigarros e de bebidas têm mensagens alertando os consumidores sobre os seus malefícios. Seguindo um caminho parecido, a França pretende adotar medidas que forcem as fabricantes a complementarem os anúncios de automóveis com mensagens sobre alternativas de transporte mais ecológicas.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A lei, que entra em vigor em 1º de março, exige que as empresas façam uso de uma das seguintes frases: “considere caronas”, “para viagens curtas, opte por caminhar ou ir de bike” ou “use o transporte público para viagens do dia a dia”. A mensagem deve ser incluída em qualquer forma de anúncio, seja impresso, online, ou transmitidos no rádio e na TV.

VEJA TAMBÉM:

Além de serem claramente visíveis, ou no caso do rádio pronunciado em alto e bom som, devem ser acompanhadas da hashtag “#SeDéplacerMoinsPolluer” (#TransporteMenosPoluente, em tradução livre).

Ademais, o anunciante que descumprir as normas deverá pagar uma multa de € 50 mil (aproximadamente R$ 332 mil na cotação atual).

A ação parte de uma tentativa de baixar as emissões de carbono na Europa. De acordo com a Agência Europeia do Meio Ambiente o transporte é responsável por 25% das emissões de gases de efeito estufa da União Europeia. Na França, os carros particulares são responsáveis por 15% da produção de gases do efeito estufa do país.

Além disso, o país já se comprometeu a acabar com a venda de carros movidos a gasolina e diesel até 2040, enquanto a cidade de Paris proibiu os veículos mais antigos e mais poluentes de circularem no centro da cidade.

A Ministra da Transição Ecológica da França, Barbara Pompili, ainda utilizou a sua conta no Twitter para dizer que “Descarbonizar o transporte não significa apenas adotar o motor elétrico. Significa também usar o transporte público ou a bicicleta quando possível”.

Na tentativa de reduzir as emissões veiculares, legislação que entrou em vigor no Brasil em 2022 derrubou alguns modelos do telhado

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário