Renault libera patente que pode salvar carro elétrico em incêndios
A marca francesa criou um selo destrutível que ajuda os bombeiros com os temidos incêndios iniciados nas baterias
A marca francesa criou um selo destrutível que ajuda os bombeiros com os temidos incêndios iniciados nas baterias
Quando o engenheiro sueco Nils Bohlin, que trabalhava na Volvo, inventou o cinto de segurança de três pontos, ele não registrou a patente. Isso foi feito para que todas as marcas utilizassem a solução. A Renault acabou de anunciar algo parecido para facilitar o combate ao incêndio em carros elétricos.
O maior desafio quando um carro elétrico entra em combustão é apagar as chamas vindas da bateria. Ela queima em temperaturas altíssimas e o fogo só para após todo o material ser consumido.
VEJA TAMBÉM:
A Renault criou um acesso para os bombeiros no pacote de baterias que permite jogar água diretamente dentro do componente. Trata-se de um buraco circular vedado por um adesivo. Esse lacre é rompido pela pressão da mangueira dos bombeiros.
Segundo a Renault, esse acesso permite apagar o incêndio em alguns minutos e usa 10 vezes menos água que outros métodos. A montadora francesa abriu mão da patente desse recurso para que outras marcas possam usar a solução e facilitar a vida dos bombeiros.
Atualmente não existe um padrão para o combate aos incêndios em carros elétricos. Em alguns países os bombeiros colocam o carro submerso em um tanque cheio de água, processo que pode levar dias.
A Renault do Brasil promoveu um treinamento sobre carros elétricos para o 5º Grupamento dos Bombeiros de São Paulo. Nesse curso foi mostrado o selo de acesso para as baterias e deram instruções importantes para o combate a esse tipo de incêndio.
O acesso para bombeiros é usado hoje em todos os carros elétricos e híbridos da Renault, Dacia e Alpine. Com essa liberação da patente poderemos ver o recurso em outras marcas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |