Projeto de Lei quer criminalizar esse ‘evento’ que é organizado por meio das redes sociais e acontece em vias públicas com vários veículos
Você já ouviu falar do “rolezinho” ou do “rolê motorizado”? Pois, este fenômeno pode passar a ser tipificado como crime de trânsito a partir do que propõe o Projeto de Lei nº 2471/2025, de autoria do deputado Carlos Jordy (PL-RJ).
A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para criminalizar a participação nesses eventos com veículos automotores. Isso porque a segurança de todos que circulam pela via em questão pode estar em risco.
VEJA TAMBÉM:
Originalmente, os rolezinhos eram grandes encontros em locais públicos organizados por jovens nas mídias sociais. Eles foram muito comuns no início da década de 2010 e tomaram lugares como postos de gasolina e estacionamentos de shoppings e supermercados.
O objetivo era se divertir, ouvir música ou até realizar uma manifestação ou protesto. Em 8 de dezembro de 2013, um “rolezinho” no Shopping Metrô Itaquera reuniu cerca de seis mil adolescentes, segundo a administração do centro comercial. Na época esses eventos chegaram a ser proibidos em shoppings e outros locais, por receio de confusões e até mesmo saques.
Com o passar dos anos, o encontro evolui para um rolê motorizado, em que as pessoas se reúnem em vias públicas com motocicletas e outros veículos. O problema é que ele passou a ser regado a alta velocidade, empinadas, bloqueios e desrespeito às regras de trânsito.
Atualmente, o artigo 174 do CTB já prevê punições administrativas severas para quem organiza eventos não autorizados que impedem a circulação na via, com multas multiplicadas por dez, recolhimento da CNH e remoção dos veículos envolvidos.
Em complemento a essa legislação, o PL do deputado Carlos Jordy acrescenta dois parágrafos ao artigo 308 do Código de Trânsito. Isso abrange as ações de organização, convocação ou participação em eventos coletivos que promovam condutas de risco no trânsito. Tais condutas incluem manobras perigosas, bloqueio de vias, perturbação da ordem pública e acelerações bruscas que causam poluição sonora e tumulto.
Os “rolezinhos” com veículos têm crescido e, consequentemente, aumentaram os riscos de sinistros, perturbação de espaços públicos e prejuízos materiais. Reúnem muitas vezes motocicletas e outros veículos em vias públicas, com alta velocidade, empinadas, bloqueios e desrespeito às regras de trânsito.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |