A Kuickwheel apresenta o Skyrider X6, novo triciclo voador elétrico que promete revolucionar viagens de curta distâncias com segurança e inovação.
A empresa chinesa Kuickwheel apresentou oficialmente o “Skyrider X6”, uma motocicleta voadora para curtas distâncias desenvolvida pela Rictor. A aeronave já se encontra em pré-venda por cerca de US$ 69 mil (algo em torno de R$ 383 mil) na plataforma JD.com.
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O lançamento foi projetado com um design futurista, apresenta uma estrutura de triciclo reverso e motor elétrico para uso terrestre, com autonomia de 200 km e chegando até uma velocidade de 70 km/h.
Já em seu modo voador, a máquina utiliza propulsão elétrica com 6 rotores e chega a 72 km/h. Ideal para trajetos curtos e de emergência, o Skyrider tem cerca de 20 minutos de voo. Para garantir uma fuselagem mais leve e resistente, utiliza fibra de carbono e alumínio de nível aeronáutico, o que garante que consiga decolar.
Entre seus outros diferenciais, a aeronave se destaca pela possibilidade de decolagem e cruzeiro automáticos, mas com a opção de joystick manual para os usuários mais experientes. A interface permite um planejamento de rotas, tornando o uso mais intuitivo.
O sistema de voo conta ainda com redundância nos motores, o que garante estabilidade mesmo em caso de falhas. Em situações críticas, um paraquedas balístico é acionado automaticamente, reforçando o compromisso da empresa com a segurança.
Equipado com uma bateria de 10,5 kWh, a aeronave suporta um carregamento rápido, e um ciclo de recarga completa leva cerca de 1h. Seu custo de operação estimado é de US$ 0,41 por km voado, um valor eficiente em relação ao seu tempo de consumo.
O Skyrider X1, apresentado na CES 2025, serviu como base para o desenvolvimento do seu sucessor. Os avanços no novo protótipo incluem: melhor controle, estrutura mais robusta e nova arquitetura de voo.
Apesar de já estar em pré-venda e de representar um avanço tecnológico significativo, o uso da motocicleta voadora ainda enfrenta problemas com a legislação, visto que o espaço aéreo civil de baixa altitude ainda não é regulamentado e uma licença de aeronave esportiva leve é necessária para pilotá-la.
Seu principal concorrente no mercado é o XPeng AeroHT, um carro voador de cerca de US$ 166 mil. Mesmo assim, a solução da Kuickwheel se posiciona como uma opção mais acessível e versátil, com potencial para revolucionar deslocamentos urbanos no futuro.
Caso chegue realmente ao mercado, o aparelho quebrará um tabu que tem sido prometido há anos.
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