Após acidente fatal na Flórida, Tesla está sendo investigada pela NHTSA pela 37ª vez

NHTSA vai investigar o que motivou o Tesla Model S a invadir área de descanso em alta velocidade e colidir contra o caminhão

tesla model 3 batida caminhao estacionario investigacao piloto automatico
Piloto automático pode ter sido o responsável pelo acidente (Foto: Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 12/07/2022 às 12h04

A Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário (NHTSA), dos Estados Unidos, abriu mais um inquérito para investigar um inquérito contra a Tesla para investigar um acidente que envolveu um Model S na semana passada, na Flórida.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Os dois ocupantes que estavam no veículo da Tesla morreram após o model S ficar completamente destruído por atingir a traseira de um caminhão estacionário do Walmart. Ainda não está claro se o piloto automático foi o responsável pela batida, mas a NHTSA confirmou que abriria a investigação devido às semelhanças deste acidente com outras colisões  que envolveram o piloto automático da Tesla e já estão sendo investigados.

VEJA TAMBÉM:

O Model S se chocou com o caminhão em uma área de descanso próximo ao Paynes Prairie, na Flórida. O carro da Tesla saiu da rodovia e foi para a área de descanso até atingir o trailer. Ainda não se sabe a que velocidade o veículo estava, mas pelo tamanho do estrago, o mais provável é que ele estivesse nas velocidades da via.

Tesla não tem um histórico muito bom com piloto automático

A marca de Elon Musk possui uma lista com relatos de carros que atingiram caminhões ou outros veículos estacionários enquanto o piloto automático estava ligado. Para se ter uma noção, desde 2016 foram abertos 37 investigações sobre acidentes envolvendo a marca dos carros elétricos.

Recentemente, o youtuber o canal Beta Tech OG, quase entrou para a estatística de acidentes com o modo autônomo quando seu Model 3 tentou avançar a linha do trem para fazer uma conversão à esquerda.

No vídeo o Full Self-Driving da Tesla está sendo testado nas ruas de Denver, nos Estados Unidos. Em um recorte de 18 minutos gravados o Model 3 acaba cometendo erros com uma certa frequência.

Mas o maior deles , certamente, a ‘iniciativa’ de quase ser atropelado pelo trem. Naquela ocasião o veículo estava parado em um semáforo indicando a intenção de convergir à esquerda. Quando o sinal abriu, invés de esperar o trem para fazer a curva, o carro da Tesla entendeu que haveria tempo o suficiente para fazer a travessia de maneira segura. Por sorte, o motorista interviu e evitou que a tragédia acontecesse.

Outro problema aconteceu no ano passado, também nos EUA, quando o sistema subitamente acendeu um alerta para reduzir a velocidade, acusando uma luz amarela no próximo cruzamento. O problema é que não existia nada disso na via, e o que o carro da Tesla detectou foi a lua cheia em um forte tom amarelado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Halter 5 de agosto de 2022

ESSE será o grande PROBLEMA que Veiculos autonomos enfrentarão no futuro e a Tesla já mostra um dislumbre disso nos dias atuais! Ou seja, quem será o culpado a IA autonoma ou o motorista?

Avatar
Deixe um comentário