Transferência de veículos será eletrônica ainda em 2020

Informação foi confirmada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); Renave já funciona em alguns estados brasileiros

crlv digital autopapo
Renave já está em testes no Brasil (Foto | AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 23/07/2020 às 12h01

O projeto Renave, Registro Nacional de Veículos em Estoque, que pretende realizar a transferência de veículos de forma eletrônica no Brasil, deve ser implementado em todos os estados até o final de 2020. A informação foi confirmada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Participe do nosso Canal no WhatsApp

LEIA MAIS

Idealizado pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), com a participação da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave), a iniciativa já funciona em testes em algumas unidades federativas.

De acordo com a Fenauto, a plataforma proporciona maior segurança no comércio de automóveis, já que exige o uso de certificados eletrônicos e assinatura de documentos digitais, e tem como objetivo agilizar o processo de transferência de veículos usados, tanto para compra quanto para venda.

O processo eletrônico também reduz o valor da transação.

Jovem segura telefone com o CRLV aberto no app Carteira Digital de Trânsito
Realizada a transferência de veículo eletrônica, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é atualizado no app Carteira Digital de Trânsito

Segundo o presidente da organização, Ilídio dos Santos, o Renave “teve seu piloto testado com sucesso em Santa Catarina e deve ser implementado, já em agosto, nos estados do Espírito Santo e Goiás, devendo se estender, em seguida, ao Rio Grande do Sul e São Paulo. Nossa expectativa é que o sistema deverá estar operando em todo o país até o final de ano. Com ele, esperamos diminuir o tempo de espera pela finalização e as despesas na emissão da documentação”.

Como funciona o Renave

A operacionalização será feita diretamente pelo lojista que, com uso de sua certificação digital, por meio de um sistema informatizado, se comunicará com o Denatran, que fará o envio das informações ao Detran para validação do processo.

O vendedor deverá assinar o Certificado de Registro de Veículo fisicamente ou via certificação digital (conforme o sistema evoluir) e o lojista emitirá a Nota Fiscal. Feito isso, registrará as informações no Renave.

Quando a fiscalização for ao local, poderá emitir relatório e verificar de forma segura o cumprimento da legislação.

Foto | AutoPapo

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
João Gurgel 25 de julho de 2020

No Ceará já é assim há dez anos. Muita segurança pra quem vende o veículo pois a partir do DUT eletrônico no cartório todas as responsabilidades passam a ser do comprador, independente da efetivação da transferência no Detran.??

Avatar
Deixe um comentário