VW Tera perde garantia no primeiro dia de uso

Influenciador do Distrito Federal rebaixou o SUV assim que o retirou da concessionária, procedimento que pode anular a garantia

VW TERA KLEBIM REBAIXADO FRENTE
Influenciador rebaixou o SUV e instalou novas rodas (Foto: Reprodução | Redes Sociais)
Por AutoPapo
Publicado em 06/06/2025 às 20h59

Um influenciador digital de Brasília foi um dos primeiros clientes a receber o Volkswagen Tera. E assim que retirou o carro da concessionária, resolveu rebaixar o SUV.

VEJA TAMBÉM:

Klebim, como é conhecido nas redes sociais, celebrou o fato de ter recebido seu carro no início do processo de entregas. “O primeiro Tera do mundo é meu!”, comemorou o cliente.

Garantia do Tera

Mas a euforia de Klebim pode durar tão pouco quanto seu para-choque no primeiro quebra-molas. Isso porque rebaixar a suspensão é passível de anulação da garantia de seu Tera.

Afinal, trata-se de uma alteração da característica original do veículo e pode comprometer demais componentes. Entre os possíveis problemas, estão danos às caixas de rodas, sobrecarga nos demais componentes do conjunto de suspensão, risco de danos ao assoalho, além de deixar transmissão e carter muito próximos do piso e vulneráveis a danos severos.

VW TERA KLEBIM REBAIXADO
Alteração das características originais do carro, como rebaixar a suspensão é passível de perda de garantia

Segundo o portal CNN, além de rebaixar o Tera, com sistema a ar, o influenciador também teria trocado as rodas originais (de 17 polegadas) por um jogo de aro 20. Nas redes sociais, o influenciador digital garante que fez as modificações com autorização do Detran. A questão é se a rede autorizada também será tão complacente caso o SUV apresente defeito.

E se considerarmos o que apregoa o Inmetro, o Tera de Klebim deixou de ser um SUV. Isso porque ele precisa ter pelo menos 18 cm de altura livre sob os eixos, assim como ângulo de ataque mínimo de 23 graus e saída de 20 graus.

Com a preparação, os três requisitos se perderam. Mas como utiliza suspensão a ar, o influenciador pode elevar a suspensão e fazer de seu Tera um tratorzão como outro utilitário qualquer.

O Volkswagen Tera

O Volkswagen Tera é o SUV compacto de entrada da marca alemã. O modelo chegou para concorrer na base do segmento de utilitários, com quatro versões e preços que vão de R$ 104 mil a R$ 142.290.

Volkswagen VW Tera prata lunar frente parado parado em frente ao estádio pacaembu
Volkswagen Tera é cotado para ser o novo Fusca e tem a missão de ser líder de vendas (Foto: VW | Divulgação)

Considerado pela VW como sucessor direto de Fusca e Gol, Tera será o grande carro de volume da marca. Ele pode ser equipado com motor 1.0 MPI de 84 cv ou 1.0 170 TSI de 116 cv, que pode vir com transmissão manual ou automática.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Prado 7 de junho de 2025

Essa notícia mudou minha vida!

Avatar
Glé 7 de junho de 2025

Coisa de moleque

Avatar
Santiago 6 de junho de 2025

Foi o primeiro a comprar o Tera, e o primeiro a perder a garantia do Tera…
Mais chamativo que isso porém, é o veiculo perder o “status de SUV” (segundo o Inmetro) após o rebaixamento da suspensão.
Lembro de uma matéria do AutoPapo há alguns anos atrás, nos informando os padrões e medidas que o Inmetro define para que um automóvel possa ser comercializado como “SUV” aqui no Brasil.
Se o próprio Inmetro não se dá o respeito, fica difícil levarmos o Inmetro à sério.

Avatar
Marcio 7 de junho de 2025

Tem cocô na cabeça

Avatar
Deixe um comentário