Moto Vespa está de volta, com novas versões e motorizações
Em operação de importação, scooters estão a venda no mercado brasileiros com charme e um conceito diferente de comercialização
Em operação de importação, scooters estão a venda no mercado brasileiros com charme e um conceito diferente de comercialização
A moto Vespa está de volta ao Brasil, com scooters equipados com tecnologia atual e muita história, além de comercialização em boutiques, em vez de concessionárias.
Curiosamente, o projetista da Vespa, que completa 70 anos de história, não gostava de motos. Por isso mesmo, o engenheiro aeronáutico italiano Corradino D´ascanio desenhou um modelo em que o piloto ia sentado, e não montado, facilitando o embarque e desembarque.
VEJA TAMBÉM:
Além disso, um quadro em chapas de aço, rodas pequenas, inspiradas nos aviões e o motor deslocado para a traseira, barateavam a produção no esforço do pós-guerra. O resultado foi o modelo batizado de MP6, lançado em 1946, produzido pela Piaggio, que nunca mais saiu das vitrines.
Também estava inventado o conceito dos futuros scooters, que se espalharam pelo mundo, e não pararam de evoluir. Inclusive a própria Vespa, que retorna ao Brasil, através do grupo de investimentos Asset Beccly, em um ousado plano de relançamento.
A Vespa, que já esteve no país, a partir de 1958, incluindo montagem em Manaus em 1974, continuou popular nos anos 1980, para encerrar a produção nos anos 1.990.
A nova estratégia de expansão no Brasil, em parceria com a gigante italiana Piaggio, vai iniciar com os modelos importados e a partir de 2018, produzir em fábrica própria.
A movo Vespa Primavera, com as versões 125 e 150, além de uma edição limitada e numerada de mil unidades da versão 150, com decoração especial e placa comemorativa da volta ao Brasil, a Vespa Sprint 150, a GTS 300 e o modelo 946, com visual inspirado na moto Vespa pioneira, MP6 de 1946, e decorada com a grife Empório Armani.
As encomendas da edição limitada podem ser feitas a partir do dia 10 de outubro e a venda das demais no dia 22 de outubro, porém, estranhamente os preços não foram revelados até então, assim como o local de implantação da fábrica.
A forma de comercialização também não será convencional. Em vez de concessionárias, a rede será composta por boutiques, onde as novas motos Vespas serão expostas em ambiente fashion, com café, lounge e facilidades tecnológicas, além de acessórios e equipamentos, dentro de shoppings centers e áreas sofisticadas.
Ainda neste ano, a marca espera comercializar 2.000 unidades. Em 2017 a previsão sobe para 12 mil unidades e em 2018 para nada menos que atrevidas 35 mil unidades, dos modelos considerados premium. Para tanto, até lá, serão instaladas 40 boutiques no Brasil.
A moto Vespa Primavera, um dos mais populares da marca e lançado ainda em 1968, vem sofrendo constante modernização. A versão 125 conta com motor de um cilindro, quatro tempos, refrigeração a ar forçada – ele tem potência de 10,7 cv a 7.700 rpm, torque de 1,1 kgfm a 6.000 rpm
O porta malas é sob o banco o câmbio automático é do tipo CVT. O freio é a disco na dianteira com 220 mm de diâmetro ABS e rodas com aros de 11 polegadas.
A versão 150 da Vespa Primavera conserva as mesmas características, mas a potência sobe para 12,9 cv a 7.750 rpm e o torque para 1,3 Kgfm a 7.750 rpm.
A moto Vespa Sprint tem farol retangular e o mesmo conjunto mecânico da Primavera 150. Porém, as rodas são um pouco maiores, com aros de 12 polegadas de diâmetro.
A Vespa GTS 300 tem tomada USB, motor de um cilindro, quatro tempos, com 278 cm3 e refrigeração líquida que fornece 22 cv a 7.500 rpm e um torque de 2,3 Kgfm a 5.000 rpm. Os freios são a disco com 220 mm equipados com ABS, as rodas aro 12, além de iluminação em LED.
O modelo 946 Emporio Armani, tem peças em alumínio, couro, freios ABS e controle de tração. A motorização é a mesma da Primavera 125. O modelo Primavera, tem versões 125 e 150 com mesmo visual. Muda a potência e o torque do motor.
Fotos Vespa | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Maravilha,sou fan da vespa,e compraria conserteza.
Só apaixonado pela vespa leve robusta e tem um desaine elegante eu compraria.na gasolina ou elétrica.
Tudo de bom! Será com motor elétrico??
vespa dos anos 60 de volta
tudo de bom, E o presso???
vai ter der carta???Antigamente ,falarão que era pra facilitar o transporte de dona de casa ,as compras,aos estudantes,e pra trabalhar,(está eu sei que sobe ladeira)KKK,Gostaria de ter uma sou apaixonada por está danadinha,desda outra vida,kkk
Já possui uma vespa .
E até acho que compraria de novo.
Quero um dia compra uma vespa
Como posso conpra