Big trail não é a melhor moto para viajar
Mesmo cumprindo com maestria essa missão existe uma outra categoria de moto própria para percorrer longos percursos
Mesmo cumprindo com maestria essa missão existe uma outra categoria de moto própria para percorrer longos percursos
Desde antes de Dennis Hopper cruzar os Estados Unidos em Easy Rider (1969), viajar de moto é um sonho estendido a toda a américa e outros continentes. Hoje esse tipo de missão está cada vez mais fácil, já que as motocicletas estão mais tecnológicas, seguras e próprias para isso. Porém a popularização de um estilo específico tem omitido a “verdade” aos motociclistas: big trail não é a melhor moto para viajar!
VEJA TAMBÉM:
Apesar de serem muito citadas e utilizadas para grandes viagens, as big trail perdem ao menos para uma categoria neste quesito, as touring. Estas sim são próprias para a estrada.
Mas antes de entrar nesta categoria de viajantes – como a tradução do próprio nome sugere – é importante trazer o porquê das big trail serem tão mencionadas quando o assunto é grandes percursos.
São vários os motivos para isso é o primeiro deles sem dúvidas é o fator financeiro. Motos touring em sua maioria tem o custo de aquisição bem elevado já que tem o motor muito grande e são bastante tecnológicas. A big trail, embora tenham sua tecnologia, ainda não acompanham as viajantes reais e por isso são mais acessíveis, podendo custar facilmente até ⅓ do valor de uma touring.
Além das big trail existem também as simplesmente trail, que têm motores menores e custam menos ainda.
A proposta de pilotagem também é outro fator que ganha o brasileiro neste ponto, já que as estradas do país nem sempre tem a melhor qualidade e motos mais altas, com maior preparo para o off road, se saem melhor em um percurso que pode ser “imprevisível”. Quem gosta de uma pilotagem mais ereta também prefere as big trail.
Porém, mesmo em meio a essas desvantagens, as motos turing são as rainhas das viagens. Estes modelos são feitos para isso e além da alta tecnologia citada, elas também contam com equipamentos voltados para as estradas, chassis maiores e estáveis, ergonomia mais relaxada, carenagens próprias para cortar o vento e outros.
Um grande exemplo desta categoria é a famosa Honda asas de ouro, ou em seu nome oficial, Gold Wing.
Com seu motor 6 cilindros de 1.833 cm³, quatro tempos e refrigerado de forma líquida, ela é capaz de atingir até 126 cv de potência a 5.500 rpm e 17,3 kgfm de torque a 4.500 rpm. Esse propulsor é o único da marca a utilizar um eixo cardã e um câmbio DCT (automático) de 7 marchas em uma motocicleta.
Este câmbio se faz importante, pois permite a touring ter marcha ré e assim tornar mais fácil manobras nesta gigante de mais de 350 kg.
No quesito tecnologia a Honda Gold Wing possui vários modos de condução, sendo eles: tour (viagem), sport (esporte), econ (econômico) e rain (chuva). Há também acelerador eletrônico, controle de tração HSTC – Honda Selectable Torque Control, assistente de partida em subidas HSA – Hill Start Assist e sistema Start&Stop.
Nas suspensões, a gigante touring conta com regulagem eletrônica automática. Na dianteira o duplo braço triangular (110 mm) e na traseira Pro-Link e monobraço (105 mm) Pro-Arm, são ancorados a um chassi de alumínio fundido sob pressão. Os freios de disco de 320 mm à frente e 316 mm a traz, possuem sistema D-CBS – Dual Combined Braking System, com ABS de última geração, que distribui a potência frenante nas duas rodas.
A Honda Gold Wing ainda conta com diversos outros mimos, dentre eles: para-brisa elétrico regulável, iluminação full-LED, tela colorida TFT de 7 polegadas, monitoramento da pressão dos pneus em tempo real, chaves inteligentes e aquecimento de manoplas e bancos.
Em resumo, não queremos dizer que não é recomendável viajar com uma moto big tail, ou até mesmo outros modelos. O ponto é que as touring são as verdadeiras viajantes do mercado, mas é claro que tudo vai depender do objetivo do piloto.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |