BMW R 1250 GS: nas esquinas do mundo
Pensada para atender aventureiros e viajantes de longo curso, linha R 1250 GS chega ao mercado modernizada e nacionalizada
Pensada para atender aventureiros e viajantes de longo curso, linha R 1250 GS chega ao mercado modernizada e nacionalizada
A linha de modelos com o prefixo “R” da alemã BMW é caracterizada pelo motor boxer, com cilindros contrapostos, que também é uma espécie de marca registrada da montadora. A versão GS, feita para rodar no asfalto e na terra, foi lançada em 1980, ainda com motor de um cilindro, 800 cm³ e 50 cv.
De lá para cá, a família GS (Gelande Strasse, algo como campo e cidade em alemão) cresceu e virou o “carro chefe” da marca, sendo constantemente atualizada para atender aos aventureiros e viajantes de longo curso. Agora, completamente modernizados, chegam ao mercado nacional os modelos BMW R 1250 GS.
Produzida em Manaus, com investimentos de R$ 10 milhões para adequação da linha de montagem da planta (onde já era produzida a GS 1200), a linha conta com as versões Standard (com equipamentos Sport), com preços sugeridos de R$ 69.950, Premium/HP, por R$ 82.950, e com a gama Adventure, com as configurações Cinza (com mesmo equipamentos da Standard), por R$ 94.950, e as topo de linha Exclusive e HP, por R$ 95.950. A versão de entrada só chega em setembro.
Em comum, todas têm um sofisticado painel em tela TFT de 6,5 polegadas (pode ser espelhado ao celular) personalizável e motor boxer, que saltou de 1.170 cm³ para 1.254 cm³, com sistema de controle variável de válvulas. A transmissão é por eixo cardã e o câmbio tem seis marchas.
A potência ganhou 11 cv e chegou a 136 cv a 7.750 rpm.O torque tem, adicionalmente, 1,8 kgfm, saltando para 14,6 kgfm a 6.250 rpm. Onovo controle variável de válvulas (shiftcam) confere uma notável capacidade de aceleração, tanto em baixos quanto em altos giros, melhorando sensivelmente a tocada. É que o comando altera o tempo de abertura das válvulas, proporcionando uma melhor “respiração” do motor conforme as exigências de momento.
Esse mesmo motor, por sua arquitetura plana, do tipo boxer (deitado), rebaixa muito o centro de gravidade,a ponto de tarefa de pilotar a moto, uma gigante de porte avantajado, tanque de 30 litros (no modelo Adventure; nos demais são 20 litros) e peso total permitido de até 460 kg, fica surpreendentemente fácil e suave.
Apesar do volume intimidador, o modelo Adventure tem um comportamento inacreditavelmente ágil na terra, permitindo estripulias com o motorzão sempre alerta. Para tanto, o ângulo do cáster da suspensão dianteira foi alterado, reduzindo o entre-eixos em 10 mm, passando para 1.504 mm. Com isso, o modelo ficou mais arisco.
Também contribui bastante a vasta eletrônica embarcada. O modelo Adventure conta com os modos de condução Rain, Road, Dynamic e Enduro, além dos opcionais, Dynamic Pro e Enduro Pro. O controle de tração é dinâmico, assim como as suspensões que se ajustam automaticamente.
Para arrancar na subida, o sistema assistente de partida (HSC), comum a todas as versões, não deixa a moto voltar. Basta pressionar o freio continuamente, com maior intensidade, que ele “entende” e só destrava na hora de arrancar.
Para trocar as marchas, o assistente eletrônico (quick shifter) permite cambiar sem usar a embreagem e sem desacelerar. Para longos trechos, o piloto automático (Cruise control) se encarrega de manter a velocidade.
A Adventure conta ainda com luz de presença diurna em LED, suporte para malas, protetores de tanque, faróis auxiliares em LED, protetores de mão, chave inteligente (presencial) com botão de partida e pára-brisa maior, regulável manualmente.
A BMW R 1250 GS Adventure traz ainda controle de estabilidade e sistema de freios ABS com função de curvas, que pode ser acionado com a moto inclinada, sem que ela saia pela tangente. A versão Standard conta somente com os mapas de motor nas funções Rain e Road.
A suspensão dianteira é do tipo Telelever, mono, com um controle de curso de 190 mm. Ela é ligada ao quadro, em vez de ligada ao garfo. Com isso, a frente não afunda nas frenagens, transmitindo mais segurança na pilotagem. A traseira é do tipo Paralever, também mono, com 200 mm de curso. Os freios dianteiros, tem duplo disco de 305 mm e o traseiro, disco de 276 mm.
Confira a galeria de fotos da BMW R 1250 GS:
Fotos BMW | Divulgação
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